segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Time adulto de basquete dá oportunidade para jogadores formados em Poços

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

 Poços de Caldas, MG - Um dos grandes problemas enfrentados por jogadores de Poços de Caldas quando passam para a categoria adulta é não ter mais opção para a prática esportiva. Isto acontece em várias modalidades cujas categorias vão até os 17 anos, depois disto não existe muitas opções para o jovem seguir no esporte especializado. São duas possibilidades, ou consegue ir para algum time de fora de Poços ou segue na cidade, mas sem ter onde jogar por algum clube.
Pensando nisso um grupo de pais e amantes do basquete criou a Associação de Pais e Amigos do Basquete (Apab), um grupo sem fins lucrativos liderado pelos técnicos André Guietti e Gilberto Guietti. Eles são naturais da cidade de Santos e viram para Poços para ajudar com suas experiências no basquetebol.  Junto com a associação nasceu o time batizado de Apab Poços de Caldas/Formigas Basketball, que vem para alimentar e tornar realidade um sonho conjunto de treinadores e atletas, juntamente, obviamente, com os pais. Segundo Alexandre Gracioso, presidente da entidade, a associação veio para dar oportunidade de reintegração a esses jogadores com idade superior de continuar competindo. Mas o projeto é ambicioso e pretende também iniciar os alunos a partir sete anos no esporte, e isto será feito através de um projeto social. O time do Formigas Basketball tem vários jogadores que defenderam as cores da Caldense, porém, depois de atingirem o limite de idade ficaram sem ter onde jogar.

Dificuldade

O início do projeto, no entanto, não vem sendo dos mais fáceis e o time não tem espaço nem quadra para treinamentos. Os trabalhos estão acontecendo provisoriamente na quadra do Tiro de Guerra, mas o horário é restrito, já que o local é utilizado por escolas da região. A quadra do parque municipal também é usada como apoio, mas como se trata de um local público é bastante procurada pela comunidade e com isto é preciso encaixar algum horário livre para os treinos.

Competição

A equipe entrou em quadra este final de semana pela primeira vez de forma oficial. A disputa aconteceu durante o Campeonato Continental CPC 2018, evento patrocinado pela Decathlon, Continental Parque Clube, Beautyb, Sodiê Doces e Continental Basketball. A competição é realizada em São Paulo e teve início no último sábado, do dia 1 de setembro, seguindo até 28 de outubro, com jogos todos os finais de semana. O time adulto de Poços de Caldas teve um início bastante animador, vencendo de 72 a 70 o time Veterano do Morumbi-SP, num jogo difícil e com muita emoção, decidido nos últimos segundos.

A equipe

A equipe de Poços conta com os jogadores Alexandre Abrão Gracioso (armador), Felipe Flora Ribeiro (ala pivô), Lucas Miguel de Oliveira (armador lateral), Vitor Otávio Guedes (pivô), Guilherme de Souza Reis (pivô), Gabriel Piva Rodrigues (lateral), Naubert da Silva Andrade (pivô), Bruno Henrique de Cássio Batista (pivô), Gabriel Garcia Lopes (ala armador), Caio César Telles (ala armador), Guilherme Mendes dos Anjos (armador), Renan Freire Martins (ala pivô). Fernando de Oliveira (lateral), Carlos Guilherme Blasi (ala), Bernardo Leão Carvalho (ala), Leonardo Blasi Veyl (ala) e Manoel Antônio Belquior filho (ala).
O armador Alexandre Abrão Gracioso foi eleito o melhor jogador em quadra, com 22 pontos, recebendo a medalha de destaque e o ala pivô Felipe Flora Ribeiro se destacou também com 19 pontos.


Projeto precisa de apoio

O projeto conta com a ajuda dos pais e amigos, tendo como diretoria o presidente Alexandre Gracioso, vice-presidente Antonino Abrão, primeira secretária Karina Abrão Gracioso e tesoureiro André Guietti. A associação está sem patrocínio e precisa de ajuda. Os uniformes foram pagos pelos próprios atletas e o gastos de alimentação e transportes também. Quem se interessar em conhecer o projeto entre em contato pelo e-mail apabpcformigas@gmail.com  ou pelo telefone (35) 98805-1000 Alexandre ou (13) 99743-0571 André.

Nenhum comentário: