Nos últimos três anos, foi campeão brasileiro de triatlo; 3º colocado no Campeonato Panamericano de Triathlon de Longa Distância; 30º lugar no mundial de Ironman de triatlo; campeão "Cabra da Peste", competição considerada uma das mais difíceis da modalidade, realizada em Fortaleza/CE (3,8 km de natação, mais 180 km de ciclismo e 42,2 km de corrida); e, neste ano, vice-campeão da ultramaratona BR 135, percorrendo, no total, 217 quilômetros pelo Caminho da Fé, finalizando a prova com o tempo de 25 horas, 51 minutos e 10 segundos.
Objetivos para 2012
Neste ano, os objetivos do triatleta vão além dos já superados nos anos anteriores. Tiago Loiola vem se preparando para ser campeão de competições como a Ultramaratona BR 135; o Ironman Brasil; o Campeonato Brasiliero Triathlon Olímpico; o Campeonato Brasileiro de Longa Distância; o Ironman Brasil 70.3; e o Long Distance de Pirassununga.
Para isso, o triatleta de Poços hoje faz treinos pesados na academia e no complexo aquático da Caldense. Nas terças-feiras e sábados, das 7h às 9h, Loiola pratica natação. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, o triatleta faz corridas de 30 e 15 quilômetros. E nas terças e quintas-feiras, no período da tarde, e também nas manhãs de sábado e domingo, Loiola treina ciclismo pelas ruas e estradas da região.
Tiago pratica triatlo há nove anos, e desde 2007 vem se especializando em corridas de longa distância. Segundo ele, a parceria com o clube lhe deverá render inúmeros benefícios para o futuro de sua carreira. “O triatlo é um esporte de alto custo tanto para treinamento como para competições. Por isso, o apoio da Caldense tem sido fundamental para que eu siga em busca dos meus objetivos no esporte”, revela Loiola.
Otimismo
O triatleta está confiante nos bons resultados das próximas competições do ano. “Venho treinando forte para fazer o sonho de ser campeão mundial se tornar realidade. Há anos, venho conquistando excelentes marcas. E, aos 29 anos, sinto que estou em plenas condições de superar meus limites e trazer muitos troféus para Poços de Caldas”, declara Loiola.
Para o coordenador de Esportes Especializados da Caldense, Wagner Sidney Silva, responsável pela consolidação da parceria do clube com o triatleta da cidade, o investimento nos atletas que concorrem em modalidades individuais é essencial para o futuro do esporte olímpico brasileiro.
“Os esportes individuais são os maiores geradores de medalhas nas Olimpíadas, e o Brasil sempre foi tradição nas modalidades coletivas. Penso que hoje esse conceito já está mudando, e o nosso país vem se fortalecendo nos esportes individuais também. E o Tiago, bem como a Tatiely, são exemplos vivos dessa evolução. Acredito que o apoio da Caldense na carreira do triatleta vem para ajudar, cada vez mais, os esportistas de Poços. É a Caldense se preocupando também com esporte amador da nossa cidade”, ressalta Sidney.
Nenhum comentário:
Postar um comentário