segunda-feira, 9 de julho de 2018

Fábio Dechichi explica como funciona o treino para competições de CrossFit

Gabrielle Barbosa
assessora de imprensa

Poços de Caldas, MG - O CrossFit é uma das modalidades esportivas que mais cresce no Brasil e no mundo. Atualmente, são  cerca de 13.973 academias oficialmente afiliadas à CrossFit Inc. ao redor do mundo. No Brasil, são cerca de 1.050— que pagam, anualmente, em média 3.000 dólares em royalties pelo uso da marca em seus nomes. O que significa cerca de 42 milhões de dólares de faturamento anual para a CrossFit Inc. só com os afiliados.
O esporte - que na verdade é uma marca registrada pela CrossFit Inc. - é uma união de força, resistência e movimento ginástico. As provas e treinos envolvem repetições de diversas exercícios que trabalham todas as condições físicas. Assim, como um atleta de CrossFit faz para treinar antes das competições já que envolvem diversos estilos de exercícios?
Como um atleta de CrossFit se prepara?  Fábio Dechichi, atleta de CrossFit de Poços de Caldas e um dos mais reconhecidos do país explica que a preparação envolve algumas etapas e a preparação para uma competição de CrossFit é diferente dos outros esportes, onde é possível focar em um ponto específico como força ou agilidade.
 “Você precisa estar preparado para tudo porque em uma prova você levanta peso, corre, pula corda, faz abdominal... Então é preciso ser forte e resistente ao mesmo tempo. A gente nunca pode preparar para uma coisa só”, explica o atleta.
Para que um bom trabalho seja feito, Fábio conta que a preparação é divida em partes e acontece muito antes da competição. “Meses antes de competição a gente faz um trabalho intenso de força. Quanto mais força eu trabalho, menos enferrujado eu fico. Eu não fico um cara ágil, mas sim um cara forte. Eu ganho massa muscular então eu fico mais lento”, relata.
Depois desse trabalho é preciso partir para a preparação de resistência. “Na pré-temporada a gente trabalha muita força e deixa a parte de condicionamento a parte. Nunca deixa de trabalhar, mas trabalha em um volume menor. Vai chegando a época de campeonato eu preciso de força e condicionamento. Então treino força por um tempo e depois eu tiro um pouco da carga e aí começo a trabalhar isso em agilidade”, dessa maneira o atleta explica que consegue trabalhar os pilares do CrossFit e apresentar um bom resultado nas competições.
“O crossfit é uma modalidade muito difícil. Tem três pilares: força, resistência e ginástico. Então precisa igualar ou equilibrar esses pilares. Cada fase a gente vai priorizando algo a mais, mas sem deixar de trabalhar as três ao mesmo tempo”, conta Fábio Dechichi.


Fábio Dechichi no CrossFit

A história de Fábio no CrossFit começou há alguns anos e desde o início o atleta coleciona vitórias e campeonatos. Em seu primeiro ano praticando a modalidade, conseguiu o títulos de Campeão Mineiro de CrossFit, título que sustentou por três anos consecutivos. Das vitórias mais recentes está a competição do CrossFit Games, maior prova da modalidade no mundo. Em 2016 Fábio participou da categoria em equipe a convite da Equipe CrossFit Moema, de São Paulo, e participou das competições em San Francisco, no Texas, Estados Unidos.
Esse ano, Fábio conseguiu uma das maiores classificações de sua carreira: foi um dos 11 brasileiros classificados para participar do Regionais do CrossFit Games na categoria individual. A competição que aconteceu no Rio de Janeiro rendeu a Fábio os títulos de 5º brasileiro melhor colocado na prova mundial e 17º homem mais condicionado da América Latina. Ao todo já foram mais de uma centena de competições e classificações.

Nenhum comentário: