quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Após cirurgia, Fábio Dechichi se prepara para a competição mais importante de sua vida

Gabriela Barbosa
Divulgação

Poços de Caldas, MG - No começo do ano o atleta de CrossFit Fábio Dechichi participou do CrossFit Games São Lourenço. Com o menisco rompido desde outubro de 2018, o atleta esperou o término desta competição e a seletiva do Brazil CrossFit Champinship (BCC) para decidir qual a melhor decisão tomar. Finalizada a seletiva do BCC, Fábio precisou fazer no começo de fevereiro uma cirurgia de joelho para tratar da lesão no menisco. “Eu esperei fazer a seletiva do BCC para operar. Caso contrário, perderia todas essas provas importantes que ainda estão por vir em 2019”, explica o atleta.
A espera para a cirurgia trouxe resultados e Fábio Dechichi foi um dos 26 atletas classificados para a competição Brazil CrossFit Championship e já está completamente pronto para enfrentar o que considerada uma das competições mais significativas de sua carreira. “Já faz 6 anos que eu treino CrossFit. Venho todo esse tempo tentando me classificar para esse campeonato da América Latina. Ano passado foi o primeiro ano que consegui entrar nesse evento individualmente”, conta.
A competição já é conhecida por Fábio, mas esse ano, além do nível dos participantes, o nome também mudou. “De 10 mil atletas eu tinha que ficar entre os 26 melhores. É o mesmo campeonato que chamava Regionals, mas esse ano o nome mudou para BCC, Brazil CrossFit Championship”, afirma Dechichi.

A competição

A competição acontecerá no Ginásio Ibirapuera em São Paulo. “Nos dias 17, 18 e 19 de maio eu disputo o BCC que dá direito a entrar no Campeonato Mundial. Serão 32 atletas, sendo os 26 classificados e mais 6 atletas convidados pela CrossFit, que são atletas de níveis altíssimos. Desses atletas somente um se classifica para o campeonato mundial”, diz o Fábio.

A classificação no BBC

Para fazer parte do torneio era preciso passar por algumas etapas, a primeira, chamada de qualifier disponibilizava apenas 26 lugares. “Do dia 21 de janeiro a 4 de fevereiro disputei a seletiva online, que é o qualifier. Foram duas provas por semana e para que não tivesse perigo de roubo por parte dos atletas, os vídeos eram gravados e enviados. A empresa CrossFit  julgou e fez o convite para que os melhores disputassem o campeonato”, explica.
 Apesar de a competição ser voltada aos melhores atletas da América Latina, estava aberta para todos os atletas do mundo. “Desses 26 atletas os 6 primeiros são americanos e canadenses que já disputaram mundial”, explica o atleta.
“Digo que é o melhor campeonato da minha vida por conta do nível dos atletas que irão disputar. Nunca disputei uma seletiva tão forte como essa”, conta o atleta que é considerado um dos melhores de CrossFit do Brasil.

Sobre o atleta

Fábio Dechichi é considerado o nono atleta de CrossFit mais condicionado do país, já participou de competições no Brasil e nos Estados Unidos, e já subiu no pódio do TCB 2016, o Torneio Brasileiro de CrossFit.

Nenhum comentário: