terça-feira, 28 de maio de 2013

Esforço do filho pode levar pai ao Maracanã

Poços de Caldas, MG - O sonho de conhecer o Maracanã, um dos principais templos do futebol mundial, está mudando a vida de pai e filho. O cearense Raimundo Juvenal dos Santos está em Poços de Caldas há 22 anos. Flamenguista doente ele conta que tem dois sonhos na vida, O primeiro é encontrar o pai que não vê há 16 anos. O segundo é conhecer o Maracanã. Para ver o pai, Raimundo que é gari, conta que precisaria de uma ajuda extra pois não tem condições de bancar a passagem. “Este sonho está muito difícil, mas não desisto nunca. A saudade é grande e tenho fé que um dia vou rever meu pai”, disse. O segundo sonho do gari pode se tornar realidade em breve graças ao filho Francisco José Rodrigues dos Santos. A questão é simples. Francisco é jogador da escolinha de futebol da Coopoços/Zico 10 e lidera uma corrida idealizada recentemente por Sérgio Azevedo, presidente da Coopoços. Azevedo lançou um desafio para incentivar o desempenho dos alunos da escolinha na sala de aula. No projeto,  os 35 meninos que tiverem as melhores notas irão ao Rio de Janeiro conhecer a sede central da escolinha Zico 10 e depois vão assitir a um jogo do Flamengo no Maracanã, palco da Copa do Mundo do ano que vem. Ai é que aparece a grande chance do segundo sonho do Sr. Raimundo acontecer. Ele tem grandes possibilidades de fazer parte da viagem. Os três melhores alunos terão direito a levar um acompanhante e Francisco lidera a corrida. Aluno do Caic Professor Arino Ferreira Pinto ele se dedicou bastante nos estudos e viu suas notas crescerem bastante. “Sempre gostei de estudar e depois que fiquei sabendo que a Coopoços disponibilizou a viagem procurei me dedicar mais ainda, não posso perder esta chance de jeito nenhum”, conta Francisco, que até mudou de time. O garoto era torcedor fanático do São Paulo, porém, agora é Flamenguista e garante não voltar atrás na nova escolha. “Quando o Paulista me disse que as três melhores notas teriam direito a levar acompanhante pensei direto no meu pai”, disse Francisco, que tem 14 anos e joga na Coopoços/Zico 10 há seis meses. O porte físico denuncia a posição. Zagueiro, o garoto se emociona ao falar da chance de levar o pai para conhecer o Maracanã. “Será uma emoção muito grande pois cresci vendo meu pai falar dos jogos que viu pela TV e sempre notei um brilho especial nos olhos dele”, disse Francisco.
O professor Paulista fala com entusiasmo do menino Francisco. Para  ele o garoto é um referencial na parte de dedicação e força de vontade. “Ele é um garoto simples e está se esforçando muito para aproveitar a oportunidade que a Coopoços está oferecendo. O Francisco quer muito realizar o sonho do pai e isto é muito bonito. Além de jogar futebol ele mostra ambição e vontade em buscar suas metas, por isto está de parabéns”, disse Paulista.

Incentivo
O presidente da Coopoços Sérgio Azevedo teve a idéia de criar a promoção para incentivar os meninos a se dedicarem na sala de aula. “Foi uma ideia que deu certo, pois a maioria melhorou muito suas notas escolares. Agora vamos esperar até outubro, ou novembro, data da viagem, para selecionar os vencedores”, disse Azevedo. O jogo que o grupo de Poços de Caldas irá ver ainda não está definido, porém, as chances são grandes de ser um Flamengo e Fluminense. “Desde que a escolinha foi criada a gente deixou claro que a prioridade era a formação do cidadão. Claro que títulos são importantes, mas em primeiro lugar vem a vida com um todo. Nesta filosofia a cobrança do desempenho escolar é muito importante e aqui isto sempre foi cobrado. Esta viagem para o Rio nada mais é que um prêmio por esta dedicação e acredito que com isto criamos uma competição saudável e que só trará benefício para todos”, disse Azevedo.
Segundo o presidente da entidade os meninos serão recebidos pessoalmente por Zico, ídolo do Flamengo e do futebol mundial.

Nenhum comentário: