domingo, 11 de outubro de 2009

Pelos caminhos da Patagônia

O atleta Adilson Dorvalino Fernandes é um veterano do ciclismo de Poços. Aventureiro de coração, já percorreu boa parte do Brasil e também alguns países da América do Sul. O ciclista, que aos 48 anos de idade é um incansável do esporte, prepara sua próxima aventura. Nesta semana ele inicia o “Projeto Patagônia, Pelos Caminhos do Mundo", que o levará ao extremo sul do Chile e Argentina, com destino final a Patagônia, santuário ecológico e um dos pontos mais belos do mundo. Adilson dará suas primeiras pedaladas em Santiago no Chile e percorrerá aproximadamente 3.500 km. Segundo ele, a maior dificuldade que encontrará durante o percurso, além do clima, serão as condições das estradas. “Estou nesta nova aventura para o que der e vier e quero trazer para Poços de Caldas muitas imagens desta belíssima viagem que será uma das principais de minha vida”, conta Adilson, que viajará sozinho e durante o período da aventura descansará em acampamentos montados por ele mesmo. “A alimentação será feita por mim mesmo já que preciso manter os custos dentro do limite para que não tenha nenhuma surpresa de última hora”, conta.Além do esporte de aventura, Adilson participa ativamente do calendário esportivo de Poços de Caldas. O ciclista compete em mountain bike e ainda se arrisca em provas de atletismo. Contabiliza 15 participações na Volta ao Cristo, tradicional prova do atletismo local. “Tenho orgulho de ter corrido a primeira edição da Volta ao Cristo. O esporte é a melhor forma de manter corpo e mente sãos”, fala ele.Ainda dentro do esporte de Poços de Caldas, Adilson ostenta um importante feito. É um dos maiores campeões das Olimpíadas dos Trabalhadores nas modalidades de atletismo e ciclismo.Adilson já viajou por todo o litoral brasileiro, do Oiapoque ao Chuí, percorrendo aproximandamente 8.500 km de bicicleta. Chapada Diamantina (15 dias), Serra da Bocaína (8 dias), Serra da Canastra (8 dias), Serra Gaúcha e Serra Geral-SC (18 dias) e Rio do Rastro, São Joaquim (15 dias) são as principais aventuras do ciclista pelo Brasil, que ainda pedalou pela Cordilheira dos Andes, percorrendo cerca de 4.500 km entre Santiago, Argentina, Uruguai, sul do Brasil e Poços de Caldas.Adilson ainda pedalou de Corumbá-MS até o altiplano boliviano, no lago Titicaca, foi até a cidade de Cuzco no Peru e Machu Pichu, quando fez um trajeto de 3.500 km enfrentando uma altitude de até 4.950 m.O ciclista também possui um grande respeito na região já que participa de algumas provas pelo sul de Minas, e tem alguns títulos nacionais de mountain bike.“Acho que toda minha história no esporte é o maior incentivo para novas aventuras com essa que inicio esta semana”, fala Adilson, que pretende documentar em fotos toda sua viagem. Ele agradece alguns parceiros, como o secretário de Esportes Lelo, Pedal Poços Clube, empresários Flávio e Fábio do Frios Frimer, Maurício do Boticário, Estefson da Sudoeste Móveis Escolares e Nilson da Villa Shop. “São pessoas que sempre se empenham em me ajudar da melhor forma possível. Algumas delas estão comigo desde as primeiras aventuras, me ajudam nas escolhas de caminhos em todos os sentidos e nunca deixam que o desânimo bata em minha porta”, finaliza o aventureiro de Poços de Caldas.

Nenhum comentário: