Não é novidade que Fábio Dechichi coleciona medalhas e competições em sua carreira de atleta do CrossFit. Recentemente participou do TCB, Torneio CrossFit Brasil, campeonato mais tradicional de condicionamento físico do país realizado desde 2010 e conquistou o terceiro lugar no pódio das seletivas e sétima colocação de melhor atleta do país. Classificação que dá o direito de participar do TCB na categoria principal em setembro.
Em outubro Fábio Dechichi participa do Wod Jam. “O Wod Jam é um evento um pouco diferente. Criaram uma competição com duplas mistas de atletas ELITE. A princípio eu não iria participar, mas todos os melhores atletas do país (e alguns estrangeiros) estão montando duplas fortíssimas…” explica o Fábio.
A possibilidade de participar de um campeonato tão forte e reconhecido no CrossFit chamaram atenção de Fábio, mas foi preciso um empurrãozinho a mais para o atleta decidir entrar na competição. “Eu recebi o convite de uma grande amiga e atleta de São Paulo, Dani Nogueira. Aceitei o convite na hora e vou mais uma vez me divertir em um formato de competição diferente para testar o meu fitness e buscar um pódio com minha dupla”, conta. Por coincidência Danielle Nogueira também ficou em 3° lugar na mesma seletiva do TCB que Fábio participou e agora os atletas se preparam para novas conquistas.
Preparação antes das competições
A preparação para uma competição de CrossFit é diferente. Isso porque as provas da modalidade envolvem força e resistência. “Você precisa estar preparado para tudo porque em uma prova você levanta peso, corre, pula corda, faz abdominal... Então é preciso ser forte e resistente ao mesmo tempo. A gente nunca pode preparar para uma coisa só”, explica o atleta.
Para que um bom trabalho seja feito, Fábio conta que a preparação é divida em partes e acontece muito antes da competição. “Meses antes de competição a gente faz um trabalho intenso de força. Quanto mais força eu trabalho, menos enferrujado eu fico. Eu não fico um cara ágil, mas sim um cara forte. Eu ganho massa muscular então eu fico mais lento”, relata. Depois desse trabalho é preciso partir para a preparação de resistência.
“Na pré-temporada a gente trabalha muita força e deixa a parte de condicionamento a parte. Nunca deixa de trabalhar, mas trabalha em um volume menor. Vai chegando a época de campeonato eu preciso de força e condicionamento. Então treino força por um tempo e depois eu tiro um pouco da carga e aí começo a trabalhar isso em agilidade”, dessa maneira o atleta explica que consegue trabalhar os pilares do CrossFit e apresentar um bom resultado nas competições.
“O crossfit é uma modalidade muito difícil. Tem três pilares: força, resistência e ginastico. Então precisa igualar ou equilibrar esses pilares. Cada fase a gente vai priorizando algo a mais, mas sem deixar de trabalhar as três ao mesmo tempo”, conta Dechichi.
Fábio Dechichi no CrossFit
A história de Fábio no CrossFit começou há alguns anos e desde o início o atleta coleciona vitórias e campeonatos. Em seu primeiro ano praticando a modalidade, conseguiu o títulos de Campeão Mineiro de CrossFit, título que sustentou por três anos consecutivos. Das vitórias mais recentes está a competição do CrossFit Games, maior prova da modalidade no mundo. Em 2016 Fábio participou da categoria em equipe a convite da Equipe CrossFit Moema, de São Paulo, e participou das competições em San Francisco, no Texas, Estados Unidos.
Esse ano, Fábio conseguiu uma das maiores classificações de sua carreira: foi um dos 11 brasileiros classificados para participar do Regionais do CrossFit Games na categoria individual. A competição que aconteceu no Rio de Janeiro rendeu a Fábio os títulos de 5º brasileiro melhor colocado na prova mundial e 17º homem mais condicionado da América Latina. Ao todo já foram mais de uma centena de competições e classificações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário