domingo, 1 de setembro de 2013

Alunos da Escola Padrão terão cursos oferecidos pelo Instituto Poços Pré-Jogos

Poços de Caldas, MG - O Brasil se prepara para sediar as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 e o Instituto Poços Pré-jogos está bastante animado com a possibilidade da cidade receber delegações para períodos de treinamentos. Uma das funções do Instituto é articular a sociedade civil de Poços de Caldas a se preparar para receber estas delegações. Estas equipes estrangeiras devem passar um período no Brasil para aclimatação, treinamento, promoções culturais e empresárias. Pensando nisto, Marcelo Corrêa Norberto, um dos fundadores do Poços Pré-Jogos, lançou um projeto pioneiro junto com a Escola Padrão do Parque das Nações, uma das melhores do Estado. “Tínhamos esta escola como referência por ser de primeiríssima classe, muito bem administrada e com um padrão excelente. Demos início a um processo de qualificação dos jovens da rede pública e estamos oferecendo diversos cursos sem custo algum para estes meninos”, disse Marcelo. O Instituto fez uma plataforma de cursos à distância. Aproximadamente 600 cursos estão disponíveis para os alunos da Escola Padrão e cada estudante tem direito de escolher uma modalidades para estudar. Dentre os cursos oferecidos existem desde de como ser um churrasqueiro, eletricista, marceneiro, enfermagem, entre outros. “São cursos livres e uma vez que o aluno concretiza o estudo com sucesso recebe o diploma, sendo tudo via web”, disse Marcelo. “Este é nosso esforço para ajudar os jovens de Poços de Caldas a se qualificarem e, assim, estarem preparados para cumprirem funções de trabalho quando as delegações vierem”, completou Marcelo.

Outras escolas - Segundo Jurandir Miguel Carvalho, do Instituto Poços Pré-Jogos, a Escola Padrão não deve ser a única a trabalhar na qualificação dos alunos. O projeto no Parque das Nações é piloto e deve se estender a todas as outras do município. O projeto leva o nome de Cresça Poços e a expectativa é que um grande número de pessoas seja capacitado até a realização dos Jogos. “Muitas pessoas às vezes têm a chance em casa de aproveitar melhor o computador. Queremos dar oportunidade e ao invés destes meninos ficarem com joguinhos, facebook, entre outras coisas, aproveitarem mais o tempo para cursar alguma atividade à distância. Este projeto implantado na Escola Padrão do Parque das Nações é o primeiro e esperamos que seja um sucesso e se espalhe rápido por toda a cidade”. Os trinta primeiros contemplados pelos cursos foram escolhidos entre 1.400 alunos e a seleção foi feita pelos diretores da escola.
Para a vice-diretora da Escola Padrão Hélia da Penha Silva, o projeto piloto que acaba de ser implantado na instituição é pioneiro e tem tudo para trazer bons frutos em curto espaço de tempo. “Foi um prazer formar esta parceria com o Instituto Poços Pré-Jogos. A escola já tem o curso Reinventando o Ensino Médio, uma proposta pedagógica do Estado de Minas Gerais. Neste curso o jovem tem a visão de empregabilidade. Temos ainda cursos de turismo, tecnologia da informação e curso de empreendedorismo. Estes cursos online chegam agora para somar, já que nos dias de hoje precisamos dominar a tecnologia e por isto estamos muito felizes com mais esta novidade”, disse. A Escola Padrão tem apenas o ensino médio, possui cerca de 1400 alunos e atua em toda a zona sul de Poços.

Nenhum comentário: