terça-feira, 2 de outubro de 2018

Poços é a primeira cidade do Brasil a receber projeto italiano que atenderá 9 mil crianças

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Aconteceu na tarde de ontem, no Espaço Cultural da Urca, o lançamento - em Poços - do projeto Joy of Moving - método educacional inovador, desenvolvido na Itália pela empresa Ferrero em parceria com a Universidade Italiana Foro Italico. O projeto tem como objetivo despertar nas crianças e jovens o interesse e o prazer pela prática de atividades físicas. O programa faz parte das ações de responsabilidade social da Ferrero e atenderá a mais de 9 mil crianças na cidade. O Brasil é o primeiro país a receber o projeto completo, que será implementado em escolas públicas da cidade por uma equipe de quatro professores italianos. Eles iniciaram os treinamentos dos 120 professores do município ontem e a prática segue na tarde de hoje no ginásio poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves.  Estão na cidade nesta fase de implantação do projeto Afonso Champi - Diretor de Assuntos Corporativos da Ferrero;  Alejandro Hurtado - Gerente do Projeto Kinder+Sport global;  José Angelo Barela - professor da Unesp/Rio Claro e Coordenador da Atividades do Joy of Moving no Brasil; Davide Tibaldi - Treinador líder da Itália para o Joy of Moving, além de quatro professores vindos da Itália para orientarem os educadores locais na implantação das atividades.

O projeto

O método foi escolhido pelo Grupo Ferrero para orientar seu programa de Responsabilidade Social Kinder+Sport, implementado em 28 países e que já engajou cerca de 4,4 milhões de crianças e jovens em atividades esportivas. “O principal objetivo é despertar a prática física, pelo movimento, e despertar na criança o interesse pela saúde. Em 2013 foi desenvolvida a metodologia Joy of Moving - Prazer pelo movimento, que desperta em crianças e adolescentes a descoberta pelo corpo e é esta metodologia que estamos implantantado em Poços de Caldas”, disse Afonso Champi, diretor de assuntos coorporativos da Ferrero no Brasil. A metodologia foi criada pela pesquisadora e professora italiana Caterina Pesce, que se baseou em estudos realizados por especialistas da comunidade científica italiana.
Acessível a todas as crianças, a essência do Joy of Moving está na criação de uma série de jogos físicos usando pedágios e espaços pequenos, praticados ao ar livre e, em alguns casos, com música. A aplicação desses movimentos permitem o desenvolvimento motor e o aumento de habilidades, contribuindo para o crescimento saudável.
Para a implantação do método, a equipe do Kinder+Sport leva toda a estrutura de materiais didáticos nas escolas como um guia explicativo para o professor, link para plataforma online e-learning www.joyofmovingeducation.com, manuais práticos com sugestões de atividades, formulários que permitem as crianças fazerem suas próprias avaliações de maneira divertida, livretos explicativos para as crianças e suas famílias e até posters para serem pendurados nas classes de aula, com espaços em branco para as crianças preencherem de forma criativa.
“O Brasil está sendo o primeiro país a receber o método completo Joy of Moving e estou muito feliz que Poços de Calda seja a primeira cidade a receber este projeto. Temos aqui nossa fábrica e tenho certeza de que este trabalho na cidade será muito bem desenvolvido”, falou Champi.

Apresentação

Na apresentação realizada ontem na Urca e que segue hoje no poliesportivo estão participando professores da rede municipal que atendem cerca de 60% das crianças e adolescentes. Estão na cidade duas escolas italianas, a Fundação Torino, de Belo Horizonte, e a escola Eugênio Montale, de São Paulo. Os professores locais estão tendo ensinamentos teóricos e práticos para depois passarem os conhecimentos adquiridos aos seus alunos. Eles receberam um kit com todo o material didático que vão usar nos ensinamentos. São cerca de 80 atividade diferentes. “Estas atividades vão desde brincadeiras, movimentos, tudo que desperte o interesse múltiplo das crianças e o prazer para o movimento. Esta metodologia está sendo acompanhada por uma universidade local, a Unesp, e temos em Poços de Caldas a presença de quatro professores que estão fazendo o acompanhamento para depois medirem os resultados. Estamos tendo todo um cuidado de como fazer todo o procedimento para depois poder compará-lo com o que o trabalho feito na Itália. O Brasil está sendo piloto nesta experiência sendo que o propósito do programa Kinder+Sport é levar isto a outros países”, finalizou Champi.

Unesp/rio claro

Uma das parceiras do projeto, a Unesp, campus de Rio Claro, esteve presente no evento de ontem na Urca representada pelo professor José Angelo Barela. Ele é licenciado em Educação Física e Técnico Desportivo, com mestrado em Ciências do Movimento Humano e doutorado em Desenvolvimento Motor pela Universidade de Maryland, Estados Unidos. Atualmente é professor-adjunto da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências, ministrando aulas nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física. Com experiência na área de Educação Física, Barela destaca a importância do treinamento dos professores que vão implantar nas escolas a metodologia. “A diferença desta metodologia fica nas atividades realizadas pelas crianças, que tem a intenção de promover o desenvolvimento da parte motora e visa destacar movimentos como corrida, saltos, porém, juntamente com isto promover outros desenvolvimentos, como cognitivo, relacionamentos com outras crianças, enfim, é uma metodologia baseada em atividades lúdicas bem prazerosas e que promovem  o desenvolvimento completo da criança utilizando a parte motora para questões como domínios cognitivos, afetivos, relacionamentos, melhora no desempenho acadêmico e escolar”, falou Barela. Na Itália a metodologia é realizada para crianças de quatro a dez anos, mas em Poços de Caldas as atividades serão realizadas para as crianças de quatro a dez anos e ainda adolescentes até 14 anos. “Vamos ter aproximadamente 9 mil crianças e adolescentes nestas atividades justamente para que se promova situações e experiências que propiciem o desenvolvimento delas. Trata-se de uma atividade muito importante e que nos deixa muito satisfeitos de trazer tudo isto para o Brasil”, finalizou o professor.
Além de professores da rede municipal de Poços o evento contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, do vice Flávio Faria e da secretária de Educação Flávia Vivaldi. “Estamos honrados em receber uma metodologia que vai marcar uma iniciativa muito interessante de introduzir em todas as escolas e centros de educação infantil uma formação efetiva em relação aos trabalhos lúdicos, atividades físicas, uma complementação para os professores e certamente será de grande valia para nossas auxiliares de desenvolvimento infantil”, disse a secretária. Flávia esteve em São Paulo na ocasião do lançamento do programa e salienta o fato de Poços de Caldas ser a primeira cidade do Brasil e ser contemplada com o projeto. “Nossa parceria vem no sentido de oferecer nossa rede, nossos alunos e profissionais e em contra partida a gente tem a formação e o material”, finalizou a secretária.

Nenhum comentário: