domingo, 14 de julho de 2013

Atleta de Poços de Caldas vence Desafio Mineiro de Crossfit

Poços de Caldas, MG - Fábio Dechichi é acostumado com conquistas de títulos. Como judoca ele perdeu a conta de quantas vezes subiu ao lugar mais alto do pódio. Em busca de novos desafios, Dechichi mudou de modalidade, porém, os bons resultados continuam ao lado do atleta, que agora pratica crossfit. Logo em sua primeira competição ele foi campeão.
Dechichi venceu o Desafio Mineiro realizado em Belo Horizonte e que reuniu grandes nomes desse esporte pouco conhecido no Brasil. A competição teve a participação do Crossfit Belo Horizonte, Crossfit Pampulha, Guerreiros Crossfit e Crossfit Thribo de Poços de Caldas. Estas quatro equipes são as única oficiais em todo o Estado de Minas Gerais. “Este resultado do Fábio foi muito importante para nossa equipe, pois ele enfrentou atletas de respeito, que representaram o Brasil na etapa sul-americana do Crossfit Games. Faz muito pouco tempo que o Fábio pratica o esporte e nesta competição encontrou adversário com mais experiência e mesmo assim se sobressaiu”, disse o treinador Caê Lima. Outra adversidade enfrentada pelos atletas de Poços foi o cansaço. A equipe chegou em cima da hora e participou da competição sem dormir. “As primeira provas foram complicadas mas depois conseguimos embalar e os resultados foram bons”, disse o treinador. Foram dois dias de competições. “Por ser minha primeira competição de crossfit fiquei impressionado com o nível do evento. Sabia que seria um campeonato forte, com um alto nível de dificuldade, mas quando vi o que me esperava fiquei preocupado se conseguiria bons resultados. Todos os atletas eram fisicamente bem maiores que eu, mas fortes e vinham se destacando em competições. Foi muito bacana vencer este campeonato e provei para mim mesmo que não existe desafio que não possa ser superado. Estou muito feliz”, disse Dechichi. Para vencer o crossfit em Belo Horizonte ele participou de  provas como corrida, pular corda, argola, escada em cordas, simulações de remo e levantamento olímpico de peso. “Foi um campeonato que englobou todas as atividades do crossfit. Para vencer um campeonato deste porte o atleta tem que beirar a perfeição em todas as provas”, disse Dechichi. Para vencer um campeonato da modalidade o atleta tem que perder o menor número de pontos possível, ou seja, só vence uma competição de crossfit quem consegue ser regular em todas as provas.  Se o atleta termina uma prova em primeiro lugar ele perde um ponto, se fica em segundo, perde dois pontos e assim por diante.

Modalidade em Poços
O crossfit em Poços de Caldas é muito novo. No início do ano o professor Caê Lima veio para a cidade e começou a modalidade no parque municipal. Em abril ele abriu uma academia em começou a ministrar as aulas para um maior número de alunos. Desde maio os treinos são mais fortes com todos os equipamentos. “Estamos começando um trabalho de orientação, pois é um esporte desconhecido da grande maioria. Muitos procuram informações porque viram vídeos na internet. A maioria acha que não vai conseguir fazer por se tratar de muitas atividades quase ao mesmo tempo e com isto nossa finalidade é mostrar para todos que é o contrário disto. O crossfit pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer situação, desde que sejam bem orientadas e procurem os profissionais certos”, disse o professor, que se capacitou em crossfit na Argentina. Ele recomenda o esporte para todos mas alerta sobre a procura de um profissional capacitado. “Se alguém quiser praticar este esporte procure saber se o professor é formado, se tem capacitação adequada, se é formado pela crossfit como treinador. São cuidados que podem fazer muita diferença”, finalizou o professor.

 A modalidade
O crossfit é um método baseado em técnicas de Levantamento Básico, Olímpico, Strongman e exercícios funcionais executados em alta intensidade e constantemente variados que trabalha o corpo de uma forma geral dando ênfase às 10 capacidades físicas básicas que nosso corpo é capaz de desenvolver: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. O principal objetivo do crossfit não é atingir objetivos isolados e sim melhorar o condicionamento físico geral dos seus praticantes, não aumentando somente sua força ou sua resistência, mas deixando o corpo preparado para qualquer exigência e em qualquer circunstância. Isso faz com que o método seja eficiente tanto para atletas olímpicos como para donas de casa, isso porque, independente da aptidão de cada um, as funções básicas do ser humano são as mesmas, puxar, levantar, correr, saltar e empurrar. O treino em si tem uma característica muito interessante, pois não se repete, todos os dias existe um desafio diferente fazendo com que seus praticantes fiquem extremamente motivados. O treino é normalmente separado em três partes. O aquecimento, que já é uma parte bem intensa, técnica, em que se trabalha a mecânica a fim de corrigir e melhorar os movimentos para evitar lesões, e a parte final, o wod, sigla em inglês de “workoutoftheday”, que é a parte mais esperada, amada e odiada do dia, quando são propostos um ou mais desafios ao aluno e ele tem que cumprir o mais rápido possível ou com o maior número de repetições possíveis. É nesse momento que o aluno se supera. Essa sensação de superação é um dos pontos fortes do crossfit porque após todo o esforço físico e mental a que o aluno é submetido, e com muito empenho, garra e determinação, ele o supera, faz com que a autoestima se eleve dando muitas vezes ao aluno forças para superar obstáculos na sua vida. São vários os relatos de alunos que após iniciarem o crossfit  mudaram sua vida para melhor porque a cada dia, a cada desafio superado, eles descobrem uma força que muitas vezes está adormecida, descobrem um atleta dentro de si. Por isso que o crossfit não é somente um esporte, é um estilo de vida, quem se dá a oportunidade de experimentar acaba descobrindo que não se trata somente da estética e sim de algo muito maior, para a vida, mesmo a parte estética sendo muito beneficiada, conseguindo aumento de massa muscular e emagrecimento muito consistentes.
No Brasil o crossfit chegou em 2009, hoje em todo o país existem 42 crossfits oficiais, sendo que em Minas Gerais somente quatro, três em Belo Horizonte e um em nossa cidade, a CrossFitThribo II.

Nenhum comentário: