quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Projeto Superar Limites no Paradesportivo realiza Primeiro Torneio Interno de Bocha

Poços de Caldas, MG - Durante todo o dia de ontem (18), o projeto Superar Limites no Paradesportivo realizou, no espaço Cultural da Urca, o 1o. Torneio Interno de Bocha Paralímpica. O evento teve a coordenação do professor de educação física Eraldo Sandi dos Santos, em conjunto com o professor Leonardo Rodrigues de Souza, e conta com o patrocínio direto do grupo DMEE e incentivo da Unimed, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, com apoio institucional da prefeitura de Poços de Caldas.
Participaram do torneio alunos e pacientes da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip), Associação de Assistência aos Deficientes Visuais (AADV) e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) que estavam divididos em dois grupos e os melhores ganharam troféu.
Segundo o coordenador do projeto, este tipo de evento é importante para os atletas. “A intenção desta competição é trazer a todos os assistidos a oportunidade de participarem de jogos. São aproximadamente 25 atletas e eles estão divididos em dois grupos e os melhores ganham troféu e todos levam medalha”, relata Santos.
A bocha adaptada é similar à convencional e o objetivo é encostar o maior número de bolas coloridas na bola-alvo, denominada bolim. A pontuação acontece quando a bola chega à esfera do alvo. São seis bolas azuis, seis vermelhas e uma branca (o bolim). A quadra deve ser lisa e plana, como o piso de um ginásio em madeira ou sintético.
A área mede 6 metros de largura por 12,5m de comprimento.
De acordo com Santos, para realizar o torneio foi preciso fazer uma adaptação. “Para realizar o evento fizemos uma adequação da quadra de competição para facilitar as partidas. Todos jogaram de forma individual e com quatro sets de oito minutos cada. Mas a principal intenção foi promover a socialização deles, trazer uma prática esportiva e ao mesmo tempo poderem se divertir”, fala Santos.
Entre as regras do jogo é permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. Há três maneiras de se praticar o esporte, individual, em duplas ou em equipes. Os atletas são divididos por classes, conforme a deficiência.
Entre os atletas estava Horácio Carvalho Neto. “Para mim é muito bom participar da competição. Já estou há três meses praticando a bocha e tenho me sentido melhor, pois tenho praticado um esporte e feito novas amizades”, disse o atleta.

Semana de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Entre os dias 20 e 22, o projeto Superar Limites no Paradesportivo estará participando da Semana de Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada no Shopping Poços de Caldas. Dentro das atividades do evento, o projeto irá promover aulas de bocha paralímpica, apresentação de vídeo sobre o goalball e ginástica adaptada.

Nenhum comentário: