domingo, 31 de outubro de 2010

Renato Rezende fica em terceiro no Latino-americano no Chile

Depois de um período afastado de competições, o poços-caldense Renato Rezende voltou a disputar uma prova internacional no último final de semana. O piloto, uma das principais promessas do BMX brasileiro, esteve no Campeonato Latino-americano, no Chile, e conquistou a terceira colocação. “Foi um grande resultado para mim, pois estava voltando de umas merecidas férias e fiquei muito feliz com a conquista. Sou muito exigente e queria vencer de qualquer jeito lá no Chile, mas devido a todas as circunstâncias da prova e de minha participação, o resultado só tem que ser comemorado”, contou. Renatinho, com é conhecido, teve um grande apoio fora das pistas. Pela primeira vez numa competição internacional depois de suas férias, ele teve o acompanhamento do pai Paulão Rezende, que também teve grande importância na equipe brasileira. “Minha ida com a equipe brasileira para o Chile foi uma grande experiência, pois além de estar junto com meu filho, dando o apoio que ele precisava, ainda ajudei os pilotos mais novos, passando minha experiência como atleta, cuidando a alimentação deles e alongamentos", disse Paulão Rezende.
O chefe responsável de delegação brasileira foi Fábio Polite, um dos dirigentes do BMX mais respeitados pelos pilotos devido ao trabalho que desenvolve extrapistas. Dentres as funções de Polite na equipe, ele se destaca com palestras motivacionais que acabam fazendo muita diferença na hora das competições.
Nas provas no Chile os principais pilotos da América Latina estavam presentes. Ramiro, da Argentina, foi o grande vencedor. Renato acredita que se estivesse treinando especificamente para a competição e com um tempo maior de preparação iria certamente brigar pela vitória. Mesmo assim, os pontos somados no Chile acabam sendo muito importantes para que o piloto poços-caldense conquiste sua meta de chegar aos jogos olímpicos em 2012. “Foi uma corrida muito forte e eu acabei conquistando o resultado devido a minha técnica. Foram dois dias de competições e treinos e como a gente passava o tempo todo na pista, embaixo de muito sol, acabou me desgastando um pouco. Pesou o fato de eu não estar tão bem preparado, senti na final que minha resistência foi diminuindo gradativamente e isto me impediu de brigar pelo lugar mais alto no pódio”, contou Renatinho. Para chegar às olimpíadas, Renatinho depende que outros pilotos do Brasil se destaquem - Leandro Miranda, o Tachinha, da categoria junior, e Rospeti da Júnior Man. Estes atletas vão competir ano que vem na elite e podem ajudar Renatinho em sua briga pela vaga para Londres 2010.
No próximo final de semana, Renato Rezende disputará a Copa Regional. No calendário do ano restam poucas provas. “Quero descansar no mês de novembro, realizar treinos mais leves e começar uma pré-temporada muito boa em dezembro. Esta pré-temporada deverá durar até a corrida da Rede Globo, quando todos os atletas da seleção brasileira vão se reunir em Americana para treinar juntos”, contou ele. “É muito importante para mim lembrar de meus parceiros que me ajudam nos momentos ruins ou bons. Meu pai ter ido ao Chile foi muito válido pois foi fundamental nas orientações da minha preparação. Minha psicóloga Alessandra ajudou no período que passei longe das pistas, meu preparador físico Paulo Romualdo, Marcelo Jáculo do Projeto Soma e ainda o apoio que tenho tido dos secretários de Esportes e Obras e ao Bicicross Poços Clube. Por fim meus parceiros Oacley e Capacetes Vaz”, finalizou Renato Rezende.
A pista de atletismo de Poços de Caldas, situada no parque municipal, passará por uma reforma quase que completa. Dentre as melhorias o local terá um gate - importante na hora da largada - que era uma das antigas reivindicações. "Com a melhoria da nossa pista não vou mais precisar treinar fora de Poços em vésperas de grandes competições. Possa fazer toda a preparação em minha casa e isto será maravilhoso e muito mais motivador”, contou Renato. A pista estará nos padrões nacionais e internacionais. Um dos primeiros eventos na revitalizada pista poderá ser a provável visita da seleção brasileira de BMX para um período de treinamentos. Um campeonato nacional também poderá ser um dos primeiros eventos do local. Tudo ainda está em fase de estudo. A previsão é que a nova pista fique pronta até o final do ano. “Em nome do BMX de Poços de Caldas queremos agradecer a Secretaria de Esportes, o secretário de Obras, além do Fábio que nos ajudou muito e sempre é um apoio muito importante que o Renato tem dentro do esporte”, disse Paulão Rezende.

Nenhum comentário: