terça-feira, 16 de outubro de 2018

Escolinhas da Curimbaba e da Coopoços realizam o Primeiro Desafio de Goleiros

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - As escolinhas de futebol da Sociedade Esportiva Curimbaba e da Coopoços são especializadas em treinamentos de goleiros na cidade. Os treinadores José Carlos Quiciri, da Coopoços, e Marcelo Rodrigues, da Curimbaba, se dedicam a formar jogadores para uma das posições mais ingratas e desafiadoras do futebol. As duas escolinhas promoveram, no último final de semana, o Primeiro Desafio de Goleiros de Poços de Caldas, evento inédito na cidade, alcançando grande sucesso.
A competição entre goleiros aconteceu no estádio Benedito Bandola de Oliveira, Bandolão, e contou com um bom público, formado em sua maioria por pais dos jogadores das duas escolinhas.
“Este evento já é bastante tradicional no interior de São Paulo e recebemos o convite através do professor José Carlos Quiciri, da Coopoços, ficamos bastante animados com esta parceria. Assim como a Coopoços, a Curimbaba também tem sua escolinha de goleiros e foi um evento muito bacana e prazeroso de fazer”, falou Rodrigues.
As duas escolinhas já revelaram alguns atletas que hoje estão sendo monitorados por vários clubes do Brasil. Para Rodrigues, além da disputa sadia entre quem leva a melhor no desafio, o mais importante é uma parceria que visa mostrar para todos que a rivalidade acontece apenas dentro de campo. “Muito importante esta união que fortalece o laço entre os professores, os garotos e pais. Fora de campo não tem que existir rivalidade, mas sim a condução para que a gente consiga criar boas pessoas para o dia a dia”, falou Rodrigues.

Posição ingrata

Se faz uma defesa milagrosa e evita gol certo do adversário, não fez mais que sua obrigação, porém, se toma um gol e seu time é derrotado vira alvo de críticas e perseguições que podem durar por toda uma carreira. Assim é a vida de goleiro, mas parece que os meninos de base que sonham em se profissionalizar na posição não ligam muito para isto. Durante o desafio todos mostraram muita dedicação e empenho pela vitória. Já os derrotados deixavam o campo, especialmente montado no Bandolão, cabisbaixos e inconformados. “O sucesso deste evento foi tão grande que vamos tentar trazer mais vez para nosso calendário”, conta Rodrigues. Além de goleiros formados em Poços o evento contou com jogadores vindos de outras cidades, como Pouso Alegre, Machado, Serrania, Guaxupé, entre outras. Alguns goleiros que já estão em times de base do Brasil e que foram formados pela Curimbaba e pela Coopoços estiveram presentes. Um dos exemplos é Diego, que começou na Curimbaba e hoje está no Atlético, Otávio, menino que vem sendo monitorado pelo Palmeiras, também participou do desafio. “Tivemos uma competição bacana, alegre, uma confraternização muito bonita e esperamos realmente que prevaleça em nossos campeonatos”, finalizou Rodrigues.
Para o professor da escolinha da Coopoços José Carlos Quiciri, o evento mostra a qualidade dos goleiros formados em Poços de Caldas, que a cada dia estão ficando melhores e despertando o interesse de times de ponta. Idealizador do desafio realizado na cidade no final de semana, Quiciri fez um balanço bastante positivo do evento. “Foi um privilégio organizar este evento reunindo meninos que querem jogar nesta que é uma das posições mais exigidas do futebol e tentamos ajudar um pouco para que eles adquiram técnicas e conhecimentos para facilitar a tarefa de enfrentar os desafios que escolheram no futebol”, falou Quiciri, lembrando que apenas na década de 70, início de 80, é que começaram os treinos específicos para goleiros e hoje, com a evolução dos tempos, eles estão cada vez mais aperfeiçoados. “Destaco os mestre Zé Mario e Valdir de Moraes como os primeiros e se dedicarem na formação dos goleiros e ao longo dos anos muita coisa mudou. Hoje temos muita tecnologia e trabalhos específicos que ajudam os goleiros e ficarem cada vez mais ágeis e mais preparados para o desafio do dia a dia”, disse Quiciri”. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes.

Nenhum comentário: