quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Ex-ginasta da seleção brasileira prepara meninas de Poços para a temporada 2019

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Está em Poços de Caldas a ex-atleta da seleção brasileira de ginástica rítmica Ana Paula Scheffer, que representou o Brasil em diversas competições internacionais. Ela participou do Campeonato Pan-Americano de 2005, no Rio de Janeiro, dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, quando conquistou medalha de bronze. Também competiu nos Jogos Sul-Americanos de 2006 em Buenos Aires e de 2010 em Medellín. Competiu ainda em diversos campeonatos mundiais, como no de Ginástica Rítmica de 2009, no Japão.
Ana encerrou a carreira aos 21 anos e hoje leva sua técnica para meninas que estão iniciando no esporte. Com esta finalidade, ela está em Poços de Caldas a convite das professoras Marcella Cristina Silva Rosa Moraes e Kellen Generoso Alves de Oliveira, técnicas da equipe local, e da coordenadora da equipe de Poços de Caldas Isabella Fernanda Teixeira Gouvêa para passar os exercícios que serão usados durante toda a temporada. Serão diversas competições e festivais ao longo de 2019. 
“Ana Paula veio a Poços para fazer a montagem de série das atletas e vai ficar até a próxima semana fazendo um trabalho individual com as ginastas. É um trabalho importante que vai nos ajudar muito nas competições que teremos pela frente”, falou a coordenadora Isabella. As atletas da ginástica rítmica treinam série de mãos livres e exercícios com bolas, arcos, fitas e maças.
A reportagem conversou com a ex-ginasta da seleção Ana Paula. Ela praticou o esporte durante 12 anos, sendo que 8 foram defendendo a seleção brasileira.
A ginástica rítmica é um esporte onde o atleta começa muito cedo. Aos oito anos as meninas já treinam cerca de cinco horas por dia, seis vezes na semana. Com isto a aposentadoria também vem cedo. Ana Paula, por exemplo, parou aos 21 anos. “Meu auge foi no Pan-Americano do Rio de Janeiro, quando conquistei a medalha de bronze, mas com apenas 21 anos encerrei minha carreira. É um esporte muito precoce e a carga de treinamento é elevada. Uma hora a conta chega para o corpo e com isto a carreira é encerrada mais rápido”, conta Ana Paula, que no final de carreira sofreu com dores de na coluna. Sobre o trabalho que vem fazendo em Poços de Caldas ela está cuidando da coreografia da séries que serão usadas no ano. O trabalho tem uma duração de oito dias sendo que a cada dia três coreografias diferentes são montadas. “Depois é com as meninas que terão que treinar muito e com o tempo vão começar a acertar e assim vão para as competições com boas chances de representar muito bem a cidade”, finalizou Ana Paula.

Nenhum comentário: