domingo, 24 de outubro de 2010

Revelação do judô fala de seu amor pelo esporte

Uma das gratas revelações do judô de Poços de Caldas, Savanna de Souza Campos, tem apenas 14 anos e apesar da pouca idade traça metas ousadas para a carreira. Aluna dos dois principais senseis da cidade, Matsuo e Elton Fiebig, Savanna conquistou um grande feito recentemente ao trazer para Poços de Caldas a medalha de bronze na edição nacional dos Jogos Escolares, realizada em Fortaleza-CE. Além das aulas de judô, Savanna ainda é praticante de jiu-jitsu com o mestre Paulão. Filha de Wésley Campos, um ex-praticante de judô, o apoio nunca faltará para a jovem Savanna. "Eu fui responsável por apresentar o judô para a Savanna, pratiquei o esporte com o sensei Matsuo quando a sede era ainda no prédio onde hoje funciona a Apae, e ela pegou um gosto muito grande pela modalidade. Hoje vejo ela treinando com um apego muito grande e meu papel é dar apoio o máximo possível. Muita gente acha que estes treinos, esta dedicação é uma imposição da família, mas a verdade é que tudo parte dela, a determinação é dela e nós só damos o respaldo necessário", disse Wesley. O apoio da família ultrapassa o lado emocional e acaba custeando todas as viagens de Savanna. "Ajudamos com os kimonos para competições, material esportivo, inscrições, algumas viagens. Este apoio é natural. Tentamos caminhar junto com ela e acreditamos em cada sonho que ela tem e fazemos de tudo para facilitar para que eles se realizem", disse ele. Confira entrevista e conheça um pouco desta jovem promessa do esporte brasileiro.
Mantiqueira – Quando a vontade de praticar o judô despontou em você?
Savanna – O meu pai acabou sendo fundamental nesta escolha. Eu tinha 11 anos e ele me levou para ver uma aula do sensei Matsuo no Clube de Judô de Poços de Caldas. Aquele primeiro contato acabou me cativando e despertou uma vontade enorme de praticar o judô. Comecei a treinar e peguei paixão e agora não largo mais.
Mantiqueira – Você hoje treina com dois grandes mestres do judô de Poços de Caldas. Como é lidar com estas diferenças de estilos?
Savanna – O sensei Matsuo nos ensina um judô mais tradicional, passando os fundamentos deste esporte que é praticado no Japão. Tenta no ensinar o máximo possível a disciplina oriental. Já o sensei Elton é mais focado na competitividade e é diferenciado. Hoje cresci muito em termos de competição e isto é graças aos ensinamentos de Elton.
Mantiqueira – Quais evoluções você percebeu durante as competições?
Savanna – Este ano melhorei muito. Aprendi novas técnicas e participei de grandes campeonatos e os resultados vieram dentro do tatame. Fui campeã mineira, estive em Fortaleza na edição nacional dos Jogos Escolares, onde fiquei com a medalha de bronze. 2010 para mim foi um ano de muitas conquistas.
Mantiqueira – O feito em Fortaleza é inédito para o esporte feminino de Poços de Caldas. Como foi a disputa e a conquista?
Savanna - Foi uma competição bastante grande, em que consegui mais experiência. Um campeonato de primeiro mundo, tudo muito bem organizado. As lutas de alto nível técnico com competidores muito fortes e para mim acabou sendo sensacional fazer parte destes jogos. Venci três lutas e perdi duas e fiquei em terceiro lugar representando a equipe de Minas Gerais. Um resultado maravilhoso e inesquecível.
Mantiqueira – E agora, o que vem pela frente?
Savanna – Já em novembro vou disputar o Campeonato Interestadual de Judô, que será realizado dia 14 no Clube da Alcoa. Ainda terá a Copa Centro Olímpica em São Paulo e no Rio de Janeiro, porém não tenho certeza se vou para estas competições ainda.
Mantiqueira – Você tem apoio para competir fora de Poços de Caldas?
Savanna – Nas competições do Clube de Judô Poços de Caldas temos o apoio da prefeitura que fornece o transporte. No entanto, só competimos no sul de Minas. Em competições mais longe não têm o transporte. Já o sensei Elton Fiebig é quem nos leva para as competições fora de Poços de Caldas, quase todas no interior de São Paulo e até capital. Ele tem uma van que acaba sendo o meio de transporte. Mas é preciso neste caso que o atleta dê uma ajuda de custo para esta locomoção.
Infelizmente ainda não tenho patrocínio e meu pai acaba arcando com a maioria dos custos das minhas viagens em competições. Se alguém estiver interessado em me apoiar será muito bem-vindo. Os telefones para contato são 9915-1446 ou 4141-2541 ou pelo e-mail savannacampos@pop.com.br
Mantiqueira - O que mudou em sua vida depois que você começou a praticar o judô?
Savanna – Mudou totalmente meu estilo de vida. Antes eu não me interessava por quase nada e depois o esporte me despertou para um mundo diferente. Passei a praticar ainda o jiu-jitsu, comecei a fazer musculação e hoje tenho uma rotina que antes jamais eu poderia imaginar que teria.
Mantiqueira – E como é esta sua rotina?
Savanna – De manhã vou para a escola e nos períodos da tarde e noite são dedicados inteiramente aos treinamentos. São de 4 a 5 treinos por dia entre aulas de judô, jiu-jitsu, musculação, natação e sessões de fisioterapia.
Mantiqueira – Onde você espera chegar com o esporte?
Savanna – Meu sonho e principal meta são os Jogos Olímpicos em 2016. É para isso que tenho treinando muito e acredito que com o tempo vou conseguir estar em condições de representar o Brasil. Já no jiu-jitsu quero conquistar um título mundial. Estas são minhas metas, sei que é difícil mas com vontade e determinação nada é impossível.
Mantiqueira – Como você lida com as diferenças entre o judô e o jiu-jitsu?
Savanna – Na realidade são duas artes marciais bastante parecidas. Enquanto no judô a luta é em pé e se você derruba o adversário marca pontos e vence o duelo, no jiu-jitsu a luta é desenvolvida no chão e você vence imobilizando o adversário. Uma modalidade complementa a outra.
Mantiqueira – Como fica a família diante desta sua vida voltada ao esporte?
Savanna - São os que mais me apoiam e estão sempre do meu lado, ajudando nas competições, dando apoio moral, me acalmando e são fundamentais para que eu possa ir atrás dos meus objetivos. Sem eles ficaria muito difícil me dedicar o quando me dedico ao esporte. Além da família, não posso deixar de agradecer aos senseis Matsuo, Fiebig e Paulão Rezende, além do Rodrigo Jáculo que abriu as portas do Projeto Soma para eu fazer musculação.

Nenhum comentário: