terça-feira, 23 de outubro de 2018

Campeonato Mineiro 2019 terá VAR na fase final

Poços de Caldas, MG  - Aconteceu na tarde de ontem, na sede da Federação Mineira, em Belo Horizonte, o Conselho Técnico para o Campeonato Mineiro de 2019. Duas mudanças foram bastante significativas, a implantação do Árbitro de Vídeo (VAR) nas fases semifinal e final do campeonato e a exclusão de estádios que não comportem pelo menos 10 mil pessoas a partir das quartas de finais, caso, por exemplo, do estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira, hoje com capacidade liberada para apenas 7 mil pessoas.
A Caldense foi representada por Luís Antônio Sebastião (supervisor de futebol), Luís Fernando Soares (vice-presidente eleito) e Sérgio Pereira Lemos, o popular Serginho Maracanã (assessor de futebol profissional).

VAR

O árbitro de vídeo será utilizado no Campeonato Mineiro após decisão unânime. A Federação Mineira de Futebol colocou os valores no planejamento financeiro para o exercício 2019 e arcará com os custos da operação do recurso tecnológico. Os clubes deverão homologar seus estádios, caso queiram mandar os jogos semifinais e finais, e arcar com os custos das adaptações necessárias.

DATAS

Ficaram definidas as datas de início (20 de janeiro) e término (21 de abril), com quatro jogos de meio de semana, sendo a maioria das partidas disputada no final de semana. Respeitando o calendário do futebol brasileiro como um todo, serão usadas apenas 16 das 18 datas abertas pela CBF para utilização em campeonatos estaduais.

INSCRIÇÃO DE ATLETAS

Ficou definido, após decisão unânime, que não existirá data limite para inscrição de atletas no Campeonato Mineiro Sicoob 2019. A medida favorece clubes que contratam jogadores pensando em competições futuras, como Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro das séries A, B, C e D, mais uma vez pensando no futebol nacional como um todo.

MASCOTES

Foi mantido o padrão de anos anteriores, e o acesso da criançada ao gramado será ilimitado, permitindo que os clubes cativem a nova geração de torcedores que começa a frequentar os estádios.

CALENDÁRIO

A tabela detalhada será divulgada dia 20 de novembro, após todas as adaptações necessárias para atender às necessidades de todos os filiados.  Participarão do estadual os seguintes times: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Guarani, Patrocinense, Tombense, Tupi, Tupynambás, URT e Villa Nova.

Nenhum comentário: