sábado, 28 de julho de 2018

Aphas realiza torneio em homenagem a Darcy Reinaldo Dias e recebe olheiro do Atlético Paranaense

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Foi realizado ontem nas dependências da Associação de Proteção Humana e Ação Social (Aphas), no bairro São José, o 2º Torneio Darcy Reinaldo Dias. A Aphas foi fundada pelo padre Graciano Cirina e o local recebe o projeto Escola de Vida e Futebol. Darcy morreu no final de 2014 após sofrer um infarto fulminante, mas deixou uma história de vida e dedicação que ajudou muitas crianças carentes do bairro São José. A Aphas era uma de suas paixões e sua morte deixou um grande vazio no esporte de Poços de Caldas.

O torneio

O torneio foi disputado pelas escolinhas do Sporting Aphas, Craque de Ouro, Vulcão Mania e FutPoços. A competição foi amistosa e contou com a presença de familiares de Darcy, todos muito emocionados, autoridades e de um olheiro do Atlético Paranaense. Para Fábio Paulista, ex-zagueiro da Caldense, e que há um mês está no projeto, o evento foi um grande sucesso e destaca o bem que ele faz para inúmeras pessoas da comunidade. “É uma grande e justa homenagem ao sr. Darcy, uma pessoa que foi muito importante para o esporte de Poços de Caldas e para este projeto da Aphas. Ele faz muita falta para todos aqui e merece ter seu nome lembrado eternamente. Estou muito feliz com tudo que está acontecendo e destaco ainda o prazer de receber um grande amigo, o Wellington, que faz parte do Atlético Paranaense e veio observar os meninos para quem sabe garimpar algum talento”. Fábio conta estar empolgado com o projeto da Aphas e ao lado de professores como Cleber e o apoio do padre Graciano Cirina vai buscar fazer um trabalho social visando ajudar o máximo possível a comunidade. “Estou aqui há pouco tempo e agradeço ao padre Graciano Cirina a oportunidade. Agradeço também ao Cleber, um dos pilares deste projeto, e queremos evoluir. É um projeto de muita importância para todos, o padre começou há anos com uma ideia de dar oportunidades a quem não tinha, tudo foi feito com um grande carinho e cabe a nós procurar ajudar. Tenho uma experiência boa que vem do futebol e quero trazer coisas novas para esta comunidade que tanto precisa”, finalizou Fábio, destacando que o principal objetivo é formar homens. “Se tivermos um atleta formado aqui seria maravilhoso, lindo demais, mas se ajudarmos na formação de caráter, aí sim poderemos falar que o principal objetivo foi realizado”, falou Paulista.

Amigos

Cleber Vieira viveu os melhores momentos do projeto Aphas ao lado de Darcy Reinaldo Dias. Amigos de longa data, só foram separados com a morte de Darcy. Emocionado, ele falou com a reportagem do Mantiqueira e lembrou o carinho que Darcy tinha pelo projeto. “Falar do Darcy é uma coisa muito complicada pois a falta e a lacuna que ele deixou é muito grande. Foi um homem que batalhou muito pelo esporte aqui na comunidade, um homem maravilhoso e faz muita falta para todos e o vazio que ele deixou nunca será preenchido. Trabalho aqui há 11 anos e cada dia que entro neste campo a emoção fala mais alto porque era aqui que ele estava o tempo todo, preocupado em tirar as crianças das ruas, dar oportunidades. Chegava aqui pela manhã, ficava até tarde da noite, levava alguns meninos embora, sempre preocupava com o bem-estar de todos e faz muita falta para nós”, falou Cleber.

Olheiro

O evento teve a presença de Wellington Costa, observador técnico do Atlético Paranaense. Costa já tinha vindo a Poços de Caldas em 2014, quando era observador técnico da Ponte Preta de Campinas. “É um prazer voltar a Poços de Caldas pela segunda vez e é um trabalho muito gratificante peneirar talentos por todo o Brasil”, falou Costa, que está no Atlético há seis meses. Ele mora em Mogi Mirim e viaja todo o tempo buscando jogadores em torneios como o que foi realizado ontem no Aphas. “Gosto muito de ver torneios em projetos sociais como este aqui em Poços de Caldas, pois são nestes campeonatos que se despontam muitos craques. Meninos que realmente jogam futebol com vontade de crescer na vida, de ter uma chance num clube profissional, de seguir o exemplo de um ídolo e geralmente consigo peneirar um ou outro”, falou Costa. Sobre o torneio de ontem o olheiro disse que estava gostando do que estava vendo, mas não disse se já tinha escolhido algum menino. Costa veio a Poços a convite de Fábio Paulista. Os dois jogaram juntos no Mogi Mirim e a amizade seguiu após ambos deixarem os gramados. Costa comentou a situação da formação do atleta no Brasil. O jovem que se desponta tem pouco tempo jogando no Brasil e logo é “fisgado” por times da Europa. “Muito ruim esta situação para nós brasileiros, mas o mercado internacional é muito forte financeiramente, já o Brasil vive em eterna crise, e assim nossos jovens vão embora cedo e com isto não conseguimos acompanhá-los direito. Casos com o Vinícius Júnior do Flamengo, o Paulinho do Vasco ilustram isto, mas é a realidade e o trabalho de um observador é buscar estes talentos, colocá-los em um time profissional e vê-los mais tempo no Brasil. Mas a crise em que a gente se encontra acaba tornando isto muito difícil”, lamentou Costa.

Nenhum comentário: