quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Projeto de xadrez está transformando a vida de mais de 400 alunos de escolas de Poços

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Considerado como um importante instrumento pedagógico, o xadrez está transformando a vida de cerca de 400 crianças das escolas Sérgio de Freitas Pacheco e Wilson Hedy Molinari, que estão recebendo aulas ministras pelo mestre Jeremias Gonçalves. A iniciativa faz parte do Projeto Poços Ativa, da Secretaria de Esportes, em parceria com a Associação de Promoção Humana e Ação Social (Aphas). Segundo o mestre, neste momento o projeto trabalha apenas com o xadrez pedagógico, mas com o decorrer do tempo será implantando o xadrez competitivo aos alunos que mais se destacarem. Estes alunos podem participar de competições como jogos municipais, olimpíadas intercolegiais, entre outros. “O xadrez proporciona nas crianças algumas coisas extremamente necessárias para a educação. Elas melhoram o comportamento, raciocínio, concentração, sendo que a modalidade desenvolve ainda a capacidade do aluno refletir, pensar em todos os movimentos de uma partida. Elas aprendem a ter consciência do movimento que estão fazendo e suas consequências, como por exemplo realizar um movimento sem pensar, o que terá um resultado não tão bom e até desastroso. Assim perceberá que tudo tem que ser muito bem pensado para não se arrepender depois”, disse o mestre, ressaltando que este é um aprendizado toda a sua vida, seja no xadrez, seja em quaisquer decisões que tiver que tomar. “Nosso trabalho é deixar claro isto para estas crianças. Elas vão ver que quanto mais pensarem em suas decisões mais opções terão em suas vidas”, falou. Segundo Jeremias, nas aulas do projeto as crianças vão entender que quando pegarem numa peça vão precisar estar com a estratégia traçada na cabeça. “Não adianta ela pegar a peça sem saber o que vai fazer, pois o resultado sempre será ruim. O processo deve começar pela mente que pensa na jogada e a mão fará apenas o que o cérebro mandou. Este processo não deve nunca ser inverso. No xadrez, se você toca numa peça você tem que executar a jogada, por isto se fizer de qualquer jeito não vai dar certo”, falou o mestre.
Na tarde de ontem, os alunos da escola Wilson Hedy Molinari se reuniram para uma mais uma tarde de xadrez e mostraram bastante afinidade com o esporte. Segundo a vice-diretora Aurea Cristina Nogueira, os alunos aderiram muito bem ao esporte e estão empolgados com as aulas do mestre Jeremias. “O projeto foi muito bom para a escola e para os alunos que mostram muito interesse e gostam bastante do jogo de xadrez. Os resultados a gente vê no comportamento, na demonstração de interesse, além de ser uma ótima atividade extraclasse”, disse a vice-diretora.

Teoria

Segundo o mestre Jeremias, o xadrez pedagógico é mais complexo e não é apenas o aluno sentar na mesa e sair jogando aleatoriamente. Ele conta que existe todo um trabalho feito dentro da sala de aula que prepara o aluno. “Não é apenas colocar as peças e jogar, tem todo um trabalho teórico em que eles usam cadernos quadriculados, fazem desenhos com o xadrez, fazem cálculos com os cadernos e só depois trazem este material para usarem nas aulas práticas”, contou Jeremias.

 O xadrez

O xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como xadrez ocidental ou xadrez internacional para distingui-lo dos seus antecessores e de outras variantes atuais. Trata-se de um jogo cerebral, onde cada peça tem um valor e um modo de atuar diferente. O seu principal objetivo no xadrez é eliminar o rei do adversário ou colocá-lo em xeque. O xeque é simplesmente colocar o rei inimigo em posição de ser capturado. O xeque-mate acontece quando o rei não consegue se defender ou escapar. Para vencer cada partida, você precisa de uma estratégia forte, pois o rei está protegido por um exército.

Poços Ativa

O projeto “Poços Ativa” é desenvolvido em parceria com a Associação de Promoção Humana e Ação Social (Aphas). A iniciativa tem como finalidade proporcionar a todos os públicos, desde crianças, adolescentes, adultos e idosos, diversas opções de atividades esportivas nas academias ao ar livre, nos diversos ginásios da cidade e em demais locais públicos, de forma gratuita.oços

Nenhum comentário: