quarta-feira, 25 de julho de 2018

Clube de Judô Poços de Caldas inicia mais um kangueiko

PAULO VITOR DE CAMPOS - pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Esta semana, o Clube de Judô Poços de Caldas - coordenado pelo sensei Matsuhisa Matsuo - está realizando mais uma edição do kangueiko - treinamento realizado com frequência no Japão devido ao inverno rigoroso que acontece por lá. Em Poços de Caldas e região, graças ao trabalho do sensei Matsuo, o kangueiko se tornou uma tradição que reúne judocas e mestres de várias partes do Brasil. O evento este ano teve início na última terça-feira e segue até sábado, quando os atletas deixam o regime de concentração e voltam para suas cidades. O Kangueiko deste ano recebe judocas de cidades como São Paulo, São Sebastião da Grama, além de toda a região e os alunos de Poços de Caldas, representados pelo Clube de Judô. “É uma semana de troca de experiências em que os judocas fazem um intercâmbio. O sensei Matsuo tem uma vivência muito grande dentro do judô e consegue mostrar durante este evento todo o seu conhecimento e um pouco de sua filosofia oriental”, disse Anderson Carvalho, coordenador do Clube de Judô Poços de Caldas.
 As atividades começam por volta das 5h da madrugada, retornam por volta das 9h e também acontecem à tarde, das 15h às 19h30. Pela manhã os alunos fazem treinamentos físicos e técnicos, à tarde e à noite os treinos são mais específicos de lutas. “O sensei Matsuo faz treinos específicos e trabalha condicionamentos físico, psicológico e toda atividade acaba sendo bastante proveitosa para todos”, disse Carvalho, que destacou a recuperação da saúde do sensei Matsuo, que teve alguns dias bastante debilitado. “Este Kangueiko já vinha sendo preparado há algum tempo, mas teve que ser adiado devido às condições do sensei. Agora ele está bem recuperado, fazendo o que gosta, que é ensinar aos jovens a prática do judô e mantendo uma grande tradição neste evento”, falou Carvalho, que destaca o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que ajudou com alimentação, colchonetes a infraestrutura. “Os alunos de Poços de Caldas são de projetos sociais e sem condições. Com esta ajuda da Secretaria eles ficam aqui, se alimentam e conseguem mais rendimento nos treinos. Agradeço ainda à Mineração Curimbaba, que forneceu o café da manhã. Alguns atletas que estão vindo de fora estão contribuindo com uma parte”, finalizou Carvalho.

O kangueiko


Kangueiko é um forte treinamento de inverno que dura uma semana. Os atletas são submetidos a rigorosos treinos no início da manhã, quando a temperatura está ainda mais baixa. Essa forma de treinamento faz um atleta mais forte, já que explora sua concentração e resistência. O objetivo é fazer com que ele vença seus próprios limites, se tornando mais forte e resistente, tendo fácil concentração e esteja preparado para vencer qualquer adversário.

Nenhum comentário: