quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Aprendendo a odiar

A cada competição envolvendo escolinhas de futebol da cidade um quadro triste se mostra mais presente. Pais e mães, claro que são não todos, ensinam seus filhos a odiarem o adversário. A final da Copa Zona Sul entre Sesc e Zico 10 deixou claro isto. “Quero ver agora o que a imprensa vai falar. Vocês são todos “puxa-sacos da Coopoços”, disse uma mãe mais exaltada. Outros puxavam vaias para determinada criança da equipe “rival”. Isto mesmo, vaias para crianças na faixa etária de seis, sete, no máximo oito anos. Parece inacreditável, mas é o que acontece em Poços de Caldas.
Se determinada escolinha começa a ganhar mais que a outra, passa a ser o alvo e deve ser odiada por todos. Uma cultura triste e que atinge crianças em formação. Estes meninos aprendem desde cedo a serem inimigos do outro e isso eles levam para todas as competições, instigados por pais completamente sem noção. Estes meninos crescem e disputam as demais competições amadoras da cidade. Não é por acaso que inúmeras confusões acontecem nos campeonatos de adultos. Eles aprendem desde cedo que o adversário não é apenas adversário. É sim um inimigo em potencial.
Estão confundindo incentivar espírito de competição com rivalidade maldosa e completamente dispensável em qualquer esporte.

Nenhum comentário: