quinta-feira, 26 de julho de 2018

Atleta de Poços está na semifinal do Torneio Mitad del Mundo, no Equador

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - O atleta João Victor Fonseca, que faz parte da equipe do Red Bull Brasil, está disputando no Equador o Torneio Mitad del Mundo. A competição equivale à Taça Libertadores da América na categoria sub-18 e o Red Bull Brasil está na semifinal. Fonseca defende sua equipe hoje contra outro representante brasileiro, o Grêmio de Porto Alegre, e o vencedor se classifica para a decisão.
A competição é um evento tradicional com clubes importantes na Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Uruguai, Paraguai, México, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Catar, Equador, Estados Unidos, Áustria e França.
O torneio teve início no último dia 15 e segue até 29 de julho nas instalações do Club Independiente del Valle, localizado em Sangolquí, no Equador, com 12 equipes.

Destaque

O poços-caldense João Victor Fonseca é um dos destaques do time do Red Bull, comandado por Gustavo Almeida. O atleta começou jogando em Poços de Caldas com o professor Pelezinho, aos seis anos, e hoje é uma das promessas do futebol brasileiro, sendo sondado por times da Europa. “É um menino que conheço muito bem e já o levei para testes em times como São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Desportivo Brasil, Palmeiras, entre outros, e ele tem tudo para ser um grande jogador. Tem muito talento, é muito dedicado e com certeza vai longe”, disse o professor Pelezinho.

Campanha

No Torneio Mitad del Mundo, o Red Bull venceu o Desportivo Calli por 2x0, Grêmio por 2x1, e ele marcou um dos gols, empatou em 1x1 contra o Universidad Católica, venceu o Alianza Lima por 1x0 e 3x0 no Atlético Nacional com um dos gols do atleta poços-caldense. Torneios internacionais não são novidade para o jogador, que foi eleito o melhor de uma competição disputada na Áustria, quando foi campeão em cima do Liverpool e está entre os melhores do torneio no Equador.

Incentivo

Fonseca sempre contou com apoio importante da família, acompanhado por Gustavo Fonseca, o pai, sempre fez de tudo para tornar o sonho do filho realidade. Ele conta que João Victor teve seu primeiro contato com uma bola de futebol antes de um ano de idade. “Impressionei-me porque sei que toda criança tem um primeiro contato com bola de futebol muito cedo, mas o João tinha muita intimidade, apesar de ainda ser praticamente um recém-nascido. Vi ali que ele tinha talento e poderia ser um jogador de futebol”, contou Gustavo. E, assim, João foi crescendo, e crescendo muito. Sempre teve uma altura privilegiada em relação aos meninos de sua idade. O porte físico ajudava e a habilidade era cada vez mais apurada. Logo vieram os primeiros campeonatos em Poços de Caldas. Mas havia um problema. Como tinha mais altura e se destacava mais que os meninos de sua idade, João precisou disputar competições em categorias maiores.

Treino com o pai

Um detalhe importante ajudou ainda mais a impulsionar João Victor no mundo do futebol. O pai Gustavo, conhecido como Fuka, é professor de educação física e por isto foi fácil ver a vocação esportiva do filho. Foi ele que começou a orientar o menino nos treinos. Antes disto, porém, outro importante professor da cidade chamou o jovem para disputar competições. João Batista, o popular Pelado, viu aquele habilidoso menino de seis anos jogando e se encantou, dando as primeiras oportunidades ao garoto. “O Pelado foi de fundamental importância na vida do João. Ele acreditou, colocou para jogar e incentivou como um bom professor tem que fazer. Depois assumi os treinos e como pai fui muito duro com ele. Acho que um pai tem que ter esta função. Ao invés de ficar na beira do campo xingando juiz e dando exemplos ruins, deve ter sabedoria e ensinar o caminho mais correto a ser seguido pelo filho”, conta Gustavo.

Olheiros

Depois de um período jogando com o professor Pelado, disputando as mais importantes competições da cidade em sua categoria, João Victor chamou a atenção dos professores Pelezinho e Adauto. Através dos dois, o garoto começou um período de treinamentos no Vulcão e daí em diante a carreira dele começou a deslanchar. Foi na escolinha do Vulcão uma das melhores fases de João, com muitas conquistas na cidade e região. Ainda com Pelezinho e Adauto, João Victor começou uma nova fase. Ele se transferiu para a escolinha da Curimbaba, hoje Yoorin, onde começou um trabalho de aprimoramento técnico.

Grandes clubes

Depois veio a fase de testes em grandes clubes. João Victor passou por avaliações em times como São Paulo, Santos e Atlético Mineiro. Apesar de boas atuações e agradando os avaliadores, João sempre ouvia não como resposta. O jovem, no entanto, não desanimou e seguiu com o firme pensamento de nunca desistir.

Palmeiras

Depois de muitas respostas negativas, apareceu o Palmeiras na vida do garoto poços-caldense. Foram três avaliações até que ele fosse integrado ao time de base, onde ficou durante um ano e meio. Apareceu um novo e inesperado problema, João sentiu falta de casa e da família e deixou o time paulista. “Ele era muito jovem, sentiu a falta dos pais, dos amigos, enfim, de casa, e não conseguiu ficar. Novamente eu e sua mãe fizemos nosso papel e demos total apoio para ele naquele momento”.

Mudou de nome

Depois de repensar no que queria para sua vida, João, que havia praticamente desistido do futebol, pediu novas oportunidades. O professor Pelezinho tinha contatos importantes no Red Bull, time de Campinas, interior paulista, comandado por um grupo de empresários. João Victor seguiu determinado para os testes, jogou muita bola e foi aprovado. Mudou até de nome. Agora é conhecido no mundo do futebol como Fonseca.
Jogando com a camisa do Red Bull Brasil, Fonseca ganhou o mundo. O menino de Poços de Caldas já disputou competições na Áustria e Holanda e foi destaque da equipe brasileira que terminou em segundo lugar num torneio europeu.

Nenhum comentário: