sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Claudio Grillo chega para reforçar comissão

A Caldense confirmou esta semana a contratação do analista de desempenho Cláudio Grillo, campeão em vários clubes, como Fluminense, São Paulo, Santos e Internacional. Ele chega para reforçar a comissão técnica da Veterana para a nova temporada.

Cláudio, que tem mais de 20 anos de experiência no futebol profissional, e tem no currículo títulos de Campeão Mundial, Campeão da Libertadores, Paulistas, Brasileiros, Recopa Sul-americana, e muitos outros, desenvolve programas e sistemas de auxílio, monitorando os adversários da competição em disputa, com relatório para a comissão técnica e diretoria, com detalhes individuais e coletivos, posicionamento de bolas paradas e eventuais jogadas ensaiadas, assim como movimentações coletivas durante o jogo, que ilustram melhor a compreensão dos atletas.

Cláudio comenta sobre o trabalho fundamental que desenvolve fora das quatro linhas: “A base primária do meu trabalho é assistir a jogos, focando nos adversários. Tento identificar nesses adversários algo que a minha equipe possa usufruir, tanto individual como coletivamente. É um trabalho que visa assessorar a comissão técnica. Neste momento de formação de elenco, posso auxiliar muito o treinador Thiago Oliveira, pois tenho um banco próprio de dados, que uso para mapear os atletas e chegar a nomes interessantes e qualificados para compor nosso elenco, de forma forte e competente.

Natural de Poços de Caldas, Grillo fala sobre a paixão pela Veterana: “Eu tive o prazer de trabalhar em grandes clubes do cenário nacional e internacional, e sempre que me perguntavam, nos clubes pelos quais já passei, qual era o meu time de coração, eu sempre respondia: Caldense. Eu conheço quase todos os Centros de Treinamentos do Brasil, mas por incrível que pareça é a primeira vez que venho ao C.T. da Caldense, e só posso dizer que é muito emocionante para mim. A Caldense tem uma estrutura muito boa, é um time grande, de torcedores apaixonados e de grande história”. E conclui: “Talvez a emoção de começar 2017 trabalhando pela Caldense seja ainda maior da que senti quando comecei 2016 no Flamengo, com o Muricy”.




Confira abaixo o currículo de Cláudio Grillo:
Nome: Cláudio Grillo Filho.
Função: Analista de desempenho.

Especialista em Tecnologia Esportiva com experiências em clubes como São Paulo F.C., Santos F.C., S.C. Internacional, C. A. Mineiro, E.C. Bahia, Figueirense F. C., Fortaleza E.C, Fluminense F. C., S.E Palmeiras, C.R Flamengo e A. A. Ponte Preta.

Auxiliar Técnico em Tecnologia Esportiva para alguns treinadores como: Muricy Ramalho (3 vezes), Nelsinho Baptista (2 vezes), Prof. Rubens Minelli, Cuca, Oswaldo Alvarez (Vadão), Guto Ferreira, Oswaldo Oliveira, Levir Culpi, Paulo Comelli, Paulo Autuori, Dado Cavalcanti, Milton Cruz, Leão, Alexandre Gallo, Prof. José de Souza Teixeira, Moraci Sant’anna, Mário Sérgio, Antônio Carlos Zago etc.

Nesse período, ganhou alguns títulos como: Tricampeão Brasileiro (São Paulo e Fluminense), Pentacampeão Paulista (São Paulo e Santos), Campeão Mundial (São Paulo), Vice-campeão Mundial (Santos), Bicampeão Libertadores (São Paulo, Santos), Vice-campeão Libertadores (São Paulo), Tricampeão Recopa Sul-americana (São Paulo, Internacional, Santos), Campeão Catarinense (Figueirense), Vice-campeão Baiano (Bahia), Campeão Taça São Paulo Júnior (São Paulo), Acesso Série A (Fortaleza e A.A. Ponte Preta), além de outros títulos com o futebol de base do São Paulo F.C.

Foi um dos precursores da função “Análise de Desempenho” com “Tecnologia Esportiva”, descobrindo maneiras de utilizar conhecimentos de banco de dados e gravação e edição de vídeos, para a mensuração de números que auxiliam no rendimento de alta performance de atletas. Montou um software de edição próprio e conquistou certificação Microsoft em planilhas de Excel com lógica de programação.

Possui banco de atletas e árbitros com 19 anos de coleta e, atualmente, está montando um projeto de captação de atletas para diversos clubes das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, com interligação e ilustração de imagens e lances em vídeo.

Quase 19 anos com convivência em alto rendimento profissional de atletas como Neymar Jr., Rogério Ceni, Aurélio Miguel, Kaká, Júlio Baptista, Popó, Guerrero, Paulo Henrique Ganso, entre muitos outros.

Criação de metodologias e práticas de dia a dia na coleta e mensuração de dados, números e análise de performance em vídeo em uma Comissão Técnica de alto nível no futebol profissional, judô e outros esportes olímpicos.


Breve descrição de funções:


* Objetivo Principal: monitorar os adversários da competição em disputa com relatório detalhado para a Comissão Técnica e Diretoria com detalhes individuais e coletivos, posicionamento de bolas paradas e eventuais jogadas ensaiadas, assim como movimentações coletivas durante o jogo, que ilustram melhor a compreensão dos atletas. Tudo isso compilado em um vídeo de aproximadamente 10 minutos com legendas e marcações em destaque;

 * manter um banco de dados atualizado para organização de informações de atletas e também de equipes adversárias envolvidas na competição em disputa. Marcações importantes como cartões amarelos, gols, participações etc., ou seja, produtividade individual e coletiva dos adversários, enviada em arquivo simples e descomplicado;

 * monitorar atletas em várias séries e divisões do país para montagem de elenco e investimentos de “baixo” custo inicial. Monitoramento sempre com base em produtividade, e não somente em “números frios”;

 * controle total da produtividade dos atletas de minha equipe com informações em planilhas de fácil consulta;

* gravar imagens de bastidores que poderão estar sempre a mão para confecção de eventuais “vídeos motivacionais” em jogos decisivos ou pontuais, caso a Comissão Técnica julgue necessário;

* gravar imagens próprias de jogos ou até mesmo treinos para melhor visualização de jogadas ensaiadas ou montagem de palestras ou preleções.



Matéria e foto: Priscila Loiola/Assessora de Imprensa.

Nenhum comentário: