terça-feira, 24 de julho de 2018

Poços terá a maior delegação paralímpica de todos os tempos nos Jogos Escolares

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

 Poços de Caldas, MG - Entre os dias 20 de julho a 4 de agosto a cidade de Uberaba, no triângulo mineiro, vai sediar a etapa estadual dos Jogos Escolares. Nesta etapa serão realizadas as competições das modalidades paralímpicas de atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Poços de Caldas terá neste evento a maior delegação de todos os tempos e vai disputar as modalidades de futebol de 7, natação, atletismo, goalball masculino e goalball feminino e será representada pelas entidades AACD, Adefip e AADV-PC, todas integrantes do Projeto Superar Limites no Paradesportivo, que conta com o patrocínio direto do grupo DME e incentivo institucional da prefeitura, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09, além de incentivado pela Unimed e Instituto Donato Oftalmologia.
O coordenador do projeto é o professor Eraldo Sandy, que comemora a grande participação no evento. A equipe está na reta final de treinamentos e Sandy acredita em uma grande participação dos atletas de Poços nos jogos. “Estamos finalizando e intensificando os treinos da equipe de Poços de Caldas e todos estão bem preparados e ansiosos para este evento”, falou o professor. Os treinos acontecem todas as terças e quintas-feiras para o goalball masculino e feminino. Os treinos de atletismo estão acontecendo no parque municipal, mesmo local dos treinos do futebol de 7. Os da equipe de natação estão sendo realizados na Associação Atlética Caldense. “Ano passado fomos para o Jemg com 11 atletas e este ano nossa equipe conta com 18 integrantes. Contando todos os colaboradores teremos uma delegação composta por 25 pessoas para o esporte paralímpico este ano, sendo a nossa maior delegação dos últimos anos. Temos certeza que traremos bons resultados com destaques na natação, atletismo, goalball, enfim, em todas as modalidades”, disse Sandy, destacando o futebol de 7 que participará dos jogos pela primeira vez. “Fico feliz de nossa equipe com alunos da Adefip estar integrando a modalidade nesta etapa estadual. Como coordenador do Projeto Superar estou certo de que vamos buscar fazer o melhor para Poços e para Minas Gerais”, completou o professor. Os times que forem bem na etapa estadual estarão classificados para as Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas em novembro. Desde de 2010 Poços de Caldas consegue classificação para o evento nacional, ou seja, em todas as edições das Paralimpíadas Escolares tem representantes de Poços. “Espero que em 2018 isto não seja diferente e que tenhamos representantes nos jogos nacionais. O intuito do Projeto Superar é este, fomentar as modalidades paralímpicas cada vez mais e fazer com que estes meninos com deficiência possam fazer um esporte só deles e que foi criado para eles”, finalizou o professor Sandy.

Destaques

Isabel Maimone é um dos destaques da equipe de Poços de Caldas. Aluna da AACD ela disputará a etapa estadual do Jemg pela terceira vez, na natação. Ela estará em três provas e vive grandes expectativas. Isabel nadará os 100 metros livres, 100 metros costas e 200 metros medley. “Estou indo pela terceira vez e a cada ano é uma nova experiência e novos aprendizados. Gosto muito, pois é muito importante para mim, a cada viagem consigo ver um mundo de forma diferente e me enriquece muito. Agradeço a oportunidade de mais uma chance e é maravilhoso, difícil de explicar e estou muito feliz”, falou a nadadora. 
Bruno Santos Pereira é o técnico de natação da equipe do Projeto Superar Limites de Poços de Caldas. Ele conta que este ano a equipe está com um grande número de atletas inscritos na modalidade, bem maior que anos anteriores. Segundo ele, a expectativa é que os atletas consigam colocar em prática na competição o que fizeram nos treinos. “Foram treinos produtivos e promissores e a importância do Jemg 2018 é que muitos de nossos atletas estão tendo a primeira oportunidade de sair da cidade, participar de um campeonato como este. É um momento único e acredito que depois dessa primeira vez não vão querer nunca mais ficar de fora”, falou o professor.
Outro professor bastante empolgado com a disputa de mais um Jemg é Leonardo Rodrigues de Souza, que está no projeto há seis anos. “Este ano é muito especial porque conseguimos levar um número considerável. Eles seguem bem preparados, com uma boa base e grandes chances de grandes resultados em Uberaba”, falou o professor, que estará responsável pelo futebol de 7. “Acredito que será uma experiência muito legal para os meninos e também para mim. É a primeira seletiva de futebol de 7 de Minas Gerais e espero que seja uma vivência muito importante para todos. Se Deus quiser a gente fará um grande campeonato e buscaremos esta classificação para a etapa nacional”, finalizou o professor.
João Pedro, de 15 anos, aluno da Adefip, vai jogar o futebol de 7 e como não poderia ser diferente vive uma grande expectativa. “O esporte mudou minha vida, gosto muito do futebol de 7 e vou fazer o máximo para representar bem minha equipe em Uberaba”, disse o atleta, que participa do evento pela primeira vez.

Os jogos

As Paralimpíadas Escolares têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.  É uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Ministério do Esporte.

Nenhum comentário: