terça-feira, 12 de agosto de 2014

Chega ao fim o Brasileiro Sub-15

Poços de Caldas – O Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino e Masculino da 2ª Divisão terminou, neste domingo (dia 10), na cidade mineira de Poços de Caldas. Durante nove dias, cerca de 900 pessoas estiveram envolvidas na maior competição do basquete de base do país, entre atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, voluntários e Comitê Organizador. Além do intercâmbio esportivo, a competição mostrou jovens atletas que brevemente poderão integrar as próximas Seleções Brasileiras.
“Pela primeira vez na história dos Campeonatos Brasileiros de base realizamos as três divisões simultaneamente na mesma cidade. E o resultado foi extremamente positivo e posso garantir que atingimos todos os nossos objetivos com o evento. As 49 delegações ficaram hospedadas nos dois melhores hotéis de Poços de Caldas, tiveram uma alimentação balanceada e toda a infraestrutura montada pela CBB em conjunto com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Esporte funcionou 100%”, analisou Alex Oliveira, Coordenador Geral do evento.
“A realização desse evento em Poços de Caldas é o início de uma parceria com a Confederação. Foi importante para os jovens da nossa cidade que tiveram a oportunidade de acompanhar os atletas da nova geração do basquete brasileiro. Estamos muito felizes com o sucesso da competição e estamos de braços abertos para sediar outros campeonatos”, assegurou Albert Nogueira Mareca, Secretário Municipal de Esporte.
O Campeonato Brasileiro Sub-15 teve a participação de 49 seleções – 25 masculinas e 24 femininas – representando 24 estados e o Distrito Federal. E para acompanhar a competição, o Departamento Técnico da CBB escalou os técnicos da Seleção Brasileira Sub-15, Anne Sabatini e Cristiano Grama. Um dos destaques da competição foi a presença dos Embaixadores. Representados pelos ex-jogadores da Seleção Brasileira, Alessandra Oliveira e Aristides Josuel, eles participaram de algumas atividades e transmitiram suas experiências aos novos atletas.
“A CBB está organizando um grande campeonato. E esse é o caminho, investir na base, fazer com que eles acreditem e trabalhem cada vez mais. Me sinto privilegiado de ter participado dessa competição”, disse Josuel. “Além disso, é uma excelente oportunidade de conhecermos pessoas novas e falarmos sobre basquete. Esses campeonatos servem para que os estados façam esse intercâmbio e procurem de alguma forma melhorar, pois talentos podemos ver que existem vários”, completou.
“É uma competição em que os atletas estão conhecendo pessoas diferentes e vendo outras escolas de basquete. E nós temos que prestigiar, acompanhar e dar valor a esses campeonatos para que possamos ter renovação em nossos clubes e seleções. Foi muito bom estar aqui vendo e analisando prováveis atletas selecionáveis e ver a realidade do basquete nacional. O Brasil é muito grande e é bom sabermos o que acontece em outros estados”, comentou Alessandra.
E para muitas atletas participar do Campeonato Brasileiro foi a oportunidade de viajar pela primeira vez para fora do seu estado, além de fazer novas amizades e conhecer o jogo de outras seleções.
“Realmente foi uma excelente oportunidade de conhecimento para todos nós e que vai ser importância como experiência para o futuro dos atletas. Esse novo modelo de disputa foi positivo e deve ser mantido nos próximos anos”, assegurou o técnico Hugo Costa, do Mato Grosso do Sul, terceiro lugar na 2ª Divisão e que volta à 1ª Divisão em 2015.
“Adorei conhecer Poços de Caldas, andei de teleférico e conheci o Cristo Redentor. Também assisti aos jogos da 1ª Divisão, fiz novas amizades. Amei tudo isso. Foi uma experiência que vou guardar para o resto da vida”, frisou a atleta alagoana Wedyla Tiburcio, de 14 anos, que começou na escolinha do Pavilhão do Basquete, em Maceió..
Na edição de Poços de Caldas a CBB utilizou pela primeira vez a Súmula Eletrônica que permitiu o acompanhamento online dos 126 jogos do evento. Paralelo ao Brasileiro, foi organizado a Clínica da Escola Nacional de Treinadores (ENTB), com palestras do Coordenador Administrativo da Escola, Victor Mansure, e do técnico da Seleção Brasileira Sub-15 Masculina, Cristiano Gramma, e a Clínica Arbitragem ministrada pelo Coordenador de Arbitragem da CBB, Marcelo Ávila.

Classificação Final

1ª Divisão Masculina
1º- São Paulo; 2º- Rio de Janeiro; 3º- Distrito Federal; 4º- Paraná; 5º- Espírito Santo; 6º- Rio Grande do Sul; 7º- Minas Gerais; 8º- Santa Catarina; 9º- Pernambuco; 10º- Pará.

1ª Divisão Feminina
1º- São Paulo; 2º- Santa Catarina; 3º- Paraná; 4º- Rio Grande do Sul; 5º- Rio de Janeiro; 6º- Mato Grosso do Sul; 7º- Pernambuco; 8º- Minas Gerais; 9º- Espírito Santo; 10º- Maranhão.

2ª Divisão Masculina
1º- Ceará; 2º- Paraíba; 3º- Mato Grosso do Sul; 4º- Rio Grande do Norte; 5º- Bahia; 6º- Maranhão; 7º- Amapá

2ª Divisão Feminina
1º- Distrito Federal; 2º- Mato Grosso; 3º- Amazonas; 4º- Paraíba; 5º- Alagoas; 6º- Rio Grande do Norte; 7º- Pará; 8º- Roraima

3ª Divisão Masculina
1º- Roraima; 2º- Mato Grosso; 3º- Amazonas; 4º- Goiás; 5º- Rondônia; 6º- Alagoas; 7º- Sergipe; 8º- Piauí

3ª Divisão Feminina
1º- Ceará; 2º- Bahia; 3º- Rondônia; 4º- Goiás; 5º- Sergipe; 6º- Amapá

Nenhum comentário: