sábado, 16 de julho de 2016

Kangueiko de Mococa reúne 120 judocas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná

Poçosd e Caldas,MG - Em sua 16ª edição, o Kangueiko de Mococa reuniu entre os dias 12 e 16 de junho 120 judocas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O evento foi marcado pela participação de jovens que buscaram aprimoramento técnico e também sociabilização. O Kangueiko foi realizado em um distrito da cidade de Mococa chamado de São Benedito das Areias, uma pequena cidade acolhedora que possui todos os requisitos para um treinamento de inverno. Um ótimo alojamento em um local bucólico, com ruas tranquilas, muito verde e ar puro. Um ginásio de esportes de bom tamanho e muito bem cuidado. Para os organizadores do evento, Luis Cesar Merli, Danilo Pietrucci e Elton Fiebig, o local é perfeito para a realização do Kangueiko, pois a tranquilidade do distrito de São Benedito das Areias permite que os atletas possam caminhar pelas ruas sem a preocupação do trânsito pesado das grandes cidades, mas sempre acompanhadas de monitores.
Merli também destacou uma peculiaridade do local. Lá os sinais de internet de algumas operadores não funcionam. Por isso as crianças, acostumadas com a internet tiveram como opção de lazer nas horas de folga, jogos de cartas, dominó e as rodas de bate papo, coisas raras de se ver hoje em dia.
 Os treinamentos foram realizados duas vezes por dia, das 6h às 9h e das 15h às 18h. Nos intervalos de treinos os atletas tinham as opções de descanso após tomarem seu café da manhã, almoço e jantar, ou partidas de futebol no campo do distrito, além dos jogos e das rodas de bate papo. Apesar do kangueiko significar “treinamento de inverno”, durante o dia, fez muito calor, o que deu ideia para a garotada brincar com bexigas e água. Um tipo de pega pega com corridas e banhos refrescantes.
Mas para quem lê essa matéria se engana que o Kangueiko é somente treino e brincadeiras. Todos os participantes também tem que cumprir algumas obrigações. Cada um cuida de sua cama. Banheiros tem que ser lavados todos os dias, Arrumar e limpar as mesas do refeitório, varrer e limpar os tatames antes dos treinos e, após as refeições, cada um tem que lavar seus pratos, copos e talheres.
 Os participantes do Kangueiko ganham experiência, maturidade, aprendem a dividir responsabilidades, convívio esportivo e social.
O próximo evento será o Shotyugueiko (treinamento de verão), que será realizado em janeiro de 2017 na cidade de Divinolândia.
O Kangueiko de Mococa teve a cobertura fotográfica do boletim OSOTOGARI.

Nenhum comentário: