quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Competição reúne destaques nacionais e tem participação de poços-caldense

Poços de Caldas, MG - Com a participação de 300 atletas de 21 federações estaduais, o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 Interseleções foi disputado entre sábado (15) e domingo (16) na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo-SP. A competição definiu os representantes do país para o Campeonato Sul-Americano Sub-18, dias 12 e 13 de novembro, na cidade de Concórdia, na Argentina.
A competição reuniu vários destaques nacionais até 18 anos.
O Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo”, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte participou do campeonato em São Bernardo do Campo com o atleta Marcelo Alves Júnior.
A regra do revezamento na categoria menores sofreu uma alteração, sendo agora misto, com obrigação da participação de duas atletas e dois atletas.
O evento marcou também o lançamento do selo em homenagem a João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, que exatamente neste dia (15 de outubro em 1975), bateu o recorde mundial do triplo ao saltar 17,89 m nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México.
O selo, que comemora o 41º aniversário do feito do paulista de Pindamonhangaba, foi lançado às 14h, no intervalo da primeira para a segunda etapa do campeonato em São Bernardo do Campo.
No âmbito sul-americano, o salto de João Carlos vigorou como recorde continental por quase 32 anos, até 20 de maio de 2007, quando Jadel Gregório marcou 17,90 m, no Mangueirão, em Belém do Pará.
Depois do recorde no Pan, ganhou duas medalhas olímpicas de bronze: em Montreal, no Canadá, em 1976, e em Moscou, na então União Soviética, em 1980.
Foi, ainda, tricampeão da antiga Copa do Mundo, em Dusseldorf 1977, Montreal 1979 e Roma 1982. Na história do PAN, é que mais conquistou títulos no Atletismo: no triplo e no salto em distância, no México 1975 e em Porto Rico 1979.
João Carlos de Oliveira morreu em 29 de maio de 1999, em São Paulo, um dia após completar 45 anos.
 Sidnei Carlos de Parolis, professor da equipe de atletismo, agradece os incentivadores esportivos Climepe Total, Construtora Etapa, DME Energética e Secretaria Municipal de Esportes.

Nenhum comentário: