sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Poços de Caldas recebe a última etapa do Mineiro de Canoagem e Paracanoagem

Poços de Caldas,MG - As águas da represa Bortolan recebem, neste sábado, um evento inédito. Será realizada em Poços de Caldas a última etapa do Campeonato Mineiro de Canoagem e Paracanoagem.  O evento é uma realização do Clube de Remo & Canoagem de Poços de Caldas, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esportes, e com o importante apoio do IFSuldeMinas, polo Muzambinho. Vale notar que há alguns patrocinadores que ajudaram a viabilizar o evento  e que desta vez também motivou a vinda de alunos da escola pública municipal CAIC, que poderão assistir pela primeira vez uma regata de canoagem, similar à que deu medalha olímpica ao Brasil. “Nesta etapa contaremos com remadores de canoagem - caiaque surf - do Clube de Remo & Canoagem de Poços de Caldas, remadores paraatletas de cidades vizinhas e remadores de canoagem - canoagem de velocidade - do IFSuldeMinas medalhista no recente campeonato nacional de canoagem, sob a liderança do Prof Thales”, disse Marcelo Norberto.
A regata de Poços de Caldas terá 21 provas, sendo 17 finais e 4 provas eliminatórias. A raia de competição tem o cumprimento de 500 metros, iniciando na altura do Bar e Restaurante Capiau 1 e finalizando na altura do Bar Restaurante Capiau 2. A garagem dos barcos está instalada no Clube Náutico Praia do Sol, que tem ativa parceria com o Clube de Remo & Canoagem desde o início da sua operação em 2013.
A regata terá início por volta das 8h30, com um desfile de barcos a remo e a seguir iniciam as provas de canoagem e paracanoagem. “Certamente um avanço para Poços de Caldas no desenvolvimento de esportes de alto rendimento”, disse Norberto.
O nível da represa, que há poucos dias era baixo, aumentou e está em boas condições para sediar o Campeonato Mineiro. Para o vice-prefeito Nizar El Kathib, um marco para a cidade. “Poços merecia uma competição olímpica e este campeonato vem na hora certa. O remo foi destaque nos Jogos do Rio de Janeiro e estamos muitos contentes em poder sediar este campeonato e dar ao público da cidade uma chance de acompanhar de perto uma disputa tão interessante. Parabenizo o Marcelo Norberto, o Rafael, enfim, a todos do clube de Poços pela bela iniciativa”, disse Nizar.


Paracanoagem

Ontem, o atleta de paracanoagem Michel Fernandes Moraes esteve na represa acompanhando a preparação do local das competições. Ele se encantou com as belezas da Bortolan e acredita que Poços de Caldas terá uma grande etapa. “Minha expectativa para a competição é de muita dificuldade devido ao alto nível dos participantes e quero ajudar a divulgar a nossa categoria de tetraplégicos. É uma nova modalidade que vem sendo colocada no calendário e já fez parte do Campeonato Brasileiro ano passado”, conta Moraes, que vem divulgando a categoria em todos os Estados do Brasil. Um dos principais objetivos de Michel e demais competidores é conseguir uma vaga para o Campeonato Mundial em 2020. “Poços de Caldas me recebeu de braços abertos, uma bela cidade, o local das provas é muito bonito e a estrutura montada para este evento está muito boa. Tem tudo para ser um grande sucesso”, finalizou Michel.

Remo em Poços

O clube conta com instrutores profissionais de Educação Física e certificados na Confederação Brasileira de Remo (CBR), cuidadosos com metas de rendimento e totalmente profissionais, e utiliza a parceria com o Clube Náutico Praia do Sol. As instalações possuem equipamentos, áreas de treinamento e uma vista incomparável. Rafael Halphen é o diretor de canoagem do clube.

Nenhum comentário: