sábado, 2 de junho de 2018

Aos 17 anos, Rafaela desponta como grande revelação do atletismo de Poços

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Com apenas 17 anos e um porte físico de dar inveja a qualquer atleta profissional, Rafaela Cristine Maciel de Souza vem conquistando resultados e recordes impressionantes, tanto em competições nacionais, como nas internacionais. Ela tem como cartão de visita recordes importantes em competições como Jojuninho, Joju, Campeonato Mineiro Mirim, Campeonato Mineiro, categoria Maior, entre muitos outros. A reportagem foi conhecer um pouco da rotina da atleta, formada pelo professor Sidnei Carlos de Parólis. Ele vê na jovem um grande potencial, porém, lembra que tudo tem que ser com calma, no tempo certo, sem precipitações e sem cobranças. “Claro que se você me perguntar sobre os resultados da Rafaela eu nem sei direito o que vou te dizer. Os números mostram por si só. Ela impressiona em tudo que faz, além de ser uma menina muito humilde, dedicada nos treinos, que valoriza a família e os estudos, ou seja, falar mais o quê? Quando vou na igreja só tenho o que agradecer, não só pela Rafaela, mas por toda minha equipe que se empenha em tudo o que faz e com isto os resultados aparecem”, falou o professor, que treina cerca de 40 jovens atletas na pista de atletismo da cidade.


Não deu no futebol

Rafaela começou a treinar com o professor Sidnei em 2012. Ela conta que antes nunca tinha pensado em praticar atletismo e se via como uma atleta com potencial no futebol. Depois de começar a treinar e competir pela escola que estudava, logo chamou a atenção da professora Josiani Carvalho, que a levou para a seleção de Poços de Caldas. “Até hoje ainda gosto de jogar futebol, mas depois que conheci o atletismo vi que não era o futebol o esporte que eu queria seguir na minha vida. Bater uma bolinha hoje é apenas para passar o tempo”, contou Rafaela.

Iniciação

Quando entrou no projeto do professor Sidnei, Rafaela era apenas mais uma jovem entre os muitos que já passaram pelas mãos do treinador, que ministra suas aulas na pista municipal. Ele conta que todos chegam sem noção alguma, cru para o esporte, e precisam de um tempo até que o talento aflore. Com Rafaela foi assim e ela passou por todos os processos de iniciação participando de provas de corridas, lançamentos, saltos. Logo no início, a jovem mostrava um potencial grande e começou a vencer várias competições nas categorias que passava. “Espantosos os resultados e o desempenho dela nos treinos. Não demorou muito para começar a disputar e vencer competições nacionais e até internacionais”, conta o professor, lembrando a conquista de Rafaela no sul-americano no pentatlo. Rafaela ainda competiu no heptatlo, modalidade que conta com sete provas e, para variar, vieram bons resultados.

Mudança

Depois de um certo tempo no heptatlo o professor Sidnei conta que veio a decisão de priorizar as provas de arremesso de peso e lançamento de disco. Isto acabou sendo benéfico para a atleta, que se especializou nestas modalidades. “Não deixamos de disputar outras modalidades, mas tem determinado momento que o atleta precisa priorizar a modalidade que se sente melhor. No caso da Rafaela foi muito bom esta mudança e a cada dia ela se sente mais confortável tanto em treinos como em competições”, falou o professor.

Meteórica

Depois disso, a mudança foi meteórica na carreira de Rafaela, que competindo nas provas de arremesso e lançamento conseguiu, em apenas um ano e meio, resultados de impressionar qualquer um. Com isto a jovem começou a despertar atenção e não demorou para ser convocada para a seleção brasileira. Competindo pela equipe nacional ela seguiu desfilando talento por onde passou. Entre os resultados de destaque tem o primeiro lugar nas seletivas nacionais em arremesso de peso e lançamento de disco, prova em que Rafaela conquistou o recorde nacional. Logo depois ela foi competir no Marrocos, onde terminou na sétima colocação no arremesso de peso e ficou na terceira colocação no lançamento de disco, melhorando sua marca pessoal. Na volta ao Brasil, Rafaela teve pouco tempo de descanso e logo estava a caminho de Recife, sendo campeã no lançamento de disco e conseguiu fazer a melhor marca sul-americana no arremesso de peso. Com este resultado ela assumiu a 11ª posição no ranking mundial.

Futuro

Sidnei conta que o futuro, tanto de Rafaela quanto de outros jovens que treinam na pista local, é muito promissor, mas ressalta que primeiro pensa-se na formação do cidadão, para depois pensar nos resultados. “Primeiro vamos acompanhar a formação deles, incentivar sempre a prática esportiva, mas nunca descuidar de outro lado. O estudo, a vida, o dia a dia são prioridades. A formação estudantil é uma preocupação sempre e os alunos que treinam comigo estão todos na escola e estão muito bem. A Rafaela, por exemplo, tem bolsa de inglês, cursos de especialização, logo vem a faculdade, ou seja, está cuidando com seriedade do futuro. Falo para todos que primeiro tem que se priorizar a pessoa, depois vem a preocupação com o lado atleta”, conta Sidnei, lembrando que nunca deixa de lapidar o lado esportivo se o jovem mostra potencial e vontade para seguir adiante. Além de Rafaela, ele conta na equipe de Poços de Caldas com outros talentos potenciais, como Marcelo Alves Júnior, jovem que já tem no currículo um vice-campeonato mundial e excelentes resultados dentro do Brasil. Há também uma boa quantidade de meninos e meninas que ainda estão na categoria mirim, mas já mostram que podem ir longe no esporte. “São muitos jovens que podem lá na frente serem campeões para o esporte brasileiro, mas como falei várias vezes vamos com calma que a vitória chegará do mesmo jeito. Não vamos precipitar nada e a filosofia nossa é trabalhar quietinho e buscar lapidar estes grandes jovens guerreiros”, finalizou Sidnei, que é coordenador do projeto ‘Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo’, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte.

Nenhum comentário: