quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sensei Fiebig é campeão do Grand Prix

 O sensei Elton Fiebig, do Projeto Soma e do São Caetano, acaba de conquistar mais um importante título. Ele fez parte da equipe do São Caetano que neste final de semana, no Clube Atlético Juventus, em São Paulo, conquistou o tricampeonato do Grand Prix. Na decisão o São Caetano Unip/SP venceu a Oi Sogipa/RS por 3 a 2 e subiu ao pódio da mais importante competição interclubes do Brasil. A equipe do São Caetano é uma das grandes potências do judô nacional e de sete edições do Grand Prix sempre se destacou entre os finalistas. Os outros títulos do São Caetano foram nos anos de 2003 e 2004. “Este resultado mostra que mesmo nossa equipe já sendo bastante rodada e sem o mesmo investimento de antigamente mantém um espírito esportivo muito grande e uma união muito forte, um grupo bastante fechado que conseguiu esta vitória diante de grandes adversários”, disse Fiebig.
A medalha de prata também foi a terceira dos gaúchos do Sogipa. O bronze ficou com Belo Dente Minas Tênis Clube/MG, que venceu o Barueri/SP por 3 a 2 em outro duelo eletrizante diante dos olhares atentos do técnico da seleção brasileira, Luiz Shinohara, e do campeão olímpico Aurélio Miguel. O São Caetano igualou o Pinheiros, também tricampeão. O Minas segue como único clube fora de São Paulo a ter vencido o Grand Prix, em 2009.
“Superamos um Sogipa que hoje tem atletas que figuram entre os principais do Brasil e com um investimento muito grande dentro da modalidade”, falou Fiebig.
O Grand Prix tem a participação dos 12 maiores clubes do Brasil e é uma das competições mais fortes da modalidade. “O São Caetano este ano teve que se superar, já que tinha muitos atletas lesionados e uma faixa etária acima dos 30 anos. O time foi conduzido por Carlos Honorato, vice-campeão olímpico em 2000. Ele venceu sua luta e saímos na frente na decisão, o que acabou abrindo caminho para o título”, contou Elton.
“Foi a vitória da união e da experiência. Temos uma equipe com média de idade acima de 30 anos e tivemos que nos superar para conter a juventude dos adversários. O judô brasileiro está de parabéns pelo trabalho e evolução que vem atravessando. A prova disso são os confrontos super equilibrados e pontos muito disputados”, comentou o vice-campeão olímpico Carlos Honorato, que abriu o placar para os paulistas ao vencer Walter Santos.
Depois da vitória de Honorato no pesado, Marcos Sabino e Adriano Araújo empataram no peso até 66kg. Leonardo Luz fez 2 a 0 ao passar por Moacir Mendes Jr. Mas os irmãos Luna, da Sogipa, empataram a série com vitória de Guilherme sobre Marco Antônio Inácio (81kg) e Rodrigo sobre Flávio Honorato (90kg). Com isso, os meio-leve tiveram que voltar ao tatame em golden score, onde Sabininho venceu por ippon. Rodrigo Luna, que deu à Sogipa a chance de ainda sonhar com o título empatando a série diante da animada e barulhenta torcida do São Caetano, viaja essa semana com a seleção brasileira para o Mundial por Equipes.
A equipe campeã do Grand Prix neste final de semana é um grande exemplo de que o apoio de uma cidade ao seu esporte pode render grande frutos. “Esta equipe foi montada em 1997 graças ao apoio da prefeitura de São Caetano que na época vislumbrou transformar a cidade num polo do judô, um celeiro de formação de atletas. A maioria deste time quando começou a disputar competições tinha 22, 23 anos, portanto estão juntos há quase 15 anos. Até hoje esta força é mostrada no tatame e prova que a prefeitura acertadamente investiu no esporte local e tem grande parte de responsabilidade neste sucesso. Hoje os atletas formados em 1997, além de representar o clube, são professores e acabam formando novos alunos para a cidade”, finalizou o sensei Fiebig.
A equipe do Projeto Soma, comandada por Fiebig, participou, no último dia 16, da Copa São Carlos, no interior paulista. Oito atletas locais estiveram na competição e conquistaram três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. “O resultado mostra uma grande evolução, todos os atletas conquistaram medalhas, prova que nosso judô está cada vez mais forte”, disse Fiebig.
O projeto Soma conta com um grande reforço, Rodrigo Marcondes, ex-aluno do Clube de Judô Poços de Caldas e que estava treinando em Varginha. O atleta, que já conquistou um terceiro lugar no campeonato brasileiro adulto, está de volta a Poços e faz parte da equipe de Elton Fiebig.
“O Marcondes é um sparring com as mesmas condições físicas que as minhas e me ajuda muito no meu treinamento. Ele também vem sendo muito importante na preparação dos meninos que buscam absorver toda a experiência que ele tem. Com o retorno deste atleta Poços ganha muito, ele fez uma grande falta quando trocou de cidade”, disse o sensei. Fiebig destaca a parceria com RJ Nutrição Esportiva que está colaborando com alguns atletas do Projeto Soma.
Jogos Abertos
Elton Fiebig e Fábio Dechichi estão em fase de preparação para os Jogos Abertos do Interior Paulista, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro. A competição chega a sua fase final, que será realizada na cidade de Santos. “Nestes dois últimos anos que estamos em Poços de
Caldas nosso judô nunca esteve com tanto destaque. Acredito que o retorno acaba sendo bom para todos, seja o Clube de Judô, a Caldense, Projeto Soma e toda a população envolvida com a modalidade”, disse.

Nenhum comentário: