quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Judocas de Poços se destacam

O final de semana prolongado foi de vitórias para o judô de Poços. Os atletas Luis Gustavo e Vinícius Marcondes estiveram em Montes Claros disputando os Jogos Escolares de Minas Gerais e acabaram conquistando um título e um vice-campeonato. Vinícius foi campeão após três lutas e se classificou para os Jebs, que acontecem em Maringá-PR em novembro. “Agora quero trabalhar bastante para conseguir boa classificação nos Jebs e representar bem a cidade”, disse. Uma boa participação nos Jebs pode garantir ao judoca, além de uma bolsa atleta do Governo Federal, uma vaga para disputar as Olimpíadas Escolares ano que vem na Tailândia. Esta competição será realizada pela primeira vez, com organização do Comitê Olímpico Internacional.
Luiz Gustavo teve uma disputa mais difícil em Montes Claros. Sua categoria reuniu 19 atletas e o judoca de Poços de Caldas fez uma bela participação, mas na decisçao foi derrotado. “Infelizmente perdi a decisão, enfrentei um menino que apesar de representar Minas Gerais é do Maranhão e perdi por punições da arbitragem. Infelizmente na hora que o juiz vai tormar uma decisão sobre punição o atleta que tem um clube grande por trás sempre leva vantagem”, lamenta o judoca. O adversário de Luis Gustavo, Emanuel, já foi campeão brasileiro e tem um nível técnico bem apurado. O poços-caldense fez um bom combate e lutou de igual para igual.
Os dois judocas que representaram Poços de Caldas em Montes Claros treinam no Clube de Judô Poços de Caldas, são bolsistas no Projeto Soma e são exemplos de que o judô de Poços está ganhando status de respeito. Os atletas da cidade hoje estão conseguindo representar bem a cidade em várias competições.
Elton Fiebig, responsável pelo judô no Projeto Soma, destaca a importância do trabalho de base que vem sendo realizado com os meninos em Poços. Ele cita como exemplo Marco Antônio Inácio, que saiu da cidade aos 15 anos e hoje é um judoca respeitado no mundo. “Nosso trabalho em Poços de Caldas dá condições de um garoto conseguir, sem sair da cidade, se destacar e não precisar deixar o berço familiar para ser alguém dentro do esporte. Tenho certeza que num curto espaço de tempo nós vamos produzir nossos campeões aqui mesmo”, diz Elton.
Jogos Abertos do Interior de São Paulo - Elton Fiebig, do São Caetano e do Projeto Soma, disputou os Jogos Abertos do Interior de São Paulo e ajudou o São Caetano a conquistar o 13º título seguido. Neste título Poços de Caldas também teve uma grande participação, já que Marco Antônio Inácio, poços-caldense que hoje vive e treina no ABC paulista, foi campeão na categoria até 81 quilos.
“Por São Caetano ser a cidade sede a gente tinha a obrigação de vencer”, disse Elton. A equipe de São Caetano é formada por judocas experientes, como Carlos Honorato, Mário Sabino, nomes que já possuem bagagem grande, com participações na seleção brasileira. “Esses atletas conseguem transformar pressão em motivação e isso deixa o judô de São Caetano quase imbatível dentro de São Paulo”, disse Elton Fiebig. Para o judoca de Poços de Caldas, a renovação que é feita em São Caetano hoje ainda é lenta e por esse motivo a equipe ainda precisa muito dos atletas mais rodados e com mais chances de buscarem resultados. “O São Caetano hoje no judô pode ser considerado referência para todo o Brasil”, finaliza Elton.

Nenhum comentário: