sábado, 1 de outubro de 2016

Alunos do Colégio Objetivo vivenciam as dificuldades do esporte paralímpico

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Na última sexta-feira, o projeto “Superar Limites no Paradesportos” encerrou suas atividades deste ano no Colégio Objetivo Poços de Caldas. O evento contou com a presença dos professores Eraldo Sandi e Leonardo Souza e os alunos vivenciaram de perto as dificuldades do esporte paralímpico através do projeto “Iguais na Diferenças”. Este projeto, paralelo ao “Superar Limites no Paradesportos”, foi implantado em abril de 2009, com o objetivo de levar para alunos e profissionais do ensino fundamental e ensino médio da rede municipal e privada a importância do esporte para pessoas com deficiência. “Somente este ano, devido aos Jogos do Rio de Janeiro, atendemos mais de 1.500 alunos. Por isso, esta proposta é muito bacana. Mostrar que as pessoas com deficiência podem e devem praticar um esporte”, falou Sandi, que destacou a surpresa das pessoas normais ao constatarem as dificuldades e habilidades que um deficiente mostra ao praticar uma modalidade esportiva. O projeto visitou várias escolas da cidade e em todas as crianças adoraram o contato com o esporte paralímpico. “É incrível, é fabulosa a reação de uma pessoa normal quando mostramos o esporte paralímpico. Eles perguntam como é possível uma pessoa que não enxerga, não escuta, não tem um braço, uma perna, conseguir praticar esporte. Impressionante a determinação deles”, falou Sandi, lembrando que um lançamento de uma bola durante uma partida de goalball chega a pesar 100 quilos e este impacto vai no peito do jogador. “É um peso muito grande, mas eles conseguem fazer com grande maestria e por isto este esporte é tão maravilhoso e bonito”. O professor também destaca a lição de vida que cada deficiente passa para as pessoas normais. “Para eles não existe problema algum e tudo que querem é praticar o esporte e serem felizes. O que temos a fazer é ajudar e nos emocionarmos com tamanha força de vontade”, contou Sandi.

Atividades na escola

A professora de educação física do Colégio Objetivo Dulcemi Lemos Ribeiro de Mesquita, que trabalha com educação infantil até o ensino médio, destaca o excelente resultado do trabalho desenvolvido pelos professores Eraldo e Leonardo com os alunos da escola. “Aproveitamos a realização da Paraolimpíada no Brasil e iniciamos este trabalho na escola. Foram várias atividades e todos adoraram participar. Foram feitas diversas atividades esportivas e culturais e todos viram as dificuldades enfrentadas pelos deficientes. A vivência que tiveram foi muito positiva e todos adoraram o trabalho. Foi sem dúvida uma bela iniciativa dos professores Eraldo e Leonardo”, disse Dulcemir.

O projeto

O projeto “Superar Limites no Paradesporto” foi criado em 2006 e está completando 10 anos. As atividades se iniciaram na AADV com o goalball e hoje, contando com o incentivo da Unimed de Poços de Caldas, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, e com o patrocínio do Grupo DME, foram aumentadas as modalidades praticadas na cidade. O número de 25 alunos no ano inicial do projeto passou para os atuais 130. As instituições atendidas são AACD, Adefip e AADV. As modalidades ensinadas são o goalball, bocha paralímpica, futebol de sete, tênis de mesa, badminton e vôlei sentado.

Competições

O goalball de Poços tornou-se um dos mais respeitados do Brasil e tem vários jogadores que integram as seleções estaduais e nacionais. Em novembro, os atletas da AADV irão participar do treinamento em São Paulo para a disputa do Mundial de Jovens que acontecerá em 2017. O futebol de sete também vem crescendo e vai representar Minas Gerais nos Jogos Paralímpicos Escolares, em novembro, em São Paulo.

Nenhum comentário: