sexta-feira, 16 de março de 2012

Triatela treina na Caldense para o Ironman Brasil

ACS/Caldense - Desde o mês passado, o triatleta e ultramaratonista poços-caldense Tiago Franco Loiola, de 29 anos, vem mantendo uma intensa rotina de treinamentos na sede da Associação Atlética Caldense, visando ao Ironman Brasil, principal competição do triatlo na atualidade. Loiola, que recentemente foi convocado – pela segunda vez consecutiva – para integrar a Seleção Brasileira de Triathlon, já possui um currículo invejável em sua modalidade.
Nos últimos três anos, foi campeão brasileiro de triatlo; 3º colocado no Campeonato Panamericano de Triathlon de Longa Distância; 30º lugar no mundial de Ironman de triatlo; campeão "Cabra da Peste", competição considerada uma das mais difíceis da modalidade, realizada em Fortaleza/CE (3,8 km de natação, mais 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida); e, neste ano, vice-campeão da ultramaratona BR 135, percorrendo, no total, 217 quilômetros pelo Caminho da Fé, finalizando a prova com o tempo de 25 horas, 51 minutos e 10 segundos.

Objetivos para 2012
Neste ano, os objetivos do triatleta vão além dos já superados nos anos anteriores. Tiago Loiola vem se preparando para ser campeão de competições como a Ultramaratona BR 135; o Ironman Brasil; o Campeonato Brasiliero Triathlon Olímpico; o Campeonato Brasileiro de Longa Distância; o Ironman Brasil 70.3; e o Long Distance de Pirassununga.
Para isso, o triatleta de Poços hoje faz treinos pesados na academia e no complexo aquático da Caldense. Nas terças-feiras e sábados, das 7h às 9h, Loiola pratica natação. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, o triatleta faz corridas de 30 e 15 quilômetros. E nas terças e quintas-feiras, no período da tarde, e também nas manhãs de sábado e domingo, Loiola treina ciclismo pelas ruas e estradas da região.
Tiago pratica triatlo há nove anos, e desde 2007 vem se especializando em corridas de longa distância. Segundo ele, a parceria com o clube lhe deverá render inúmeros benefícios para o futuro de sua carreira. “O triatlo é um esporte de alto custo tanto para treinamento como para competições. Por isso, o apoio da Caldense tem sido fundamental para que eu siga em busca dos meus objetivos no esporte”, revela Loiola.

Otimismo
O triatleta está confiante nos bons resultados das próximas competições do ano. “Venho treinando forte para fazer o sonho de ser campeão mundial se tornar realidade. Há anos, venho conquistando excelentes marcas. E, aos 29 anos, sinto que estou em plenas condições de superar meus limites e trazer muitos troféus para Poços de Caldas”, declara Loiola.
Para o coordenador de Esportes Especializados da Caldense, Wagner Sidney Silva, responsável pela consolidação da parceria do clube com o triatleta da cidade, o investimento nos atletas que concorrem em modalidades individuais é essencial para o futuro do esporte olímpico brasileiro.
“Os esportes individuais são os maiores geradores de medalhas nas Olimpíadas, e o Brasil sempre foi tradição nas modalidades coletivas. Penso que hoje esse conceito já está mudando, e o nosso país vem se fortalecendo nos esportes individuais também. E o Tiago, bem como a Tatiely, são exemplos vivos dessa evolução. Acredito que o apoio da Caldense na carreira do triatleta vem para ajudar, cada vez mais, os esportistas de Poços. É a Caldense se preocupando também com esporte amador da nossa cidade”, ressalta Sidney.

Nenhum comentário: