terça-feira, 2 de julho de 2013

Primeiro Kangueiko Nacional de Grand Masters acontece em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas sediou durante todo o final de semana, o Primeiro Kangueiko Nacional de Grand Masters. O evento foi organizado pelo campeão mundial master Elton Fiebig e reuniu aproximadamente quarenta judocas nas dependências do Sesc. A cidade recebeu representantes de sete Estados, que fizeram um treinamento intensivo de inverno durante três dias. “A intenção é difundir a modalidade entre os atletas acima de trinta anos para que eles voltam a competir  e treinarem. Muitos chegaram a abandonar o esporte e estamos tentando reanimá-los a voltar, pois talento eles possuem, precisam mesmo é do incentivo”, disse Elton Fiebig.
Os treinos foram intensos. No domingo pela manhã a reportagem do Mantiqueira acompanhou o evento e presenciou o alto nível técnico dos participantes. “Muitas vezes a falta de competições nesta faixa etária motiva o abandono e este treinamento serve para que possamos trocar experiências, rever os amigos. Cada participante coloca um pouco de seu conhecimento  e isto acaba agregando muito para todos. Todos que estão aqui possui uma história de vida diferente, um publico diferente, porém, o objetivo é um só, ajudar um ao outro a buscar qualidade de vida e continuar praticando o judô, uma das modalidades mais vencedoras do Brasil”, disse Fiebig.
A realização do  Primeiro Kangueiko Nacional de Grand Masters foi da Associação Grand Master e Kodanshas de Judô do Brasil. Os organizadores querem tornar o evento tradicional e prometem pelo menos uma edição por ano.
Para o poços-caldense Max Welber Guimarães Gonçalves Arantes, o evento realizado em Poços de Caldas foi excelente na parte técnica e trouxe bastante conhecimento para todos. “Num evento como este a troca de experiências é o mais importante. Muitos acham que quando um atleta consegue a faixa preta, já aprendeu tudo que precisava, mas não é bem assim. Sempre temos muito o que aprender e neste kangueilo tivemos contato com pessoas de várias partes do Brasil, cada um com um conhecimento diferente. O aprendizado que trouxeram para nós foi muito satisfatório”, disse Max.

A associação
A  Associação Grand Master e Kodanshas de Judô do Brasil foi fundada em 2011 com o objetivo de promover e incentivar a prática de judô para atletas acima de 30 anos. “Trazer o kangueiko para Poços de Caldas teve uma participação muito importante de Elton Fiebig. Ele é um dos maiores atletas master do Brasil e abriu todas as portas para nossa associação em Poços de Caldas”, disse Rodrigo Guimarães Motta. 
 Os atletas que estiveram em Poços trouxeram seus familiares. “Conseguimos assim, além dos treinamentos, uma grande confraternização, agregar valores e satisfazer a todos. Normalmente quando vamos para as competições as esposas ficam sozinhas, porém, com este evento elas conseguem ter uma noção maior do que é nossa vida de atleta”, disse Fiebig.

Time forte
Segundo o presidente da Associação Grand Master e Kodanshas de Judô do Brasil, Nelson Fausto Dell-Aquilla, o objetivo da entidade e tornar o Brasil uma força também na categoria master. “Vamos tornar o Brasil no melhor Gran Masters do mundo, este é nosso sonho e principal objetivo. Temos grandes atletas em outras categorias, um dos melhores times do mundo como o Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, Sara Menezes, Rafael Silva, Luciano Corrêa, entre outros, queremos ter também que nossos judocas acima de trinta anos sejam respeitados no mundo todo e que consigam vitórias e medalhas por onde quer que passem’, disse Dell-Áquila.

Nenhum comentário: