terça-feira, 28 de maio de 2013

Piloto de Poços é campeão brasileiro de paraglider no Espírito Santo

Poços de Caldas, MG - O piloto poços-caldense Walter Oliveira tem motivos de sobra para comemorar. No último final de semana ele sagrou-se campeão brasileiro de paraglider (parapente) na cidade de Baixo Guandu, no Espírito Santo. A conquista tem um sabor especial por se tratar da primeira vez que Walter disputa uma competição.  “O campeonato foi muito bom, tivemos uma semana inteira de voo (seis provas válidas, uma por dia)  com os melhores pilotos do país em uma condição perfeita para a prática do voo livre. Enfrentamos muitas térmicas fortes num visual muito bonito”, disse. “Como foi minha primeira participação em um campeonato nacional, meu intuito era participar para aprender a voar mais rápido, pois nas competições o ritmo é muito forte e podemos aprimorar nosso nível técnico”, continuou o campeão. Segundo Oliveira a maior dificuldade encontrada no campeonato foi a falta de costume em voar todos os dias por várias horas seguidas. “Achei muito cansativo por não ter uma rotina maior no esporte, mas estou muito feliz que ao final das contas tudo deu certo”, disse Oliveira.  “Para quem gosta de voar por muito tempo e longas distâncias o melhor horário para decolar é o mais quente do dia, por volta de 11:30 - 12:00h e voamos até acabar a condição de voo( com o por do sol) nas competições decolamos por volta de 12h esperamos uma hora no ar até a largada e a corrida dura entre uma a quartro horas”, explicou.
Walter agora se prepara para o Sulmineiro XC Amazônia que será realizado em setembro. Ele também deve disputar o Campeonato Brasileiro em Araxá. “Quero agradecer ao Clube Poçoscaldense de Voolivre e Cristiano Vermelho pelos ensinamentos. Usei tudo que aprendi para conquistar este título nacional”, finalizou o campeão.

A equipe
A equipe poços-caldense de paraglider pela primeira vez disputou uma competição este no Espírito Santo foi representanda pelo pilotos Cristiano Ricci da Silva, Gustavo Garcia Tavares, Luiz Gustavo Borges, Cássio Sarti, Marcela Uchoa, Lucas Carvalho, Walter Oliveira, Odair José Rabelo e Rodrigo Swerts.  

O clube
O Clube de Voo de Poços conta com três instrutores e existe na cidade uma grande procura pelo esporte. Todo mês pelo menos dois ou três pilotos são formados pela equipe. “É um trabalho de longos anos de visibilidade do esporte, os resultados que nossos pilotos alcançaram com a conquista de dois campeões brasileiros, campeão mundial de acrobacia”, disse Ricci, que é integrante da seleção brasileira há mais de cinco anos e tem em sua bagagem participações em competições importantes, com três finais da Copa do Mundo e também disputou dois mundiais. “Meus resultados são frutos de um trabalho realizado na base  e com uma boa orientação. Meu instrutor tinha experiência em competições e isto me ajudou muito, logo que me formei ele me levou para competir e isto é muito importante. Com o tempo praticando o voo recebemos em troca qualidade técnica e visibilidade em geral, o que beneficia quem está competindo,  os que estão começando e os que querem fazer parte do esporte. É uma cadeia que faz bem a todos, tanto pilotos quanto a cidade, que ganha boa visibilidade”, disse Ricci. A prática de voo é liberada para qualquer pessoa que tenha boa saúde e mais de 16 anos. Poços conta com pilotos de 18 a 60 anos.

Nenhum comentário: