sábado, 15 de outubro de 2016

Alex Joaquim se prepara para mais uma temporada à frente da Caldense

Poços de Caldas, MG - Com a mudança na diretoria da Caldense, muitas incertezas e especulações pairaram sobre o futebol profissional. Com a eleição de Antônio Bento Gonçalves para a presidência do clube ficou a dúvida de como seriam direcionados os trabalhos para a temporada 2017. Um dos primeiros passos do novo presidente foi a manutenção do gerente de futebol Alex Joaquim. O diretor de marketing Victor Hugo também pesou muito na continuação de Joaquim no futebol. Ele terá pela frente a missão de montar o elenco ao lado do treinador Thiago Oliveira, que chega a Poços de Caldas na próxima terça-feira.

Conquistas

Alex é o gerente de futebol com mais conquistas pela Caldense. Ele foi campeão mineiro em 2002, classificou o time para a Copa Sul-Minas em 2002, foi campeão do interior em 2002, 2004 e 20015, vice-campeão mineiro em 2016, classificou o time para Copa do Brasil em 2003, 2005, 2014, 2016 e 2017 e classificamos o time  para o Campeonato Brasileiro de 2015, 2016 e 2017.

 A ligação com o clube


Alex Joaquim cresceu no meio do futebol, ao lado do pai Jânio Joaquim, com quem aprendeu os segredos para ser um bom dirigente. O fato de ser filho de Jânio Joaquim acaba trazendo comparações que Alex muitas vezes descarta. “Acompanhei meu pai desde muito pequeno até os últimos dias de vida dele. Sei que ele era linha dura, não fugia de uma polêmica e de uma boa briga, porém, eu sou outra pessoa e tenho minha própria personalidade. Alex conversou com o Mantiqueira e disse como pretende trabalhar com a nova diretoria e acredita que o desafio agora é maior que nos anos anteriores.

Mantiqueira - Como você recebeu a notícia de que seu trabalho teria continuidade à frente do futebol profissional da Caldense?
Alex Joaquim - Tenho que agradecer muito ao sr. Antônio Bento Gonçalves e a toda diretoria que confiou no meu trabalho. Faço um trabalho que vem dando certo há anos na Caldense e no meu ponto de vista não teria porque eles mudarem uma coisa que vem dando certo. A Caldense evoluiu muito no futebol e acho que agora minha responsabilidade aumenta mais este ano. Teremos três competições pela frente, Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D, e temos muitos projetos para ajudar a Caldense a subir nesta temporada da Série C do Brasileiro.

Mantiqueira - Como será feita a montagem do novo elenco da Caldense?
Alex Joaquim - Estou correndo atrás. Tive pouco tempo para pensar nisto, pois faz apenas uma semana que fui confirmado no cargo. A prioridade foi a comissão técnica e consegui acertar com o Thiago Oliveira e agora estou esperando ele chegar em Poços de Caldas para sentarmos com o sr. Toninho, o Victor Hugo e o Marcelo Salles. Esta reunião será muito importante porque eles vão passar para nós o orçamento que teremos disponível para trabalhar e as margens que teremos para montar o time para a temporada.

Mantiqueira - Mesmo na incerteza de ficar no cargo, você chegou a sondar o mercado?
Alex Joaquim - Sou um homem do futebol e independente se ficasse ou não estudei várias possibilidades de jogadores. Já tinha uma mentalidade do que queria trazer para a Caldense, assim como o técnico Thiago Oliveira tem sua mentalidade e sua lista de jogadores de confiança. Como disse, vamos sentar com a diretoria terça-feira e ver as listas que fiz e que o Oliveira fez e montar a equipe para 2017.

Mantiqueira - O Marcelo Salles é um nome cotadíssimo para assumir a Secretaria Municipal de Esportes no governo do prefeito Sérgio Azevedo. Como você vê esta possibilidade, já que se trata do vice-presidente da Caldense a partir de janeiro. A Caldense teria mais facilidades caso ele seja realmente o secretário?
Alex Joaquim - Acredito que se o Marcelo for o secretário a Caldense realmente ganharia muito, pois teria um contato bem próximo com a administração. Uma pessoa ligada ao clube dentro da Secretaria seria muito bom e realmente o nome do Marcelo vem sendo bem cotado. Vamos torcer porque ajudaria muito, principalmente buscar alguma melhoria para o estádio Ronaldão. Foi uma das minhas exigências ao sr. Toninho. Pedi para que buscassem um meio de melhorar o campo onde mandamos nossos jogos e o sr. Toninho já enviou um ofício para a prefeitura solicitando a interdição do estádio para que se comece uma reforma no gramado do Ronaldão até o mês de janeiro. Este trabalho seria por conta do sr. Toninho e parece que está aguardando apenas uma confirmação da prefeitura para que esta reforma comece.

Mantiqueira - Você já está na Caldense há quantas temporadas?
Alex Joaquim - Cheguei na Caldense em 2002, antes do Campeonato Mineiro e até mesmo antes do meu pai. Vim a pedido do Laércio Martins e estou até hoje. São 14 anos de muita dedicação ao clube. Sou gerente de futebol desde 2011, quando a equipe passava por uma situação bem difícil dentro da temporada e o sr. Toninho me chamou. Graças a Deus vem dando certo. A Caldense conseguiu crescer muito, fomos vice-campeões de Minas. Num espaço de quatro anos jogamos a Copa do Brasil três vezes, vamos para o terceiro Brasileiro consecutivo. Vejo uma evolução dentro do futebol e não fiz nada sozinho. Agradeço a todos que passaram por aqui. Hoje apenas eu continuo, mas todos têm uma parcela no sucesso da Caldense e espero uma sequência no bom trabalho que vinha sendo feito e novamente termos uma temporada muito boa em 2017.

Mantiqueira - Ainda existem comparações entre seu trabalho e de seu pai à frente da Caldense?
Alex Joaquim – Sempre vai ter. No meu caso é uma responsabilidade muito grande, pois além de assumir o lugar do meu pai, estou, acima de tudo, ocupando um cargo que foi de um dos maiores dirigentes do interior mineiro.

Mantiqueira – Você trabalhou 12 anos diretamente com Jânio Joaquim. No que você acredita que isto te ajuda?
Alex Joaquim – Meu pai tinha uma liderança muito grande e sabia lidar bem com as responsabilidades. Sempre procurou realizar seu trabalho da melhor forma possível. Era um cara polêmico, porém, muito honesto com os jogadores dentro do campo. Todos gostavam dele e da maneira sincera que tratava as pessoas. Procurei tirar proveito deste lado. Ele tinha muitas virtudes e fez uma linda passagem pelo mundo do futebol, principalmente no interior de Minas, e até do Brasil. Meu pai teve uma vida inteira de dedicação ao futebol e foi um homem da bola. Não havia como não aprender alguma coisa com ele. Nasci no mundo da bola, cresci na beira de um campo de futebol. A princípio eu queria ser jogador, isso aos 10 anos de idade, e desde então acompanhei ele em vários times. Neste período houve uma separação, devido aos compromissos profissionais, mas na maioria do tempo a gente estava junto. Ele sempre me mostrou os caminhos, me indicou pessoas, me apresentou empresários e jogadores e acho que agora tudo isso será muito útil.

Mantiqueira - Voltando a falar do novo time para 2017. Como será a pré-temporada?
Alex Joaquim - O time se apresenta dia primeiro de dezembro e acredito que antes do Natal faremos dois jogos-treinos e depois em janeiro mais três.

Mantiqueira - Quais as expectativas para o próximo campeonato mineiro?
Alex Joaquim - A cada ano as dificuldades aumentam e 2017 não vai fugir à regra. A TV deve aumentar o dinheiro para os clubes e com isto é lógico que muitos times irão fazer grandes investimentos. Isto vai subir o nível da competição, mas quem ganha é o torcedor, que terá um grande campeonato mineiro.

Nenhum comentário: