domingo, 14 de setembro de 2014

Projeto no Country Club supera dificuldades e leva esporte para crianças

Poços de Caldas,MG -  As precárias instalações da Casa do Povo, no Jardim Country Club, abrigam um belo projeto social com crianças da comunidade. Coordenado pelo professor Claysson Filizola Junior e, idealizado pelo presidente do bairro Adalberto Batista, o projeto Jiu-Jitsu ao Alcance de Todos está levando esporte pessoas que não tinham facilidade de acesso a uma atividade de qualidade.
 O projeto tem um ano de ensinamentos e a principal finalidade é tirar as crianças da rua, proporcionando para elas uma chance de buscar novos rumos em suas vidas.
Filizola é bastante dedicado e passa todo seu conhecimento, tanto esportivo, quanto de vida, para os meninos e meninas, todos muito interessados e animados com as aulas. “Este projeto veio através da parceria com o Adalberto e acabou dando muito certo. Estamos felizes com os resultados e as crianças adoram as aulas que são feitas aqui na Casa do Povo”, disse o professor.
O bom rendimento na sala de aula é a principal e única exigência para a criança fazer parte do projeto. “Sem ensino ninguém é nada na vida e por isto sempre pedimos um bom boletim escolar de todos para frequentarem as aulas”, disse Filizola.
O projeto é inteiramente realizado devido a boa vontade do professor e do presidente do bairro. Não existe nenhum incentivo vindo de fora. Claysson e Adalberto se desdobram para manter as atividades. Os tatames instalados no local foram adquiridos através de vendas de rifas e alguns apoiadores doaram os quimonos que estão em falta (leia abaixo).
O projeto atende atualmente 45 crianças na faixa etária de cinco a 16 anos.

 competição

Alguns alunos do projeto disputaram ontem, em Jacutinga, e conseguiram 17 medalhas. Além de meninos do projeto, a equipe de Poços foi compostas por alunos de Claysson Filizola que treinam na Casa do Povo.

 necessidades

Uma das necessidade básicas do projeto é a aquisição de novos quimonos. Segundo Adalberto, os trabalhos começaram em setembro de 2013 com apenas 25 crianças e na oportunidade ele comprou quimonos para todos. Dois graves problemas aconteceram durante este primeiro ano. Houve um aumento considerável no número de alunos, porém, outros abandonaram o projeto e não devolveram as roupas de aula,  o que causou uma defasagem na demanda. “Hoje não temos apoio para comprar o material para o restante dos alunos e se alguém puder nos ajudar com doações  seria muito bom”, disse Adalberto.

 estrutura

Mas o principal problema enfrentado pelo projeto é estrutural. A Casa do Povo frequentemente sofre com ações de desocupados que já roubaram até uma santa do local, entre outras coisas. Adalberto conta que ganhou grandes do Secretário de Esportes, Albert Mareca, e com a mão de obra de um aluno conseguiu a instalação das mesmas nas janelas. O problema acabou sendo reduzido, mas o presidente do bairro pede ajuda. “Se alguém puder nos ajudar seria uma grande alegria. Temos um local realmente bastante precário e acredito que estes meninos merecem condições melhores. A estrutura é muito antiga, temos que acorrentar as portas porque as mesmas não possuem trancas. As janelas também está quebradas e todas remendadas e esta situação é muito ruim”, disse Adalberto. Segundo ele, uma reforma ajudaria muito na manutenção das aulas no local. Mesmo com a colocação de grades nas janelas o medo de novas invasões é constante.

ajuda

Os interessados em ajudar o Projeto Jiu-Jitsu ao Alcance de Todos podem procurar Adalberto Batista, presidente do bairro ou o professor Claysson Filizola. Os telefones para contato são 3712-5979 ou 9130-5409.

Nenhum comentário: