sexta-feira, 21 de junho de 2019

Caldense pronta para decisão. Ituano treina hoje na ADC Alcoa

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
Renan Muniz/Caldense
ACS Ituano

 Poços de Caldas, MG - O técnico Marcus Paulo Grippi encerra na manhã de hoje no Ninho dos Periquitos a preparação do time para a decisão de amanhã contra o Ituano.  Foi uma semana bastante puxada com atividades realizadas no Ronaldão e no Ninho dos Periquitos. O grande desfalque é Mariotto, um dos principais nomes do time. Na atividades da semana Grippi fez alguns testes com  João Victor ou Denilson atuando como centroavante e as entradas de Artur ou Bruninho pelo meio. A partida contra o Ituano será disputada amanhã às 11 horas no Ronaldão com transmissão em tempo real pelo site do Jornal Mantiqueira. A partida também será transmitida pela Mak Rádio com narração de Alessandro Gaiga.

 Penalidades

Como foi superada no jogo de ida por 2 a 1, a Caldense precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou fazer um placar maior para ficar com a vaga. Por isso, o plantel treinou insistentemente cobranças de pênalti.

Retrospecto

Caldense e Ituano se enfrentaram somente uma vez na história por um jogo oficial, exatamente na partida da semana passada. Na Série D 2019, a Veterana acumula, 7 jogos, 5 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 8 gols marcado e 3 sofridos, sendo a 6ª melhor campanha geral. Mariotto (3 vezes), João Victor (2 vezes), Denílson, Bruninho, João Victor e Nick (gol contra pelo Vitória) são os autores dos gols da equipe no campeonato. Já o Ituano é dono da 12ª melhor campanha geral, somando 7 jogos, 4 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 13 gols marcados e 4 sofridos.

 Desfalques

A grande baixa da Caldense é o centroavante Mariotto, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo e está fora da Série D. Guly, Calebe e Pablo Tchê Tchê também estão no departamento médico e devem ficar de fora da partida.

Pendurados

Mariotto está pendurado com dois cartões amarelos, assim como o técnico Marcus Paulo Grippi. Já Morais, Artur, Bruninho, João Paulo, Leleco, Gabriel Tonini, João Victor, Lucas Silva, Lucas Mufalo e Felipe Pezzo (preparador físico) levaram um cartão amarelo cada na competição.

Ingressos

Os ingressos para a partida custam 20 reais a inteira e 10 reais a meia. As entradas estão sendo vendidas na sede social da Caldense, Rua Pernambuco 1145,  neste sábado das 8h às 14h. No domingo os bilhetes serão vendidos somente no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira a partir das 9h. Os portões abrem às 10h. Crianças até 12 anos têm entrada gratuita, desde que apresentem documentos que comprovem a idade. Estudantes e idosos pagam meia-entrada. Sócio-torcedores têm entrada livre.

Arbitragem

A arbitragem ficará a cargo de William Machado Steffen, com os assistentes Henrique Neu Ribeiro e Eli Alves Sviderski, todos integrantes do quadro de árbitros de Santa Catarina. Além do quarto árbitro Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira e do analista de campo Rogério Pereira da Costa, ambos de Minas Gerais.

 Apoio

A torcida alviverde promete apoiar o time do começo ao fim e está otimista com um resultado positivo no duelo, assim como os jogadores, que estão confiantes e acreditando na classificação. Quem passar no confronto medirá forças com Vitória-ES ou Brasiliense-DF, que empataram o primeiro jogo em 0 a 0.

Ituano

Em  vantagem no duelo com a Caldense o Ituano realiza na manhã de hoje uma última atividade. O treino está marcado para acontecer no período da manhã no campo da ADC Alcoa.

 Destaques

 Dois atletas experientes do atual elenco vão ampliar suas marcas no Ituano. O atacante Claudinho está no clube desde 2014 e vai completar 120 jogos. “Estou feliz em ampliar minha marca neste momento. Tive experiências em outros mata mata com o Ituano. O mais importante para mim é chegar a classificação e voltar de Poços de Caldas com a vaga” afirmou Claudinho que com o Ituano chegou as 8as de final da Copa do Brasil 2015 e as 4as de final da Série D em 2016. O lateral esquerdo Peri chega a 80 jogos e também disputou a Série D quando o time esteve próximo de conseguir o acesso. “Feliz em chegar a 80 jogos com a camisa do Ituano. Vivi muitos momentos neste clube. Momento bons, momentos complicados quando não conseguimos atingir nossos objetivos. Espero que domingo possamos alcançar nosso objetivo que é chegar a próxima fase fortalecido. Mesmo sabendo que será um jogo difícil” disse Peri. Ambos são os jogadores do atual elenco com mais jogos. A marca será atingida domingo as 11 horas contra a Caldense em Poços de Caldas.
No elenco do Ituano há jogadores com todo tipo experiência. Inclusive o mineiro Paulinho Dias que conhece as dificuldades de enfrentar a tradicional Caldense em Poços de Caldas. “Temos que ter cuidado principalmente com a Caldense. Independente do campo e do estádio. A Caldense tem um bom time e fez um grande jogo conosco aqui. Fizeram a melhor campanha na 1ª Fase. Temos que estar bem focados e com desejo de classificar. Vamos jogar com o mínimo erro possível” comentou Paulinho que nasceu na capital Belo Horizonte. “É com muita alegria que volto ao meu Estado. Tenho muito familiares em Minas Gerais e amigos. O mineiro é bem receptivo. Gosta de estar sempre conversando. Mas se bobear tem pouco mineiro no time deles. Aqui no Ituano temos mineiro, gaúcho, carioca e paulista. Esse negócio de um time mineiro ter a maioria de mineiros, e no time paulista tem a maioria paulista, isso ficou para trás. Mas será uma alegria voltar para Minas” contou Paulinho Dias. No elenco ainda tem outros três atletas mineiros. O goleiro Júnior, zagueiro Mateus e o lateral Salomão.
Mesmo com outros dados interessantes para cada atleta, o elenco prefere falar na Caldense. “A Caldense tem jogadores rápidos e de qualidade. Tem um bom time. Será mais um jogo difícil” lembrou Claudinho que é o garçom do time nesta Série D com três assistências. “O mais importante é nós ganharmos o jogo. Não importa se vou marcar gol ou dar assistência. Primeiro de tudo é o Ituano se classificar” afirmou. “O Vinicius tem passado diversas informações, principalmente após o último jogo. A Caldense tem boa posse de bola. Estamos preparados para este tipo de jogo. Já enfrentamos equipes com esta mesma característica no Paulista. Já tivemos experiência parecida em outras competições como na Copa do Brasil quando vencemos em casa e decidimos fora e conseguimos a vaga. Espero que neste jogo possamos fazer o melhor e atingir novamente nosso objetivo” afirmou Peri. O experiente Paulinho de 31 anos conclui. “Creio que o futebol é todo dia. Não é apenas 90 ou 180 minutos. O futebol é treino, é experiência, é semana após semana. É uma temporada. O jogo é reflexo de como você se preparou durante todo o período. Somos profissionais e o futebol envolve tudo. Treino, descanso, alimentação e não é só nos 90 minutos”.

Nenhum comentário: