quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Elton Fiebig é vice-campeão paulista

O judoca Elton Fiebig do São Caetano e do Projeto Soma de Poços de Caldas disputou no último final de semana no Esporte Clube Pinheiros - tradional no Brasil e que tem sua a maioria de atletas na seleção brasileira - o Campeonato Paulista Sênior. A competição teve uma premiação que motivou os judocas a entrarem forte na disputa, tornando a mesma de um excelente nível técnico. O Campeonato Paulista é um dos mais tradicionais do país e para o judoca, conseguir participar dele, precisa passar pela fase regional, vencer a fase estadual e só assim estar na final. Participam os 22 melhores atletas de cada categoria e destes 16 são do interior e apenas 6 da capital. “Esse campeonato reúne a nata do judô. Se você for bem nessa competição estará automaticamente credenciado para o Campeonato Brasileiro”, disse Elton Fiebig, campeão mundial.O atleta de Poços de Caldas ficou com o vice-campeonato, sofrendo sua primeira derrota no ano. “Perdi para um atleta que é uma revelação do judô nacional, o Rafael Carlos da Silva, o Baby. Ele tem 2 metros e 10 de altura, 160 quilos e vem se destacando já há algum tempo, não só pelo judô, mas pelas genética. Ele vem sendo considerado o futuro do esporte e um nome quase certo para os jogos de 2016”, conta Elton Fiebig que mesmo perdendo a luta final se disse muito safisfeito com o próprio desempenho. “Eu com 38 anos, lutei de igual para igual com um atleta desse nível, que hoje representa a seleção nacional. A agüentar lutar por quatro minutos e perder porque sofri uma punição que foi determinante em minha derrota. Então perder essa luta acabou mostrando que meu judô é forte e que ainda estou muito bem”, conta Fiebig. Na luta final, Elton dificultou o máximo para o gigante Rafael. A luta caminhava até perto do final quando o atleta de Poços de Caldas sofreu uma punição. Como a luta estava muito perto do fim, Elton partiu para o tudo ou nada e acabou sendo finalizado pelo rival que ficou com o título. “Vale muito a pena destacar que este ano que comecei a representar Poços de Caldas, foi a primeira derrota que sofri. Os resultados estão sendo melhor do que eu esperava. Em São Caetano eu tinha que trabalhar muito para estar levantando os atletas que tinham uma olimpíada por objetivo. Meu trabalho em Poços de Caldas é na formação, dou minhas aulas na iniciação e consigo mais tempo para dedicar a mim mesmo. Isso fez com minha qualidade de vida melhorasse. Estou perto da família o que também é uma vitória. Trabalhar em locais que me abrem outras portas. O Projeto Soma hoje já conta com novas parcerias com escolas como a CriativaIdade, Colégio Objetivo, o Cepoc. A cidade está me dando o retorno do que investi lá atrás. A cada vez que luto estou levando o nome de Poços de Caldas para fora” conta Elton Fiebig que além dos títulos mundiais conquistados esse ano venceu o master paulista e foi vice no campeonato deste final de semana. Segundo Elton, lutar com o nome de Poços de Caldas já está chamando a atenção de outros professores que querem trazer atletas para Poços para realizarem suas pré-temporadas. “A temporada para mim tem sido muito boa. Além dos campeonatos que participo, fiz no mês de agosto um trabalho de Força de Contração Esométrica Massa para judocas. Esse trabalho consistiu em um estímulo auditivo para realizar um tipo de trabalho e um outro sem esse estímulo. Com o estímulo eles tiveram a performance melhorada. Atletas consagrados como o Cielo, estão sempre com seus fones de ouvido e colocam algumas músicas que liberam endorfina, e outros hormônios que podem fazer o resultado ser melhor. Fiz isso dentro do judô e meu trabalho foi para um congresso e recebi um diploma que provou que meu trabalho foi muito bem recebido”, disse Elton.Elton, desde que chegou ao judô de Poços tenta passar experiências novas aos alunos da cidade e causado um diferencial no judô da cidade.O judoca viaja amanhã para São Paulo e no próximo final de semana disputa em São Caetano do Sul os Jogos Abertos. A competição acontece na cidade do ABC Paulista e a equipe local busca a 14ª conquista consecutiva. “Esse ano por São Caetano ser a cidade sede, aumenta a responsabilidade de vencer. Estamos com uma equipe unida para buscar mais esse título”, disse Elton. Elton acha muito importante o trabalho de base no esporte brasileiro. Segundo o judoca com a realização dos jogos olímpicos no Brasil, precisa ter um incentivo para os garotos. “O Brasil para se tornar uma potência olímpica tem que investir no esporte individual. Não adianta investir só em futebol ou voleibol que quando vencem levam apenas uma melhada, enquanto que uma natação e um judô conquistam inúmeras medalhas numa mesma competição”, finaliza Elton Fiebig.

Nenhum comentário: