Poços de Caldas, MG - Durante a manhã de ontem (1º), alunos dos quintos e sextos anos da Escola Municipal Professora Edir Frayha, participaram de uma palestra ministrada pelo professor de educação física e idealizador do projeto Superar Limites no Paradesporto Eraldo Sandi dos Santos. Durante o evento os alunos puderam aprender um pouco sobre como funcionam diversas atividades paradesportivas, como o goalball e a bocha paralímpica.
A palestra faz parte do projeto “Iguais nas Diferenças”, que leva para a escolas e entidades de ensino informações e atividades sobre os esporte voltados para pessoas com necessidades especiais. “Nosso projeto tem o objetivo de fomentar e divulgar as modalidades paralímpicas e levar o conhecimento técnico dos profissionais. Com isso, vamos às escolas que têm interesse e mostramos as modalidades que trabalhamos e assim temos a oportunidade de apresentar estas atividades aos alunos”, disse Santos.
Durante a apresentação, os alunos assistiram uma palestra e um vídeo que mostrava como funcionam as modalidades de goalball, bocha paralípica, futebol de 5 e 7, entre outros esportes. Depois, todos os alunos participaram de uma aula prática, realizada na quadra da escola, junto ao professor Leonardo Rodrigues de Souza e do atleta de goalball Lucas.
Segundo Santos, poder mostrar o projeto e ao mesmo tempo divulgar o esporte é muito gratificante. “A proposta fundamental do nosso projeto é poder mostrar para as pessoas que os alunos com necessidades especiais podem praticar um esporte. Dentro do projeto nossas duas propostas são a de fazer com que o aluno, dentro da escola, tenha uma atividade física adequada para ele e que fora da escola ele possa ter uma atividade complementar. Isso é fundamental para alunos e professores e nos deixa contentes em mostrar um pouco disso”, relata Santos.
Quem teve a iniciativa de convidar o projeto para fazer a apresentação na escola foi a professora de educação física Priscila Mara Pereira. “Nós temos alunos com deficiência e hoje tem se falado muito no processo de inclusão. Temos que mostrar para os alunos como funciona esse processo e como lidar com as crianças com deficiências. Além disso, como incluir este aluno no esporte, assim promovendo também a acessibilidade e o cooperativismo”, explica a professora.
Atenta à palestra, a aluna do sexto ano Andrena Passos Martins aprovou a iniciativa. “Achei a palestra muito interessante e importante para nós. Passamos a saber que existem modalidades esportivas para pessoas com deficiência física e que elas podem ter acessibilidade a isto”, disse.
Dando continuidade ao projeto, nesta quinta-feira (3), às 14h, será a vez dos alunos do Centro Educacional de Poços de Caldas (Cepoc) receber a palestra e os atletas do goalball. O evento será no Ginásio Poliesportivo Moleque César, no Cascatinha, onde haverá, também, uma partida de goalball com as equipes AADV-PC e Minas Escolar.
O projeto conta com o patrocínio direto do grupo DMEE e incentivo da Unimed, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, com incentivo institucional da prefeitura de Poços de Caldas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário