segunda-feira, 16 de junho de 2014

Roda de Capoeira na Praça Pedro Sanches

 * Diego dos Santos de Andrade

 No último Sábado (14/06) ocorreu na Praça Pedro Sanches uma Roda de Capoeira promovida pela Escola Municipal Dona Lúcia Sacoman Junqueira. As aulas de capoeira fazem parte do Programa Mais Educação, que também conta com as oficinas de Teatro, Acompanhamento Pedagógico, Canteiros Sustentáveis e Judô. Com o programa, a escola passou a se configurar como integral.
A capoeira tornou-se fundamental na proposta pedagógica da escola. Como um jogo, os movimentos dialogam com vários saberes dos estudantes. A equipe pedagógica da escola procura promover a integração da capoeira com as aulas de História e Geografia, trabalhando História e cultura afro-brasileira. No aspecto físico e corporal do jogo, procura-se relacionar a capoeira e o judô com os conhecimentos da Educação Física, e ressalta-se a importância da alimentação saudável, neste sentido, é incluída a importância da oficina de Canteiros Sustentáveis.
Os estudantes mostraram muito entusiasmo durante a apresentação. Para eles, a capoeira tem transformado a escola em ambiente de alegria e criatividade. O professor responsável pela capoeira na instituição, Luís Henrique de Souza, fez uma fala sobre a importância de se vivenciar a capoeira, vivenciar intensamente esta cultura que muito tem a contribuir com a formação dos estudantes. Muitas pessoas que assistiram à apresentação puderam perceber a energia e o entusiasmo dos participantes, o que foi celebrado com palmas e elogios.

* professor de História e professor comunitário

Nenhum comentário: