quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Uma semana apreensão

O impasse sobre a desativação do futebol profissional do Rio Branco de Andradas terá um desfecho apenas na próxima quinta-feira (15), quando os vereadores daquela cidade vão decidir se aprovam ou não o projeto que passa o estádio Parque do Azulão para o time andradense em forma de permuta.
A postura dos dirigentes do time é que se o estádio não for passado definitivamente para o clube o futebol para por pelo menos dois anos.

Proposta do clube
O estádio pertence ao município e o Rio Branco o adquiriu em forma de comodato que tem validade de 60 anos. A proposta do clube para a prefeitura é que o estádio seja repassado definitivamente para ser administrado pelo Rio Branco e assim, em contrapartida, seria entregue ao município um terreno de cinco alqueires.
No clube a postura é radical. Os dirigentes, inclusive, já enviaram para a Federação Mineira de Futebol uma solicitação de dispensa do campeonato. O estádio também já teria sido devolvido para a administração municipal, que recusou.

A cidade
O prefeito de Andradas está bastante interessado na proposta, no entanto, os vereadores ainda não decidiram se concordam com a troca. Ele não aceitou a devolução do estádio e mantém uma postura favorável à concretização do negócio.

Câmara
Caso a postura da Câmara seja desfavorável ao time andradense, o futebol será mesmo desativado. Se a decisão for favorável, o Rio Branco passaria a ser proprietário do Parque do Azulão. Poderia então já começar a pensar no Campeonato Mineiro, ficando apenas aguardando a realização do arbitral para iniciar a montagem do time para a temporada de 2010.

Mineiro
Assim, quem vive um grande dilema é a torcida andradense, que não sabe se ano que vem terá ou não para quem torcer no Campeonato Mineiro, que deve começar nos meados de janeiro. O time andradense deve ser montado de 60 a 70 dias antes do início da competição.
O Rio Branco de Andradas e a Caldense são as únicas equipes da região na elite do futebol mineiro. Na temporada deste ano o Rio Branco foi uma das grandes surpresas da competição, chegando entre os quatro finalistas. O time jogou de igual para igual com os grandes da capital e ainda fez uma bela apresentação em Poços de Caldas quando goleou o América Mineiro. Na oportunidade, a torcida de Andradas fez uma linda festa no Ronaldão, que pela primeira vez foi todo colorido de azul.
Os planos do Rio Branco de Andradas caso consiga o estádio definitivamente é evitar justamente o que aconteceu esse ano. Os dirigentes querem em um curto espaço de tempo fazer um investimento na estrutura e ter um estádio com capacidade para 10.000 pessoas e assim não ser obrigado a jogar fases decisivas longe de sua torcida.
Segundo os dirigentes, o clube investiu nos últimos dez anos cerca de 7 milhões de reais no Parque do Azulão.
O Campeonato Mineiro de 2010 promete ser um dos mais fortes dos últimos anos. Com o retorno de Caldense e Ipatinga, o Estadual será disputado pelas principais equipes mineiras. O Uberlândia é um forte candidato, juntamente com o Tupi, Ituiutaba, Uberaba, além do América, que está motivado com a conquista da série C do Brasileiro.
A presença do Rio Branco de Andradas é assunto que muito interessa ao torcedor de Poços de Caldas. Com o retorno da Caldense à elite mineira, a expectativa é grande em torno do duelo entre os dois principais clubes da região. Seria uma grande decepção esse jogo não se realizar no ano de reestreia da Caldense entre os clubes fortes de Minas Gerais.

Pressão da torcida
O Rio Branco conta com um grande aliado para tentar os votos favoráveis. Depois de anos mostrando o amor pelo clube nas arquibancadas do Parque do Azulão, a torcida agora tenta trabalhar nos bastidores e mostrar aos vereadores que a cidade não pode ficar sem futebol. Na última terça-feira foi realizada uma reunião na Câmara e a presença da torcida foi marcante. Integrantes da Ressaca Azul e da Ressaca Jovem, formadas por cerca de quinhentas pessoas de todas as idades, lotaram o plenário.
O presidente da Ressaca Azul, Fernando Monteiro, 34 anos, disse que a intenção da torcida é pressionar para que a votação seja favorável ao projeto que define o futuro do Rio Branco, que luta para continuar na disputa do Mineiro ano que vem.

Estádios
Os clubes da primeira divisão do Campeonato Mineiro têm prazo até 16 de outubro para protocolar na Federação Mineira de Futebol os laudos de vistoria de seus estádios. A documentação deverá ser assinada pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, sanitarista municipal, engenheiro civil e eletricista, conforme exigência da Medida Provisória de Segurança do Torcedor e Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pelo Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Federação Mineira de Futebol em 24 de abril.

Nenhum comentário: