domingo, 27 de julho de 2014

Título do Joju mostra força do esporte individual de Poços

Poços de Caldas, MG - Na semana passada Poços de Caldas comemorou o título dos Jogos da Juventude, sub-17, após 12 anos de espera. A última vez que a cidade havia conseguido tal feito foi em 2002. Desde então teve que “engolir” uma enorme superioridade de Varginha, que venceu todas as edições até 2014.
Para acabar com esta hegemonia Poços precisou do talento dos atletas nas categorias individuais. Este ano a cidade foi campeã no atletismo masculino e judô, masculino e feminino, resultados que ajudaram muito na conquista do título geral. O atletismo feminino ainda ficou com o segundo lugar, enquanto a natação, que em 2014 voltou aos jogos após longo tempo afastada, somou importantes pontos. Entre os esportes coletivos, o futebol de campo foi o maior destaque, sendo vice-campeão. O basquete masculino e o voleibol, masculino e feminino vieram em seguida com  a conquista do terceiro lugar. “Todo mundo deu sua contribuição para Poços voltar a vencer os Jogos da Juventude, mas o esporte individual merece um destaque pelos resultados. O trabalho deu certo  graças ao empenho de atletas e professores. Estou muito feliz com o título de Poços de Caldas, mas fico ainda mais satisfeito pela dedicação de todos”, disse o secretário de esportes Albert Mareca.
Mareca  acredita que Poços de Caldas terá bons frutos e que a hegemonia de Varginha tem tudo para ter um fim, tornando assim as competições mais equilibradas. Ele destacou três modalidades vencedoras no Joju deste ano e aposta que o resultado é apenas o começo de uma série de vitórias que estão por vir.

Judô
“O judô tem um trabalho permanente e, desde  que assumimos, estamos investindo de forma a ser referência no Estado de Minas Gerais.  As equipes de competição do município, através do Clube de Judô Poços de Caldas, têm participado permanentemente de todas as etapas do Campeonato Mineiro e da Liga Sul Mineira. Isto, consequentemente, fez com que pudéssemos conseguir no ano passado o título do Jojuninho e do  Joju este ano. Agora estamos  trabalhando com força máxima para representarmos bem a cidade nos Jogos Escolares que acontecem na semana que vem em Uberaba”, disse Mareca. O secretário destacou ainda o apoio ao Projeto Judô Móvel, coordenado pelo sensei Elton Fiebig. “Temos dado apoio ao projeto do Elton para as disputas do Campeonato Paulista da modalidade e unimos as forças das duas academias da cidade para que possamos fortalecer ainda mais o judô de Poços de Caldas”, disse Mareca.

Natação
Mareca salientou a primeira participação da natação no Joju e destacou o projeto como um dos mais promissores da cidade. “Retomamos um projeto que há muito tempo estava parado e nesses dois anos, com o apoio do Clube Náutico Praia do Sol e da competente professora Roseli Martins, já disputamos o Joju  em igualdade de condições com cidades que fazem o trabalho há muito tempo.  Acredito no potencial dos meninos e meninas e logo poderemos colher frutos desse projeto maravilhoso que contamos hoje”, disse o secretário. O projeto de natação da cidade conta com quase duzentas crianças participando  e muitas outras na fila de espera.

Atletismo
Um dos projetos mais vitoriosos da cidade é o atletismo. Sob comando do professor Sidnei Carlos de Parolis, vários talentos já surgiram das pistas de Poços de Caldas. Para Mareca o objetivo é colocar Poços, nesta modalidade, entre os melhores do Estado. “Temos um trabalho permanente com professor Sidnei Carlos De Parolis onde esses dois anos estamos apoiando em todas as competições mineiras e nacionais, com isso os resultados vão sendo cada dia melhores. A idéia é que possamos figurar novamente como os primeiros colocados do estado de Minas Gerais igual éramos nos anos de 2001 a 2004, quando nosso atletismo era referência para todo estado de Minas” finalizou Mareca.

Nenhum comentário: