segunda-feira, 9 de julho de 2018

Projeto “Gol de mão, handebol rosa” oferece iniciação esportiva para meninas

O projeto “Gol de mão, handebol rosa”, que oferece iniciação esportiva e treinamento na modalidade handebol para meninas na faixa etária entre 9 e 17 anos, teve início neste ano, por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte. Com patrocínio das Clínicas Donato, o projeto é gratuito e aberto a todas as interessadas, sob a coordenação da técnica Elaine Aparecida Ferreira.
A iniciativa atende meninas de 09 a 17 anos na iniciação e no treinamento de handebol, com o objetivo de proporcionar às alunas melhorias no âmbito social, além da aprendizagem esportiva, trabalhando com as dimensões afetivas e cognitivas, com o intuito de oferecer o esporte como uma opção de lazer, recreação e treinamento. Hoje, 60 meninas participam das aulas de handebol.

“O projeto é uma forma de garantir o acesso ao esporte, evitando que crianças e adolescentes tenham tempo ocioso, proporcionando a descoberta do corpo em movimento, do prazer de brincar e jogar, de conhecer direitos e deveres, melhorando a autoestima e fazendo com que os mesmos saiam das ruas e melhorem a sua qualidade de vida”, destaca a técnica Elaine Aparecida Ferreira.

Embora o projeto “Gol de mão, handebol rosa” tenha se iniciado em 2018, a professora da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer está à frente da modalidade no município há três anos, revelando atletas para representar a cidade nas categorias sub 13, sub 15 e sub 17, em competições como Lidarp, Copa Derla na cidade de Mococa/SP e festivais locais.

As equipes de competição já conquistaram resultados expressivos, após aproximadamente cinco anos sem estar entre as equipes de ponta da região. Em 2016, a equipe de handebol feminino foi vice-campeão sub 17 da Copa Arceburgo, resultado repetido também em 2017. Ainda no ano passado, a equipe ficou em 4º lugar na Lidarp sub 17, competindo com a equipe sub 15 e, em 2018, subiu uma posição, ficando na terceira colocação.

As aulas de iniciação e treinamento são abertas a qualquer menina entre 09 e 17 anos, sem nenhum custo. A Prefeitura disponibiliza, ainda, transporte para as atletas, saindo da zona sul e do centro. Para participar, basta manifestar interesse nos locais onde acontecem as atividades:

Quadra do bairro Santo André – segundas, quartas e sextas, das 13h às 17h.

Ginásio Juca Cobra – terças e quintas, das 13h às 15h.

Ginásio Arthur de Mendonça Chaves – terças e quintas, das 16h às 20h.

Ginásio Isah Sarraf (Country Club) – sábado, das 8h às 11h.

Nenhum comentário: