quarta-feira, 21 de março de 2012

Walderi se recupera bem e já caminha sem muletas

 PRISCILA LOIOLA
ACS/Caldense/Futebol

Walderi, de 29 anos, atacante da Caldense, que passou por uma cirurgia em decorrência da ruptura total do ligamento cruzado anterior e de uma laceração do menisco medial do joelho esquerdo, já caminha sem muletas há cinco dias e iniciou trabalhos específicos para a sua recuperação.
“O Walderi começou o tratamento com dez dias de pós-cirúrgico, trabalhando o fortalecimento isométrico. Com 20 dias, começou o trabalho de fortalecimento com aparelho e fortalecimento ativo. Com 25, o trabalho na piscina, para poder começar a soltar o peso. Agora, já sem muletas e andando sem mancar, passamos para fase do trabalho em cadeia fechada, que é um fortalecimento mais específico para joelho, de bicicleta com carga e giro total, descarga de peso total nas duas pernas e reabilitação com musculação”, explica a fisioterapeuta da Caldense, Camila Pellachin.
De acordo com Camila, em alguns dias o tratamento já entrará em uma terceira fase. “Vamos sair de um período só de proteção e fortalecimento para iniciar um trabalho de propriocepção. Talvez no final da próxima semana o Walderi já faça um trote, quando estarão completas as oito semanas pós-cirurgia necessárias para começar essa atividade”, fala. “No início do quarto mês, vamos iniciar o retorno ao esporte, trabalhando fundamentos, toque de bola, trote com bola, etc.”, complementa.
Walderi se sente bem fisicamente, porém não esconde a decepção de ter ficado fora da disputa do Mineiro deste ano. “Fiquei triste, pois vim do Paraná com uma expectativa muito boa de fazer um grande Campeonato pela Caldense e infelizmente aconteceu essa lesão. Passei pela cirurgia, que correu bem, e agora estou na fase de recuperação”, conta. Agora, Walderi só pensa em voltar aos campos. “Espero ter uma boa recuperação para que possa voltar o mais rápido possível ao futebol e dar sequência na minha carreira. Torço para que o clube possa disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, para que eu possa estar junto e retribuir dentro de campo todo o carinho do torcedor da Veterana, dos companheiros do time e da diretoria, que estão me dando total apoio nessa fase da minha vida”, conclui.
Entenda
A causa que tirou Walderi, um dos ídolos da torcida alviverde, dos gramados foi a ruptura total do ligamento cruzado anterior - estrutura localizada no centro da articulação do joelho, que, junto com o ligamento cruzado posterior, tem a importante função de manter a estabilidade da articulação em flexão e extensão –, acompanhada pela laceração do menisco medial – disco fibroso, que, junto com o menisco lateral, dá integridade ao joelho e serve de amortecedor.
De acordo com o doutor Adriano Torres, médico ortopedista do clube, “essas lesões são muito comuns no futebol e ocorrem normalmente em um mesmo trauma - quando o pé está fixo no solo e acontece a entorse do joelho com o giro interno do fêmur”. A cirurgia pela qual passou o atacante consistiu na reconstrução do ligamento - com a utilização dos tendões do próprio joelho como enxerto para substituir o ligamento lesado - e na retirada da parte lesionada do menisco medial.
Walderi foi operado no dia 26 de Janeiro no Hospital Santa Casa de Andradas, pelos médicos Luis Fernando Ferreira e José Wilson.

Nenhum comentário: