“Pela primeira vez na história dos Campeonatos Brasileiros de base realizamos as três divisões simultaneamente na mesma cidade. E o resultado foi extremamente positivo e posso garantir que atingimos todos os nossos objetivos com o evento. As 49 delegações ficaram hospedadas nos dois melhores hotéis de Poços de Caldas, tiveram uma alimentação balanceada e toda a infraestrutura montada pela CBB em conjunto com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Esporte funcionou 100%”, analisou Alex Oliveira, Coordenador Geral do evento.
“A realização desse evento em Poços de Caldas é o início de uma parceria com a Confederação. Foi importante para os jovens da nossa cidade que tiveram a oportunidade de acompanhar os atletas da nova geração do basquete brasileiro. Estamos muito felizes com o sucesso da competição e estamos de braços abertos para sediar outros campeonatos”, assegurou Albert Nogueira Mareca, Secretário Municipal de Esporte.
O Campeonato Brasileiro Sub-15 teve a participação de 49 seleções – 25 masculinas e 24 femininas – representando 24 estados e o Distrito Federal. E para acompanhar a competição, o Departamento Técnico da CBB escalou os técnicos da Seleção Brasileira Sub-15, Anne Sabatini e Cristiano Grama. Um dos destaques da competição foi a presença dos Embaixadores. Representados pelos ex-jogadores da Seleção Brasileira, Alessandra Oliveira e Aristides Josuel, eles participaram de algumas atividades e transmitiram suas experiências aos novos atletas.
“A CBB está organizando um grande campeonato. E esse é o caminho, investir na base, fazer com que eles acreditem e trabalhem cada vez mais. Me sinto privilegiado de ter participado dessa competição”, disse Josuel. “Além disso, é uma excelente oportunidade de conhecermos pessoas novas e falarmos sobre basquete. Esses campeonatos servem para que os estados façam esse intercâmbio e procurem de alguma forma melhorar, pois talentos podemos ver que existem vários”, completou.
“É uma competição em que os atletas estão conhecendo pessoas diferentes e vendo outras escolas de basquete. E nós temos que prestigiar, acompanhar e dar valor a esses campeonatos para que possamos ter renovação em nossos clubes e seleções. Foi muito bom estar aqui vendo e analisando prováveis atletas selecionáveis e ver a realidade do basquete nacional. O Brasil é muito grande e é bom sabermos o que acontece em outros estados”, comentou Alessandra.
E para muitas atletas participar do Campeonato Brasileiro foi a oportunidade de viajar pela primeira vez para fora do seu estado, além de fazer novas amizades e conhecer o jogo de outras seleções.
“Realmente foi uma excelente oportunidade de conhecimento para todos nós e que vai ser importância como experiência para o futuro dos atletas. Esse novo modelo de disputa foi positivo e deve ser mantido nos próximos anos”, assegurou o técnico Hugo Costa, do Mato Grosso do Sul, terceiro lugar na 2ª Divisão e que volta à 1ª Divisão em 2015.
“Adorei conhecer Poços de Caldas, andei de teleférico e conheci o Cristo Redentor. Também assisti aos jogos da 1ª Divisão, fiz novas amizades. Amei tudo isso. Foi uma experiência que vou guardar para o resto da vida”, frisou a atleta alagoana Wedyla Tiburcio, de 14 anos, que começou na escolinha do Pavilhão do Basquete, em Maceió..
Na edição de Poços de Caldas a CBB utilizou pela primeira vez a Súmula Eletrônica que permitiu o acompanhamento online dos 126 jogos do evento. Paralelo ao Brasileiro, foi organizado a Clínica da Escola Nacional de Treinadores (ENTB), com palestras do Coordenador Administrativo da Escola, Victor Mansure, e do técnico da Seleção Brasileira Sub-15 Masculina, Cristiano Gramma, e a Clínica Arbitragem ministrada pelo Coordenador de Arbitragem da CBB, Marcelo Ávila.
Classificação Final
1ª Divisão Masculina
1º- São Paulo; 2º- Rio de Janeiro; 3º- Distrito Federal; 4º- Paraná; 5º- Espírito Santo; 6º- Rio Grande do Sul; 7º- Minas Gerais; 8º- Santa Catarina; 9º- Pernambuco; 10º- Pará.
1ª Divisão Feminina
1º- São Paulo; 2º- Santa Catarina; 3º- Paraná; 4º- Rio Grande do Sul; 5º- Rio de Janeiro; 6º- Mato Grosso do Sul; 7º- Pernambuco; 8º- Minas Gerais; 9º- Espírito Santo; 10º- Maranhão.
2ª Divisão Masculina
1º- Ceará; 2º- Paraíba; 3º- Mato Grosso do Sul; 4º- Rio Grande do Norte; 5º- Bahia; 6º- Maranhão; 7º- Amapá
2ª Divisão Feminina
1º- Distrito Federal; 2º- Mato Grosso; 3º- Amazonas; 4º- Paraíba; 5º- Alagoas; 6º- Rio Grande do Norte; 7º- Pará; 8º- Roraima
3ª Divisão Masculina
1º- Roraima; 2º- Mato Grosso; 3º- Amazonas; 4º- Goiás; 5º- Rondônia; 6º- Alagoas; 7º- Sergipe; 8º- Piauí
3ª Divisão Feminina
1º- Ceará; 2º- Bahia; 3º- Rondônia; 4º- Goiás; 5º- Sergipe; 6º- Amapá
Nenhum comentário:
Postar um comentário