segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Um dos pioneiros da bocha em Poços recebe homenagem

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - No último domingo (14), Gabriel César Maiochi recebeu uma bela e justa homenagem pelos longos anos dedicados à bocha. Ele, assim como o saudoso João Maiochi, é um dos fundadores do clube e pioneiro na modalidade que vem sobrevivendo ao longo dos anos. Estiveram presentes na homenagem a família Maiochi, membros do Clube de Bocha Poços de Caldas, o secretário de esportes Wellington Guimarães, o Paulista, além de do vice-prefeito Flávio Faria e representantes da Câmara Municipal. “Estou muito emocionado e agradecido pela homenagem e mesmo com o coração meio fraquinho consegui superar a emoção. Muito obrigado a cada um que está aqui hoje”, disse César Maiochi, que tem uma vida inteira dedicada ao esporte que tanto ama. “Começamos a jogar bocha ainda jovens e este esporte faz parte de nossas vidas. Aproveito a oportunidade para convocar os jovens a virem ao clube, conhecerem a bocha e não deixarem que ela acabe. Muitos de nossos parceiros não voltaram mais, alguns até mesmo já não estão mais entre nós, mas é preciso manter este esporte vivo”, disse Maiochi.
O secretário de Esportes Paulista salientou a importância de César para a bocha e disse que vai trabalhar para manter viva a tradição do esporte na cidade. Segundo o secretário, algumas escolas da cidade serão convidadas e levarem seus alunos ao Clube de Bocha para que eles conheçam e pratiquem a modalidade. A vice-diretora da escola Wilson Hedy Molinari, Aurea Cristina, estava na homenagem e foi a primeira a receber o convite do secretário. “Será uma boa oportunidade para nossos alunos terem uma atividade extraclasse e conhecerem um esporte diferente e tão tradicional na cidade”, disse a vice-diretora.

História

Ainda criança, quando morava na roça, César Maiochi teve seu primeiro contato com a bocha. Ele recorda que todo final de semana era tradição o jogo de bocha na comunidade em que cresceu. Com o passar dos anos ele se mudou com a família para a cidade, mas a bocha seguiu inseparável. Foi quando começou a disputar os primeiros campeonatos em Poços e cidades pela região. “Chegamos a ganhar muitos destes torneios, perdemos outros tantos, mas o gosto pelo esporte sempre foi maior que qualquer campeonato. Hoje, como disse antes, nosso time enfraqueceu e por isto faço um apelo para todos. Venham jogar conosco, não deixem morrer a bocha em Poços de Caldas, aposto que quando a conhecerem não vão mais deixar de jogar”, falou Maiochi, mostrando uma disposição impressionante aos 82 anos.
A homenagem a César Maiochi foi idealizada por Darlei Jorge dos Santos, administrador do Country Club, e Paulo Ribeiro, diretor social do Clube de Bocha Poços de Caldas com apoio da Secretaria de Esportes.


A modalidade

A bocha é um dos esportes preferidos dos imigrantes italianos e em Poços isso não é diferente. Membros da família Maiochi  cresceram em contato com esse esporte. Cesar é um dos grandes incentivadores, assim como foi seu primo, falecido recentemente, João Maiochi.

Nenhum comentário: