quinta-feira, 9 de maio de 2013

Goalball da AADV treina para campeonato em Uberlândia

Poços de Caldas, MG - Na tarde de terça-feira (7), a equipe de goalball da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais (AADV), que faz parte do projeto “Superar Limites no Paradesportivo”, fez um treino no ginásio Arthur de Mendonça Chaves, visando à participação na III Copa Uberlândia de Goalball, que vai acontecer entre os dias 24 e 26 de maio.
O projeto foi criado pelo professor de educação física Eraldo Sandi dos Santos, conta com o patrocínio direto do grupo DMEE e incentivo da Unimed, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, com incentivo institucional da prefeitura de Poços de Caldas, e é uma proposta iniciada há oito anos e promove o acesso de pessoas com deficiência visual à prática esportiva, ao lazer, à reabilitação e à competição.
Um dos objetivos da equipe é utilizar o campeonato em Uberlândia para aperfeiçoar o treinamento para o regional de Goalball, no Rio de Janeiro, em junho. “Este campeonato é importante, pois é o primeiro do ano e uma preparação para os outros, principalmente o regional, de onde saem os dois primeiros colocados para a Copa do Brasil. Este campeonato foi realizado em Poços ano passado e ficamos em sétimo lugar e neste ano pretendemos ficar em sexto ou em quinto”, relata Santos.
Segundo o técnico, em Uberlândia ele terá a oportunidade de levar dois times e assim poder selecionar os melhores atletas para o regional. “Para a Copa de Uberlândia vão duas equipes, pois a nossa principal intenção é dar oportunidade dos atletas vivenciarem a modalidade, principalmente aqueles que estão indo pela primeira vez. Para este campeonato temos treinado em medidas oficiais para que os meninos possam ter noção da realidade perante as outras equipes e que tenhamos as mesmas possibilidades e chances equiparadas a elas”, explica Santos. 
Entres os atletas está Gilmar Aparecido Estevão, que há quatro anos participa da equipe e pretende fazer um bom trabalho durante o campeonato. “Graças ao projeto Superar Limites, estamos indo para a Copa de Uberlândia com as melhores expectativas de conseguir utilizar tudo que a gente vem treinando. Mas acredito que vamos fazer um bom trabalho e assim treinar para o regional no mês de junho”, diz Estevão.
Antônio Marcos Ferreira de Oliveira também espera fazer um bom campeonato. “Estamos com boas perspectivas de fazer um bom campeonato e assim voltar com ótimo resultado e ir com força para o regional”, fala Oliveira. 
A competição será realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e  Pesquisas em Atividade Física e Saúde (NIAFS), da Universidade Federal de  Uberlândia (UFU), com a parceria do Programa Uberlândia Paralímpico  (PUP). Nela terá a participação das equipes de Araxá, Uberaba, Ituiutaba, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte, Franca, Uberlândia e Poços.

Nenhum comentário: