domingo, 6 de outubro de 2013

Técnico e atletas de Poços são convocados para a Seleção Mineira de Goaball

Poços de Caldas, MG - O técnico Eraldo Sandi dos Santos e mais quatro atletas de goalball da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais (AADV), que fazem parte do Superar Limites no Paradesportivo, foram convocados para integrar a Seleção Mineira de Goalball, que irá disputar, em novembro, as Paraolimpíadas Escolares, em São Paulo.
A convocação dos atletas aconteceu na última quinta-feira (3), quando a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) divulgou o nome de todos que irão participar da paralimpíadas. Entre eles estão Lucas Junio dos Reis, Dalisson José Teixeira, Fernando Brito Narciso e Débora Laís Campos do Prado, além do técnico.
Para Santos, que já faz parte da equipe técnica da Seleção Mineira há cinco anos, ser o técnico pela equipe é gratificante. “Há duas semanas fui convocado como técnico da Seleção Mineira de Goalball e estou muito feliz de terem me nomeado pelos resultados obtidos nas últimas competições. Junto comigo vão mais quatro atletas da AADV, que já são a base da equipe mineira. Essa convocação vem agregar às conquistas e às dificuldades enfrentadas. Dentro disso acreditamos que nossos atletas e alunos podem mais, só temos que acreditar no nosso potencial”, relata Santos.
Para o atleta Lucas, ser convocado para a seleção foi muito bom. “Este é o terceiro ano que vou representar a seleção e mesmo assim é muito bom. Infelizmente este será o último, pois ultrapassarei a idade limite, mas mesmo assim quero poder representar muito bem Minas e, claro, o goalball de Poços”, disse o atleta, que pratica o esporte há sete anos.
A delegação mineira será composta por 115 atletas e 15 técnicos e na paralimpíadas, que é realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, são esperados 1300 atletas de 12 a 20 anos, representando os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal.
Estarão em disputa as modalidades de atletismo, natação, vôlei sentado, futebol de 5, futebol de 7, goalball, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha e judô.
Neste ano, a expectativa é que os resultados superem os conquistados na edição do ano passado, também na capital paulista. Na oportunidade, os mineiros voltaram para casa com 98 medalhas - 33 de ouro, 33 de prata e 32 de bronze, ocupando a 6ª colocação no quadro de medalhas.
A equipe mineira de goalball treinará em Belo Horizonte e inicia no meio de outubro.

Iguais nas Diferenças
Durante essa semana o projeto Superar Limites no Paradesporto esteve realizando, na Escola Municipal Professora Edir Frayha e Centro Educacional de Poços de Caldas (Cepoc), o ciclo de palestras “Iguais nas Diferenças”. Durante o evento os alunos puderam aprender um pouco sobre como funcionam diversas atividades paradesportivas, como o goalball e a bocha paralímpica.
Quinta-feira (3), os alunos do Cepoc, além de participarem da palestra, assistiram uma partida de goalball, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo Moleque César, no Cascatinha, entre as equipes AADV-PC e Minas Escolar.
“Fico muito feliz que estamos fechando um trabalho desenvolvido durante o ano e que tem como intuito fomentar as modalidades paralímpicas e assim mostrar tudo o que acontece nestes esportes no sul de Minas. Às vezes as pessoas olham para outras com deficiência com dó e pena, mas não precisa ser assim, tem que acreditar que eles têm potenciais e podem cada vez mais”, explica Santos, que é idealizador do projeto.
Assistiram à partida de goalball cerca de 200 alunos e atentos não perderam nenhum lance. “Estou gostando de ver a partida. Eu não conhecia e estou achando muito legal e mostra que todos nós temos capacidade de praticar qualquer atividade”, disse Mateus Figueiredo.
Para a professora da escola Daniele Faconi Marcondes Guerra, poder acompanhar este tipo de esporte é importante para o desenvolvimento das crianças. “Para gente é uma inovação ver o treino deles. Acho que é uma forma de trazer os alunos um pouco para a realidade, eles quase não têm contato com deficientes visuais. Serve para mostrar que todos podem praticar um esporte independente de sua dificuldade”, disse a professora.
O projeto conta com o patrocínio direto do grupo DMEE e incentivo da Unimed, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, com incentivo institucional da prefeitura de Poços de Caldas.

Nenhum comentário: