quarta-feira, 3 de outubro de 2018

“Vamos colocar a Caldense entre os melhores”, diz novo técnico

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
e Renan Muniz
A.A.Caldense

Poços de Caldas, MG - Pouco depois de ser apresentado para a imprensa, o treinador da Caldense Ito Roque falou com o Mantiqueira. Na entrevista, ele comenta suas expectativas ao assumir o clube, as possíveis pressões da torcida, o estado do gramado do Ronaldão, entre outros assuntos. Questionado se o time começa o campeonato preocupado com um rebaixamento, o novo treinador descarta a possibilidade. Segundo ele, a Caldense terá um time para brigar pelas primeiras posições do campeonato. Confira os comentários do treinador para o Mantiqueira e para a assessoria de comunicação da Caldense.

Mantiqueira - Como você se apresenta para a torcida da Caldense?
Ito Roque - Sou natural de Araraquara, porém, moro em São José do Rio Preto há 17 anos, sou formado em educação física e fui jogador de futebol profissional. Aos 17 anos, quando atuava pela Ferroviária de Araraquara, tive a chance de trabalhar com o professor Zezito, que me puxou do sub-20 para o time profissional. Quando parei de jogar comecei a trabalhar como preparador físico, mas foram apenas dois anos nesta função, pois não era o que eu queria, já que meu desejo profissional era a parte técnica. Fui evoluindo ao longo dos anos, trabalhei como auxiliar técnico, trabalhei fora do Brasil, tanto como treinador como auxiliar técnico, com passagens pelos Emirados Árabes e Qatar num período de mudança de cultura, aprendizado constante, que com o tempo vai te colocando numa situação de crescimento.

Mantiqueira - Que informações o Ito Roque tem da Caldense?
Ito Roque - Recebi as melhores informações possíveis da Caldense. O clube conta com uma diretoria honesta que preza os compromissos com seus profissionais, tanto financeiro quanto da parte de estrutura. O futebol não é uma ciência exata e mesmo a Caldense tendo uma grande estrutura, pagando seus profissionais em dia este ano não foi bom dentro de campo. Estamos começando este trabalho com muito cuidado, um bom planejamento para que tenhamos uma temporada diferente, que os erros sejam minimizados lá na frente para que o clube faça um bom papel em 2019. Estamos buscando uma equipe competitiva para que dentro da estrutura que a Caldense oferece transportar para dentro de campo um time vencedor.

Mantiqueira - A Caldense não tem uma torcida tão grande, mas tem uma torcida que cobra muito. Como lidar com esta situação?
Ito Roque - A cobrança de torcida faz parte de todo time. A Caldense em 2015 fez uma campanha espetacular, ficou com o vice, merecia ser campeã e é normal que depois desta campanha a torcida queira que o fato se repita todo ano. É normal que o torcedor queira resultados em campo e agora com este novo trabalho a gente espera formar uma equipe para pelo menos chegar perto daquela situação. O primeiro passo é sempre buscar uma classificação e depois buscar vagas nas finais.

Mantiqueira -  A Caldense pode chegar até onde no Campeonato Mineiro? Rebaixamento é o principal medo?
Ito Roque - De forma alguma vamos começar o campeonato pensando em rebaixamento. Nem passa pela nossa cabeça esta situação. Lógico que vamos disputar um campeonato difícil onde o rebaixamento é uma das possibilidades, mas meu pensamento ao chegar num clube que dá uma boa condição de trabalho é que as metas devem ser as melhores possíveis. A Caldense entra no Estadual para brigar pela classificação entre os melhores.
Mantiqueira - Sobre o estádio Ronaldão, você já tomou conhecimento das condições do local, que é bastante criticado a cada campeonato. Você já conversou com a diretoria sobre este assunto?
Ito Roque - É uma situação delicada até mesmo pelo fato de eu não conhecer o estádio ainda. Já ouvi algumas críticas sobre o gramado e não podemos treinar num bom campo como o CT da Caldense e jogar num outro tipo de gramado que não é o mesmo dos treinos. Vamos conversar com a diretoria sobre algumas melhorias no gramado, mas é o campo que temos para jogar e vamos fazer dele nosso aliado nas partidas dos campeonatos. Mas confesso que ainda preciso ver de perto como está o gramado do estádio e ver com a diretoria o que pode ser feito para melhorar pelo menos um pouco.

Mantiqueira - Como será a programação da pré-temporada?
Ito Roque - Vamos iniciar os trabalhos em meados de novembro sendo que os primeiros dias serão de avaliações e a parte médica. Logo depois vamos começar os trabalhos técnicos e esperar o arbitral para traçar a programação de jogos-treinos pensando no início do campeonato. 

Renan Muniz - Você já é um treinador de prestígio, principalmente no interior paulista, onde o futebol é muito renomado. O quanto isso agrega na sua experiência?
Ito Roque - Acho que com o passar dos anos, os campeonatos que disputamos, os acessos que conseguimos, as vitorias e derrotas, nos fazem pessoas mais fortes. Isso tudo serve como experiência para nos nortear. Hoje tenho ideias de jogo formadas, dentro dos padrões da modernidade, mas sem esquecer o que é o futebol e tudo aquilo que é necessário para criação de jogadas.

Renan Muniz - Além disso, você foi atleta profissional. Isso contribui bastante na hora de lidar com o grupo?
Ito Roque - Com certeza. O fato de ser sido jogador ajuda a tomar decisões dentro da equipe. Essas noções de ambiente e convivência contribuem muito no cotidiano. Sou formado em educação física e logo que parei de jogar comecei a atuar como preparador físico, auxiliar técnico, até me tornar treinador.

Renan Muniz - Você já estava em contato com a diretoria da Caldense praticamente desde o término da Série D. Como está sendo o planejamento para a temporada de 2019?
Ito Roque - Eu, o Zezito e o Johnatan Alemão temos assistido vários jogos, principalmente da Série B e Série C do Campeonato Brasileiro. Analisamos diversos atletas e colocamos tudo no papel. Agora cabe ver as condições de cada um para que possamos chegar a um acordo juntamente com a diretoria.

Renan Muniz - Qual o perfil dos jogadores que vocês estão procurando?
Ito Roque - Precisa ser alguém que se encaixe no nosso modo de jogo. Vamos montar um time competitivo, com marcação forte, velocidade, saída de bola rápida e uma boa transição ofensiva. Acredito que para se realizar grandes campanhas é necessário um equilíbrio entre organização defensiva, qualidade técnica e criatividade. Sou um treinador que gosta de dar liberdade para o atleta, principalmente no ataque.

Renan Muniz - Ito, muito sucesso para você na Caldense e que você possa alcançar seus objetivos. Tem algum recado para a torcida alviverde?
Ito Roque - Estou feliz e orgulhoso por ter a oportunidade de trabalhar aqui. A mensagem que passo para os nossos torcedores é que acreditem no nosso trabalho e continuem prestigiando a equipe. Pois dentro de campo vamos derramar muito suor por vocês.

Nenhum comentário: