quinta-feira, 13 de março de 2014

“Sem ajuda do poder público não se faz futebol no interior”, diz presidente do Boa

PAULO VITOR CAMPOS
pvcampos@gmail.com


Poços de Caldas, MG - O Boa Esporte se tornou, num curto período de tempo, num dos principais times do futebol minero. Desde 2010 a equipe disputa a Série B do Campeonato Brasileiro onde está até hoje. Em 2011 firmou uma parceria com a prefeitura de Varginha e mudou-se para a cidade. Trocou ainda o nome, antes Ituiutaba.  O estádio Dilzon Melo, o Melão, estava abandonado e hoje foi completamente modernizado. Hoje a praça esportiva é capaz de receber grandes clubes como Palmeiras, Atlético, Cruzeiro, Vasco da Gama, entre outros.
Um dos responsáveis pela mudança radical na cidade e no futebol da região é Rone Moraes, presidente do clube. No domingo, em entrevista ao repórter Paulo Sérgio, da Rádio Mantiqueira, Rone destacou o apoio que vem recebendo da Prefeitura de Varginha. “Sem o apoio do poder público times como Caldense, Guarani, Boa Esporte, entre muitos outros, não conseguem se manter no futebol”, disse ele. Confira a entrevista.

Como foi a parceria com a prefeitura de Varginha?
Rone Moraes - Estamos em Varginha há três anos e temos o apoio total  da cidade, principalmente do poder público. O poder público não dá o dinheiro diretamente ao Boa Esporte, mas vai até seus fornecedores e, através do prefeito e seus secretários, consegue o patrocínio para a equipe, que assim consegue participar das competições, no caso o Campeonato Mineiro e a Série B do Campeonato Brasileiro.

Porque este casamento deu tão certo?
Rone Moraes - Quando chegamos em Varginha existia a desconfiança sobre o nosso trabalho e isto aos poucos foi acabando. Nosso trabalho sempre foi muito sério e era  uma continuidade do que foi realizado em Ituiutaba. Varginha acreditou nesta seriedade, investiu no Boa Esporte e quem ganhou com isto foi a cidade.

Como a prefeitura ajuda o Boa Esporte?
Rone Moraes -   O trabalho começou com o prefeito Corujinha, que acabou derrotado nas últimas eleições, mas a administração que assumiu deu continuidade ao projeto. Sou bem claro em falar que o futebol do interior de Minas, se não tiver ajuda da cidade, principalmente do poder público, não sobrevive. Ajuda é simples. O poder público aqui em Varginha vai atrás de seus fornecedores e cobra que eles ajudem o Boa Esporte para que a equipe consiga permanecer na cidade. Assim conseguimos alimentação, transporte, viagens, não pagamos taxa para jogar no estádio Dilson Melo, e ainda conseguimos fechar com patrocinadores. Volto a dizer que não sai um tostão da prefeitura. Tudo é feito através dos parceiros e fornecedores que ela tem.

Todo o poder público ajuda?
Rone Moraes - Todo político que se preze quer o melhor para a sua cidade, independentemente do partido. O atual prefeito Antônio Silva, além da Câmara Municipal, estão contribuindo muito para que o Boa Esporte seja o sucesso que vem sendo. O Boa veio para Varginha e salvou um patrimônio que estava abandonado. O estádio Dilzon Melo estava completamente inutilizado e  foi através do Boa que toda a reforma no local foi feita. Se o Boa não estivesse aqui certamente este estádio ainda estaria abandonado.

O que a cidade ganhou no seu ponto de vista?
Rone Moraes - Sem dúvida uma grande projeção. Varginha anteriormente era conhecida apenas como a cidade do ET e hoje o Boa Esporte ajuda na divulgação da cidade nacionalmente. Todo bom administrador deveria ajudar a cidade e o esporte é o melhor caminho. O futebol é uma paixão com retorno sempre certo. O Boa Esporte tem hoje a condição de trazer jogadores de nomes como o Marcelinho Paraíba, Mateus, que veio do Figueirense, Tiago Carvalho. Tudo isto é devido ao apoio, sem ele não adianta nada. Como disse, ganha o clube, a cidade e o torcedor.

Mas o torcedor não bancaria o clube sozinho?
Rone Moraes - Se o Boa Esporte dependesse apenas do torcedor certamente a gente não teria condições e continuar na cidade. A torcida de Varginha ainda não se acostumou com o futebol profissional e está voltando aos poucos. Temos cobrando muito isto, pois estamos fazendo boas campanhas e o apoio da torcida poderia ser maior. Mas é através do poder público que estamos conseguindo cumprir os nossos compromissos e pagando os salários em dia. Estamos muito satisfeitos aqui e tenho certeza que ainda vamos crescer mais.

Nenhum comentário: