quarta-feira, 19 de setembro de 2018

“Semana paralímpica foi um momento único”, diz coordenador

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - A II Semana Paralímpica, realizada em Poços de Caldas desde a última segunda-feira, terminou ontem com os jogos de vôlei sentado. O evento foi realizado através da Secretaria Municipal de Esportes em parceria com o Projeto Garimpando Atletas Paralímpicos (GAP). O evento aconteceu no Ginásio Moleque César, no Cascatinha, e contou com as modalidades de Bocha Paralímpica, Goalball e vôlei sentado.
A Semana Paralímpica acontece em comemoração ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta sexta-feira (21) e ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrado em 22 de setembro. Segundo Bruno Santos Pereira, do Projeto GAP, o evento serviu para promover o esporte paralímpico de uma forma geral. “Este evento integra os alunos das escolas e instituições da cidade e ainda conta com alunos que não são deficientes, o que proporciona um clima de amizade e igualdade muito grande para todos”, disse Pereira. O projeto GAP tem como finalidade buscar nas escolas atletas em potencial, realizar palestras nas instituições e levar ao conhecimento de todos o esporte paralímpico. “Visamos explicar para todos sobre esta modalidade, tanto para os deficientes quanto para as outras pessoas, com isto estamos promovendo o esporte paralímpico. Através deste projeto vamos buscar atletas em idade escolar para direcioná-los para projetos como o Superar Limites e o Desafiando Limites, para que seja desenvolvido com estes alunos que possuem algum tipo de deficiência e terem suas vidas mudadas através do esporte”, falou Pereira. O projeto GAP conta com apoio do DME e está em seu primeiro ano. Atualmente, os trabalhos estão sendo apenas para alunos do oitavo ano do ensino fundamental e, segundo os coordenadores, para os próximos anos estão em estudo novas faixas etárias. Além de Bruno, o projeto é coordenado pelo professor Leonardo Rodrigues de Souza.
A Semana Paralímpica contou com parceiros como a Padaria Big Pão, Hotel Lisboa, Summer Auto Peças, Hotel Minas Gerais e Hotel Consulado. Estes parceiros contribuíram para o lanche aos atletas e professores e algumas despesas com o evento. Outros apoios foram da Secretaria de Esportes e da prefeitura.
Para Eraldo Sandi, coordenador dos projetos Superar Limites e Desafiando Limites, o evento teve o sucesso esperado no objetivo de divulgar o esporte paralímpico na cidade. “Foi uma semana muito produtiva com três modalidades em disputa. O projeto GAP veio trazendo os atletas das escolas num verdadeiro trabalho de garimpagem que vem dando grandes resultados para nosso esporte. Esta semana foi um fechamento de todas as vivências que estes meninos tiveram nas escolas e foi um momento único para todos. Só tenho a agradecer a parceria com o GAP pois todo mundo ganha quando mais gente é apresentada para o esporte e conquista a oportunidade de mudar sua vida”, finalizou Sandi.

Nenhum comentário: