domingo, 14 de julho de 2013

Escolinha Coopoços/Zico 10 inicia projeto com crianças de 4 a 7 anos

Poços de Caldas, MG - A escolinha de futebol da Coopoços/Zico 10 começou a trabalhar ontem com as categorias dente de leite, que agregam meninos de 6 e 7 anos, e a categoria Dentinho, com meninos de 4 e 5 anos. As aulas acontecem todos os sábados no ginásio poliesportivo Vitório Togni, bairro Santa Ângela.
Neste início de trabalho 60 vagas foram disponibilizadas para filhos e netos de cooperados. Uma parceria com a prefeitura municipal disponibiliza 20% dos lugares para a comunidade. A prefeitura também cedeu o ginásio para os treinamentos. Os profissionais envolvidos no projeto são os professores André Oliveira, Paulista, Marcela Carvalho e Taí. Para Paulista, o foco do novo trabalho é criar mais uma opção de recreação para uma faixa etária que ainda estava sem atividade entre os associados da Coopoços. “Iniciamos hoje, com as graças de Deus, mais um projeto que beneficia os associados, em conjunto com a Secretaria de Esportes. Eu, como professor, tenho uma satisfação muito grande em trabalhar com estas crianças. Esperamos que elas gostem da atividade, no caso o futebol, e tenham uma qualidade de vida maior”, disse Paulista.

Vestindo a camisa
Uma das finalidades do novo projeto é fazer com que as crianças criem um vínculo com a escolinha desde muito cedo e cresça no futebol defendendo as cores da Coopoços em diversas categorias. Para Sérgio Azevedo, presidente da cooperativa, quanto mais tempo o menino vestir a camisa da escolinha, mais ligação com a entidade ele vai ter. “Este projeto é uma ideia antiga e vinha sendo bastante cobrado pelos associados. Antes não havia uma estrutura para abrigar mais esta categoria e agora conseguimos graças ao apoio da prefeitura. Tenho certeza de será um sucesso do mesmo porte que nossa escolinha vem sendo desde o ano de sua fundação”, disse Azevedo. “Este trabalho é mais uma recreação, uma iniciação esportiva, mas serve também para preparar estas crianças para chegarem mais preparadas em outras categorias da escolinha”, continuou o presidente da Coopoços. “É importante que a criança crie uma identificação desde pequeno com a escolinha, conheça no sistema de trabalho e fique conosco até seus 15, 16 anos”, continuou Azevedo.
O lançamento da nova turma foi acompanhado atentamente por centenas de pais e familiares dos meninos. O pequeno Igor de Souza, de quatro anos, torcedor do Palmeiras, era um dos mais animados. “Quero ser atacante, marcar muitos gols”, disse ele, para a felicidade do pai Rafael Afonso de Souza, ex-goleiro da Caldense, e que estava animado com a vontade do filho em praticar futebol. “Esta iniciativa da Coopoços é muito importante para a criança. Ter um contato com o esporte desde pequeno é muito saudável e além do mais ele gosta muito. Serão finais de semana diferentes, uma recreação importante e tenho certeza que ele vai aproveitar ao máximo”, disse Rafael. “O Igor adora futebol e sempre me acompanhou. Quando eu estava no CT da Caldense treinando ele estava junto e esta ligação foi muito importante e influenciou muito na vontade dele em ser jogador de futebol. Espero que ele realize seu sonho e vou estar na retaguarda dando todo o apoio. No mais, quero agradecer ao Sérgio da Coopoços pela oportunidade e tenho certeza de que será um projeto de muito sucesso”, finalizou Rafael, que atualmente não está jogando profissionalmente, mas não abandonou os gramados definitivamente. Ele disputa o Interbairros pelo Vila Nova e deve jogar o Campeonato Amador pelo Sporting Aphas.

A escolinha
A Coopoços/Zico 10 entra em seu terceiro ano contabilizando sucesso. Sérgio Azevedo ressaltou que tudo que a escolinha viveu até agora foi muito satisfatório e a tendência do trabalho social é crescer cada dia mais. “O trabalho que estamos desenvolvendo em alguns momentos até supera nossa expectativa. Tudo foi feito de forma muito feliz, desde a escolha da equipe encabeçada pelo André, o Paulista, o Taí e a Marcela. São profissionais muito dedicados, gostam do que fazem e isto é um diferencial. Quem acompanha de perto, como o Mantiqueira vem fazendo desde o nosso início de trabalho, sabe o quando eles vestem a camisa e isto torna a equipe forte. Tudo que é feito na vida tem que ter amor e isto não falta para estes profissionais. O próximo campeonato que a Coopoços disputa é o Brazil Cup.

Visita ao Maracanã
 O Flamengo fechou esta semana uma parceria com o consórcio que administra o Maracanã e manda seus jogos no estádio até o final do ano. A medida foi muito bem recebida em Poços de Caldas. Trinta e cinco meninos da Coopoços que tiverem as melhores notas irão ao Rio de Janeiro conhecer a sede central da escolinha Zico 10 e depois vão assistir a um jogo do Flamengo no Maracanã, palco da Copa do Mundo do ano que vem. Se o acordo com o clube carioca não fosse fechado a viagem e o sonho de conhecer o estádio estaria comprometido. “Fiquei bem preocupado porque o Flamengo não estava jogando no Maracanã e com isto nossa ideia estava comprometida. Agora está tudo certo e devemos apenas confirmar a data da viagem”, disse Azevedo.

Serviço
Os interessados em participar das categorias Dente de Leite e Dentinho podem se inscrever na sede da Cooperativa, rua Rio Grande do Norte, 75, ou na Academia Coopoços, rua Espírito Santo, 134, ou ainda pelo telefone 3721-8152.

Nenhum comentário: